Morre Paulo Turin, guitarrista brasileiro que tocou com Paul Di'Anno
Por Igor Miranda
Postado em 28 de junho de 2021
Morreu no último domingo (27) o guitarrista Paulo Turin, conhecido especialmente por ter feito parte de bandas formadas pelo vocalista Paul Di'Anno, ex-Iron Maiden, entre o fim da década de 1990 e início dos anos 2000. O músico estava internado com Covid-19 e não resistiu à doença.
A notícia sobre a morte de Turin foi compartilhada nas redes sociais por dois músicos que tocaram com ele nas bandas Battlezone e Di'Anno: o baixista Felipe Andreoli e o baterista Aquiles Priester. A idade do guitarrista não foi informada.
"Muito triste em saber da partida do Paulo Turin (primeiro à direita), que foi meu companheiro na banda Di'Anno. Descanse em paz, meu amigo", disse Andreoli, em postagem no Instagram.
Na mesma rede, Priester publicou: "Lamento informar que Paulo Turin (primeiro à esquerda), faleceu hoje por causa do COVID-19. Meus mais sinceros sentimentos à família. Essa foto está no encarte do disco Nomad (Paul Di’Anno), que foi lançado em 2000.
Nascido em São Paulo, Paulo Turin mudou-se ainda jovem para Londres, na Inglaterra. Por lá, ele estudou no Musicians Institute London e na Musicians Academy London.
Em entrevista ao canal de Eddie Stanley no YouTube, o guitarrista comenta como teve início seu envolvimento com projetos de Paul Di'Anno. "Em 1988, o baterista de uma banda que eu tocava me disse que o Paul Di'Anno estava reformando o Battlezone, a banda que ele formou depois de sair do Iron Maiden. Essa deveria ser a terceira reencarnação do Battlezone", declarou, inicialmente.
Turin chegou a recusar o trabalho, em um primeiro momento, devido a outros compromissos - e por não ter achado Di'Anno um cara legal. Ele entrou para a banda Gangland, que tinha certa relação com o Iron Maiden, onde permaneceu até meados da década de 1990.
Anos depois, o brasileiro foi a um bar com o guitarrista John Wiggins, que havia feito parte do Battlezone, e calhou de Paul estar por lá. "Rodei para eles o som da trilha sonora que eu tinha gravado para um filme. Lembro que o Paul disse: 'pô, vocês brasileiros sabem fazer coisa pesada'. Ele é fã do Sepultura. Nos despedimos, fomos embora. Passou uns 3 ou 4 dias, o John me ligou e perguntou se eu queria tocar com a gente no Battlezone. Aí, eu aceitei. Isso foi em 1997, nove anos depois do primeiro encontro", afirmou.
Junto do ex-vocalista do Iron Maiden, Paulo Turin gravou três álbuns:
- "Feel My Pain" (1998), do Battlezone;
- "Nomad" (2000), do projeto Di'Anno;
- "The Living Dead" (2006), também do Di'Anno.
Tanto em "Nomad" quanto em "The Living Dead" - que é apenas uma reedição de "Nomad" -, Paul Di'Anno foi acompanhado apenas por músicos brasileiros: Turin, Felipe Andreoli, Aquiles Priester e o guitarrista Chico Dehira.
Em seus últimos anos, já no Brasil, Paulo envolveu-se com outros projetos, além de ter dado aulas de guitarra. Em 2020, ele disse estar esperando a retomada das atividades pós-pandemia para voltar aos palcos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps