Dave Grohl: "Prince tocar Best of You foi a maior conquista da minha vida"
Por Igor Miranda
Fonte: @DavesTrueStories
Postado em 08 de abril de 2020
Dave Grohl, líder do Foo Fighters, criou recentemente seu perfil no Instagram para contar histórias. Chamada @davestruestories, a página tem cumprido a promessa e apresentado diversos "causos" do músico, que é notável por sua desenvoltura nesse sentido.
Na história contada mais recentemente, Grohl falou sobre como, em 2011, acabou conhecendo e tocando com um de seus ídolos, o músico Prince, falecido em 2016. Ele revelou, inclusive, que a grande conquista de sua vida foi quando Prince fez uma versão de "Best of You", hit do Foo Fighters, em 2007, durante o Super Bowl, partida que conclui a temporada de futebol americano nos Estados Unidos.
A relação entre Prince e Dave Grohl não começou bem. Grohl queria lançar uma versão da música "Darling Nikki", de Prince, com o Foo Fighters. O veterano acabou negando e o ex-Nirvana acabou ficando preocupado.
Porém, em 2007, de forma praticamente surpreendente, Prince tocou "Best of You" no Super Bowl. "Fiquei em choque, inundado de emoções. Quando minhas lágrimas atingiram o teclado como a chuva de Miami daquela noite, eu percebi que aquela foi a minha maior conquista musical. Todos os anos que passei praticando com discos dos Beatles, dormindo em locais frios e frios em turnês de van pela Europa, tocando bateria até minhas mãos sangrarem... tudo foi pago com aquele momento", disse.
Dave Grohl definiu o momento: "Eu estava assistindo ao maior artista vivo conhecido pelo homem cantar minha música a 100 milhões de pessoas como se fosse dele (e muito melhor do que eu faria)".
Anos depois, Dave Grohl ficou sabendo que Prince queria fazer uma jam com ele, mas não sabia se a oferta era legítima. Ainda assim, ele se planejou. "Arrumei um ônibus, juntei um grupo de amigos barulhentos e consegui bebida o bastante para afocar Shane MacGowan", disse.
No local do show, Dave Grohl foi avisado por um segurança que Prince sabia que ele havia chegado e que o chamaria para subir ao palco. "Só que eu estava muito chapado. Não estava sóbrio. Não havia como eu subir no palco de Prince daquele jeito", afirmou.
Grohl realmente não subiu ao palco naquela noite, mas acabou conhecendo Prince nos bastidores. O lendário músico convidou o líder do Foo Fighters para tocar em outra data: uma sexta-feira. A semana passou e nada de Grohl receber qualquer ligação confirmando. Mesmo assim, ele foi ao local, sem saber que hora ele subiria ao palco.
Dessa vez sóbrio, Dave Grohl foi chamado por Prince para tocar bateria. Só que era a passagem de som, não o show em si. "Para pegar o jeito, comecei a tocar um ritmo, nada chique, mas procurando me orientar naquela bateria imensa. Naquele ponto, a banda dele inteira convergiu para o palco, tomando seus lugares. Prince me assistia e me inspecionava. Ele fez um gesto para o baixista assumir o instrumento e começou a tocar a coisa mais suave, funky, rápida e graciosa que já ouvi até hoje. Ele estava comigo feito cola", contou.
Prince fez uma espécie de elogio a Dave Grohl naquela ocasião: "cara, você tem um pé pesado". "Fiz uma cara graciosa, mas por dentro, eu estava pulando de emoção, validado para sempre pela graça da eminência dele", disse.
Quando a jam em questão parecia ter sido o bastante, Prince puxou o riff de "Whole Lotta Love", do Led Zeppelin, surpreendendo Dave Grohl. "Entrei na introdução de bateria com cada célula do meu corpo. Preenchi aquela arena vazia com todos os trovões que poderia invocar", afirmou.
A performance de Dave Grohl agradou a Prince, que, sorrindo, comentou: "Devemos fazer isso de novo". Grohl acabou sendo chamado para outra ocasião na sexta-feira seguinte, mas ele acabou não indo, embora a situação tenha deixado uma memória preciosa.
"Quando soube que ele morreu, sentei no meu carro sozinho e chorei. Eu me senti abençoado por ter compartilhado esses momentos com ele e de coração partido porque não aconteceria mais. Não vai existir outro como ele. Tivemos a sorte de tê-lo. Sinto muita falta dele", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
A música do Deep Purple que cutucava os "guardiões da moral" dos anos 70
A primeira música que o Queen tocou quatro anos antes de transformá-la em clássico
"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
A música do Metallica de 1984 que James Hetfield não quer ver nem pintada de dourado
O clássico do Slayer que é faixa de um álbum "terrível", segundo a Metal Hammer
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
Tarja Turunen precisou deixar a Finlândia após demissão do Nightwish
CDM Metal Fest - Metal como resistência cultural no Sul de Minas Gerais
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
Festival Best of Blues and Rock tem edição 2026 confirmada
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
O trabalho desajeitado de Jimmy Page na guitarra que conquistou Robert Plant
Pink Floyd lança a coletânea "8-Tracks", que reúne faixas gravadas nos anos 70


A música de 1972 que fez Dave Grohl querer ser músico
Grandes álbuns de rock e heavy metal que foram lançados em junho
Tom Morello anuncia festival que contará com Foo Fighters, Bruce Springsteen e Serj Tankian
Foo Fighters toca música que o Nirvana incluiu em seu "MTV Unplugged"
As 13 atrações com exclusividade no Rock in Rio 2026 que não tocarão em outras cidades
A letra mais "cringe" da carreira do Foo Fighters segundo Dave Grohl
A única banda que uma criança precisa ouvir para aprender rock, segundo Dave Grohl
A torta de climão entre Zakk Wylde e Dave Grohl por causa de Ozzy Osbourne
A banda onde Dave Grohl foi apenas um CLT e com isto ele recuperou o tesão pela música
Ultimate Guitar: 12 bandas que nunca mudam
O álbum mais bonito de todos os tempos, segundo Dave Grohl do Foo Fighters


