Pearl Jam: Eddie Vedder relembra rivalidade com Nirvana e críticas de Kurt Cobain
Por Igor Miranda
Postado em 05 de novembro de 2020
O vocalista do Pearl Jam, Eddie Vedder, relembrou a rivalidade criada entre sua banda e o Nirvana, dois dos grandes nomes do movimento grunge de Seattle. Em entrevista a Howard Stern, Vedder relembrou os comentários críticos do frontman da outra banda, o saudoso Kurt Cobain, e disse que provavelmente concordaria com ele hoje em dia.
Na época, Kurt Cobain dizia que o Pearl Jam era uma banda "comercial" e "carreirista", dizendo odiar o som deles, mas achar Eddie Vedder um cara legal. Nesta recente entrevista, Vedder destacou que os comentários do colega nasceram do "ressentimento", mas brincou, conforme transcrito pela Louder Sound: "Eu, provavelmente, concordaria com algumas das coisas que ele falou (risos)".
Ainda de acordo com o frontman do Pearl Jam, o sucesso vivenciado por Pearl Jam e Nirvana no início dos anos 1990 foi "um pouco complicado de se lidar". Não só por questões internas, mas porque a situação afetou "algumas pessoas de Seattle", segundo ele. "Tínhamos uma boa cena lá e isso mudou. Alguns fãs na época desdenhavam. As pessoas no mundo te adoravam, mas outras ressentiam ou apenas odiavam sua música. E eu concordo com elas em todos os pontos", disse.
O cantor também pontuou: "Uma das minhas bandas favoritas de Seattle era o Mudhoney e havia uma espécie de facção, com um lado da música de Seattle ali, e a nossa facção não se encaixava lá, o que estava ok. Sou grato por ter o Mudhoney como amigos".
Por fim, ele apontou que essa rivalidade foi construída de forma pública, pela imprensa, e não era mais entre eles, mas todo o público - o que não era bom. "Um certo jornalista pegou uma frase do Jeff Ament (baixista do Pearl Jam), pegou outra do Kurt, e deixou a coisa interessante para a imprensa. Mas eu sempre senti que éramos nós contra o mundo, nossa cidade contra o mundo, e não uma banda contra a outra", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A exigência de John Petrucci que Mike Portnoy aceitou ao voltar para o Dream Theater
A melhor música de "No Prayer for the Dying", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O único álbum do Dire Straits que Mark Knopfler consegue ouvir: "Não gosto dos discos"
As 10 melhores bandas de thrash metal de todos os tempos, segundo o Loudwire
Cinco discos lançados em 2026 que merecem sua atenção
O cantor que Brian Johnson do AC/DC acha a voz bonita demais para competir: "Não é justo"
O maior frontman da história do rock, de acordo com o Loudwire
Knotfest México anuncia atrações para sua edição 2026
Guns N' Roses anuncia show abrindo fim de semana da Fórmula 1 em Miami
Novo disco do Exodus é elogiado em resenha do Blabbermouth; "Vai esmagar seu crânio"
A banda brasileira que "faz o Sepultura parecer o Bon Jovi", segundo a Metal Hammer
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
Seria do Black Sabbath a música "tapa-buraco" mais bem sucedida da história?
Dez bandas que apontam para a renovação do Rock Nacional cantado em português
A reação de Lemmy Kilmister quando gravadora sugeriu que Motörhead gravasse um rap


10 músicas de rock que os próprios artistas preferem esquecer, além de um álbum inteiro
Dois anos após lançamento, guitarrista reflete sobre álbum mais recente do Pearl Jam
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
A música surpreendente que "peitou" o sucesso do grunge no início dos anos 90
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
A canção do Pearl Jam que fala sobre a fragilidade da vida e foi inspirada em Pink Floyd


