Dave Grohl: contador de histórias, músico lançará seu primeiro livro em outubro
Por Igor Miranda
Postado em 07 de abril de 2021
Conhecido no meio do rock por ser um grande contador de histórias - além de um verdadeiro amigão da galera -, Dave Grohl, líder do Foo Fighters e ex-baterista do Nirvana, anunciou que vai lançar seu primeiro livro. A obra, intitulada "The Storyteller", chega a público no próximo dia 5 de outubro.
O lançamento foi confirmado para o mercado internacional, ainda sem previsão de uma edição para o Brasil. As editoras envolvidas são Simon & Schuster (Reino Unido), Bazar (Finlândia), Ullstein (Alemanha), A.W. Bruna (Holanda) e Rizzoli (Itália), além da Dey Street Books, selo da William Morrow Group na HarperCollins.
"The Storyteller" começou a ser concebido quando Dave Grohl se viu, como todo mundo, bloqueado pela pandemia. Pela primeira vez em sua vida, foi impedido de fazer shows com o Foo Fighters, mesmo tendo um álbum, "Medicine at Midnight", pronto para ser lançado.
O disco acabou saindo apenas no início de 2021, mas ainda em maio de 2020, Grohl chamou atenção por escrever um artigo para o The Atlantic. O músico apontava a perda da emoção dos shows ao vivo em meio à pandemia.
Pouco antes disso, em março daquele ano, o frontman do Foo Fighters criou o perfil no Instagram @DavesTrueStories, onde compartilhou algumas histórias de sua vida. Muitas delas são carregadas de humor e até admiração pelos ídolos citados, que vão de Prince a David Bowie.
Agora, "The Storyteller" é anunciado como um livro que representa seu título: contação de histórias. O músico compartilha situações de toda a sua vida, envolvendo não só as bandas Nirvana e Foo Fighters, como, também, ídolos do calibre de David Bowie, Joan Jett, Iggy Pop, Paul McCartney, entre outros.
Há, ainda, relatos específicos de quando tocou com Tom Petty no "Saturday Night Live", de quando se apresentou na Casa Branca e até de quando dançou swing com o AC/DC.
Em nota, Dave Grohl comenta: "Há um traço comum que permeia tudo o que eu faço: contar histórias. Seja na música, em um documentário ou nas páginas, sempre me senti compelido a compartilhar momentos da minha vida. Essa inclinação é uma grande parte do que me excita criativamente e também como ser humano".
Ele continua: "Em março de 2020, percebendo que meu com o Foo Fighters estava em hiato, abri uma conta no Instagram (@DavesTrueStories) e decidi concentrar toda a minha energia criativa em escrever algumas das minhas histórias, algo que adoro fazer, mas nunca tive tempo para fazer. Descobri que minha recompensa sentida a cada postagem era a mesma que tinha ao tocar para o público".
Por fim, indicando o teor autobiográfico do livro, Grohl destacou: "Desde meus primeiros dias crescendo nos subúrbios de Washington, DC, até pegar a estrada aos 18 anos e toda a música que se seguiu, agora posso compartilhar essas aventuras com o mundo, visto e ouvido por trás do microfone. Aumente o som".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps