Livro: "Diálogos com a Música Extrema" reúne textos da música extrema no Brasil
Por Mário Pescada
Postado em 30 de junho de 2021
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
A Editora Fi disponibilizou para download gratuito em PDF o livro "Diálogos com a Música Extrema", organizado por Rodrigo Barchi.
O livro reúne textos de músicos, elaboradores e produtores de zines e revistas que fizeram ou ainda fazem parte do underground nacional, mantendo a cena extrema no Brasil viva. Por música extrema, entende-se o metal (death, black, splatter) e punk (hardcore, crustcore, grindcore, noisecore).
Confira nota de divulgação publicada no site da Editora Fi:
"Antes de ser uma coletânea de textos acadêmicos, esse dossiê é a reunião de uma série de velhos e jovens membros do underground brasileiro. A vida acadêmica de todos os autores que escreveram para esse livro, inclusive o organizador, veio depois de suas imersões no metal e/ou no punk brasileiro. Os textos aqui reunidos são de vocalistas, bateristas, baixistas, guitarristas, elaboradores e produtores de zines e revistas que, por um tempo e/ou até hoje, fazem parte da continuidade e da sobrevivência da música extrema no Brasil. Gente que coleciona, troca, produz e distribui EP’S, LP’S, CD’S, pôsteres, ingressos de shows e gigs, revistas, zines, catálogos de gravadoras independentes, patches, adesivos, bonés, camisetas. É uma galera que dedicou boa parte de suas vidas aos ensaios, entrevistas, shows, encontros em pré-shows, e, entre os mais antigos, à escrita e leitura incessante de cartas às e aos colegas de outras cidades, estados e países. A terminologia que usamos aqui, "Música Extrema", foi, entre o organizador e os colaboradores, consensual, pois, de uma forma ou outra, as vertentes mais rápidas e agressivas do metal (death metal, black metal, splatter) e do punk (hardcore, crustcore, grindcore, noisecore), mais do que serem ramificações e/ou subestilos de uma sonoridade rock, a qual devem sempre se considerar tributárias, são muito mais dissidências e rupturas constantes com aquilo que foi, em algum determinado momento, tido como revolucionário, e por diversas questões, acabou sendo cooptado pelo mercado fonográfico e pela indústria cultural".
O link para download gratuito em PDF ou para adquirir a cópia física é:
https://www.editorafi.com/167musica
FONTE: Sepulchral Voice
http://www.sepulchralvoicefanzine.com/2021/06/disponivel-o-livro-dialogos-com-musica.html
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Abbath encerra show após meia música em festival finlandês
A música do Titãs com Andreas Kisser na guitarra e Iggor Cavalera na bateria
As 50 melhores músicas do Queen, segundo a Classic Rock
As 10 melhores e mais influentes capas do rock, segundo a Ultimate Classic Rock
Spotify revela qual foi o clássico do rock mais ouvido no mundo durante o eclipse solar
Jim Root justifica postagem feita após rumores da demissão de Sid Wilson do Slipknot
Regis Tadeu explica por que Blackmore voltou ao palco com o Deep Purple após 33 anos
Regis Tadeu explica morte dos Mamonas Assassinas: "Imprensa não contou"
13 bandas de death metal que o primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Agora é oficial: Slipknot anuncia demissão de Sid Wilson
Viúva de Neil Peart enviou mensagem de apoio a Anika Nilles após sua entrada no Rush
As 4 melhores músicas de 1986, segundo Robert Smith, vocalista do The Cure
Geddy Lee fala sobre importância de ainda cantar as músicas do Rush nos tons originais
As 10 melhores músicas do Alice in Chains, segundo a Metal Hammer
5 clássicos do rock nacional cujas letras envelheceram mal




A banda que o Metallica odiou fazer turnê: "Não é algo que gostaríamos de fazer de novo"
Pensadores e autores que inspiraram o Heavy Metal: Friedrich Nietzsche
A lista de clássicos do Rock que foram regravados em versões pesadas pelo Iron Maiden
Fãs de Rock e Metal: 15 verdades que eles sempre temeram
Morte: confira 15 das melhores músicas sobre o tema
Jack Bruce: "Foda-se o Led Zeppelin, eles são um lixo!"


