Dave Grohl: contador de histórias, músico lançará seu primeiro livro em outubro
Por Igor Miranda
Postado em 07 de abril de 2021
Conhecido no meio do rock por ser um grande contador de histórias - além de um verdadeiro amigão da galera -, Dave Grohl, líder do Foo Fighters e ex-baterista do Nirvana, anunciou que vai lançar seu primeiro livro. A obra, intitulada "The Storyteller", chega a público no próximo dia 5 de outubro.
O lançamento foi confirmado para o mercado internacional, ainda sem previsão de uma edição para o Brasil. As editoras envolvidas são Simon & Schuster (Reino Unido), Bazar (Finlândia), Ullstein (Alemanha), A.W. Bruna (Holanda) e Rizzoli (Itália), além da Dey Street Books, selo da William Morrow Group na HarperCollins.
"The Storyteller" começou a ser concebido quando Dave Grohl se viu, como todo mundo, bloqueado pela pandemia. Pela primeira vez em sua vida, foi impedido de fazer shows com o Foo Fighters, mesmo tendo um álbum, "Medicine at Midnight", pronto para ser lançado.
O disco acabou saindo apenas no início de 2021, mas ainda em maio de 2020, Grohl chamou atenção por escrever um artigo para o The Atlantic. O músico apontava a perda da emoção dos shows ao vivo em meio à pandemia.
Pouco antes disso, em março daquele ano, o frontman do Foo Fighters criou o perfil no Instagram @DavesTrueStories, onde compartilhou algumas histórias de sua vida. Muitas delas são carregadas de humor e até admiração pelos ídolos citados, que vão de Prince a David Bowie.
Agora, "The Storyteller" é anunciado como um livro que representa seu título: contação de histórias. O músico compartilha situações de toda a sua vida, envolvendo não só as bandas Nirvana e Foo Fighters, como, também, ídolos do calibre de David Bowie, Joan Jett, Iggy Pop, Paul McCartney, entre outros.
Há, ainda, relatos específicos de quando tocou com Tom Petty no "Saturday Night Live", de quando se apresentou na Casa Branca e até de quando dançou swing com o AC/DC.
Em nota, Dave Grohl comenta: "Há um traço comum que permeia tudo o que eu faço: contar histórias. Seja na música, em um documentário ou nas páginas, sempre me senti compelido a compartilhar momentos da minha vida. Essa inclinação é uma grande parte do que me excita criativamente e também como ser humano".
Ele continua: "Em março de 2020, percebendo que meu com o Foo Fighters estava em hiato, abri uma conta no Instagram (@DavesTrueStories) e decidi concentrar toda a minha energia criativa em escrever algumas das minhas histórias, algo que adoro fazer, mas nunca tive tempo para fazer. Descobri que minha recompensa sentida a cada postagem era a mesma que tinha ao tocar para o público".
Por fim, indicando o teor autobiográfico do livro, Grohl destacou: "Desde meus primeiros dias crescendo nos subúrbios de Washington, DC, até pegar a estrada aos 18 anos e toda a música que se seguiu, agora posso compartilhar essas aventuras com o mundo, visto e ouvido por trás do microfone. Aumente o som".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música do Alice in Chains, na opinião de Max Cavalera
5 músicas de heavy metal que até quem não gosta conhece
5 músicas de rock que tocaram tanto que o brasileiro não aguenta mais ouvir
Eddie Vedder toma banho de cerveja belga em eliminação americana da Copa
U2 lança "Street Of Dreams" e inicia nova fase com primeiro álbum inédito em nove anos
O clássico do Alice in Chains que Kerry King considera uma música incrível
A verdadeira origem da cavalgada do Iron Maiden, segundo Steve Harris
Kevin Chown, baixista do Steelheart, morre aos 56 anos
João Gordo posta foto pesada em que aparece junto dos guitarristas do Slayer
O que poderia ter mudado a história do Sepultura, na visão de Max Cavalera
Os cinco guitarristas favoritos de Dave Mustaine e o motivo de cada escolha
O melhor cantor que surgiu após os anos 1970, segundo Jimmy Page
Como foi o último show do Sepultura com Max Cavalera, segundo os membros da banda
Baixista do Napalm Death ficava triste quando ouvia Alice in Chains
O clássico dos Beatles que Paul tirou da gaveta após 62 anos para casamento da Taylor Swift
Avenged Sevenfold: The Rev dizia que não passaria dos 30
O ícone do Rock Progressivo que Steve Harris considera um gênio
O show que deixou o Rush abismado; "a gente queria tocar que nem eles, mas eram difíceis"
Dave Grohl: Músico, enfim, cria perfil no Instagram e promete contar histórias
Por que, até hoje, Dave Grohl não canta músicas do Nirvana
O hit do Foo Fighters que Dave Grohl odeia: "Parece uma canção dos Eagles"
O cantor que lançou uma música com Dave Grohl nos créditos, embora ele diga não ter tocado nela
A frase desesperada de Dave Grohl para tentar evitar a morte de Kurt Cobain
A música de 1972 que fez Dave Grohl querer ser músico
Ghost: Dave Grohl foi um dos músicos? Guitarrista responde...



