Dave Grohl: a hilária e posteriormente emotiva troca de e-mails com David Bowie
Por Igor Miranda
Fonte: Instagram
Postado em 30 de abril de 2020
Dave Grohl, líder do Foo Fighters e ex-Nirvana, voltou a compartilhar uma bela história em seu perfil no Instagram dedicado, justamente, a contar situações que ele vivenciou ao longo da vida. A página Dave's True Stories já acumula quatro relatos envolvendo outros astros da música, de Prince a Pantera.
Desta vez, Grohl se recordou da ocasião em que teve uma curiosa troca de e-mails com David Bowie, o lendário camaleão do rock. Tudo começou quando eles se conheceram no evento em que Bowie celebrou, em 1997, seus 50 anos de vida no Madison Square Garden, arena que recebe grandes shows em Nova York, Estados Unidos. Na ocasião, o músico do Foo Fighters tocou bateria em algumas músicas ao lado do ídolo.
Na época, Dave Grohl estava trabalhando em uma trilha sonora para um filme. Por meio do produtor Tony Visconti, o frontman do Foo Fighters quis saber se David Bowie teria interesse em participar.
Grohl fez a tentativa ciente de que já tinha o "não" e imaginando que, certamente, o teria. A resposta demorou "o que parecia ser uma eternidade", mas chegou, curiosamente, via e-mail.
"Abri meu e-mail casualmente pela manhã e literalmente me senti ofegante quando vi o nome dele. Ele realmente havia ouvido a música! Porém, além disso, DAVID BOWIE ESCREVE E-MAILS!!! COMO ASSIM??? Com a empolgação de uma criança hiperativa na manhã de Natal, prendia respiração e abri o e-mail apressadamente", conta Grohl.
E o que dizia a mensagem de David Bowie a Dave Grohl?
"Caro David,
Não.
Com amor, David."
Ok, Dave Grohl admite que não foi bem assim. "Brincadeira! Como de costume, ele foi muito gentil e o texto trazia sua assinatura típica. Ele explicou que aquele gênero de filme não era bem o estilo dele ('não sou feito para esses tempos atuais', ele falou), mas adoraria colaborar, algum dia, em alguma coisa. Droga! Desapontado, achei que receber um e-mail dele era o suficiente. Minha vida estava feita de novo", afirmou, citando, mais uma vez, que se sentiu "no auge de sua vida" quando viu Bowie, pessoalmente, no evento de aniversário.
O líder do Foo Fighters acabou respondendo a mensagem. "Ei, obrigado por ouvir a música. Espero que você esteja bem e me avise se quiser fazer música junto em algum momento", diz a resposta de Dave Grohl. Surpreendentemente, David Bowie respondeu, um minuto depois: "Bem, temos um acordo. Agora, cai fora".
Grohl diz que a expressão no rosto dele foi "imediatamente de sorriso de um gato tirando uma soneca em uma tarde amena para o choque e horror de seu primeiro exame de próstata". Sem saber se Bowie estava falando sério ou apenas sendo sagaz, o eterno baterista do Nirvana afirma que respondeu "qualquer coisa só para ver se estava enfrentando o pior pesadelo da vida".
"Vejo você de novo daqui outros 17 anos", respondeu Dave Grohl. Em segundos, David Bowie enviou outra mensagem: "Não se eu te vir primeiro".
Grohl emendou: "O quê? Sem mais festas de aniversário no Madison Square Garden?". Bowie, então, concluiu: "Sem mais aniversários. Acabei com isso".
Por fim, o líder do Foo Fighters refletiu sobre a última resposta do "camaleão", colocando em perspectiva o fato de ele ter se tornado um sujeito bastante recluso a partir dos anos 2000. Bowie chegou a sofrer um problema cardíaco enquanto se apresentava em um festival em 2004, parando de fazer shows. Sua última apresentação musical foi em um evento de caridade, em 2006. Ele faleceu em 2016, aos 69 anos, vítima de câncer.
"Olhar para trás é olhar com uma lente embaçada. É fácil deslizar nos tons escuros do revisionismo se você não tem cuidado. Momentos são momentos e devem ser valorizados assim. O mundo não tinha ideia que David estava doente e morreria dois dias após lançar seu álbum final, 'Blackstar'. Relembro dele com muito carinho e tristeza, especialmente por essa última troca de mensagens", disse Grohl.
O músico disse que seu coração fica partido ao reler a frase "Sem mais aniversários. Acabei com isso". "Li pensando que, talvez, ele soubesse de algo que não sabíamos. Sendo o cavalheiro que sempre foi, ele não queria que a gente sofresse a dor dele. Mesmo assim, ainda dói. Nada dura para sempre, mas as melhores coisas sempre acabam cedo demais", concluiu.
Por fim, um trecho da música "Blackstar" foi colocado: "Algo aconteceu no dia em que ele morreu; O espírito subiu um metro e então se afastou; Alguém tomou seu lugar e bravamente gritou: sou uma estrela negra)".
Leia a publicação na íntegra (em inglês):
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps