Randy Rhoads: Don Airey fez anos de terapia por tê-lo convencido a viajar em avião
Por Igor Miranda
Postado em 03 de maio de 2021
Em 19 de março de 1982, perdemos o grande Randy Rhoads, guitarrista de Ozzy Osbourne, em um acidente aéreo. O músico tinha medo de voar, mas foi convencido a entrar em um monomotor naquela ocasião por Don Airey, tecladista do Madman.
Ozzy Osbourne - Mais Novidades
A aeronave era pilotada por Andrew Aycock, que dirigia o ônibus de turnê de Ozzy pelos Estados Unidos - na época, os músicos viajavam pelo país para divulgar o álbum "Diary of a Madman". Eles haviam dado um intervalo na viagem por terra para consertar um problema no veículo. O local onde pararam tinha uma pista de voo com alguns pequenos aviões, com os quais Aycock resolveu se divertir.
Hoje conhecido especialmente pelo trabalho de longa data com o Deep Purple, Airey sentiu-se culpado por muito tempo pela morte de Rhoads. O tecladista o incentivou a entrar na aeronave porque, minutos antes, havia sido passageiro de um voo breve e tranquilo conduzido por Aycock. Além disso, o guitarrista queria tirar algumas fotos do campo, com vista aérea, para mostrar à mãe.
O produtor Max Norman, que trabalhou nos primeiros álbuns solo de Ozzy Osbourne, relembrou a situação em entrevista ao The Metal Voice transcrita pelo Ultimate Guitar. O profissional de estúdio revelou que Don Airey precisou se submeter a anos de terapia para superar o trauma relacionado à morte do colega de banda.
"Falei com Randy três semanas antes e ele disse que a turnê estava acabando. Ele falou que iria voltar de trem, da Flórida até Los Angeles, porque odiava voar. Anos depois, conversando com Jake E. Lee (guitarrista que sucedeu Randy), soube que Don o convenceu a entrar no avião. E descobri que Don fez anos de terapia por causa disso. Sinto muito por ele", afirmou.
Por saber que Rhoads não curtia viajar de avião, Norman não conseguia entender a notícia da morte do músico. "Eu não entendia por que Randy entrou no avião, pois ele odiava aviões. Ele tinha muito, muito, muito medo. Eu não entendia", declarou o produtor.
O entrevistador cita que o baixista de Ozzy na época, Rudy Sarzo, contou em seu livro que Don Airey conseguiu ver uma espécie de disputa física na cabine do avião antes da queda. O piloto estava passando com o monomotor por cima do ônibus de turnê, de forma muito próxima, e Randy Rhoads teria puxado a condução da aeronave para que fosse em direção ao imóvel onde estavam naquele momento.
Max Norman, então, reforçou que não compreende por que o guitarrista topou fazer aquela viagem de avião. "Então, consigo entender por que Don ficou tão triste, pois ele se sentia muito culpado por tê-lo convencido a entrar na aeronave", pontuou.
Vale destacar que Don Airey foi o único integrante da banda a testemunhar o acidente que vitimou Randy Rhoads. Ozzy Osbourne, Rudy Sarzo e o baterista Tommy Aldridge estavam dormindo dentro do ônibus.
A entrevista de Max Norman ao The Metal Voice pode ser ouvida na íntegra, em inglês e sem legendas, no player de vídeo a seguir.
Morte de Randy Rhoads
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps