Please Use Right Excuses: Exlorando a ansiedade e a perda do senso de liberdade em EP
Por Sylvia Sussekind - Collapse Agency
Fonte: Collapse Agency
Postado em 22 de junho de 2021
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Please Use Right Excuses é uma banda influenciada pelos anos 90 e 00, com bandas como Nirvana, Pixies e The Vines. O power-trio acaba de lançar o EP intitulado "Pure Quarantine" em todas as plataformas de streaming.
O power trio transmite em suas composições um "desabafo e pureza" que remete ao nome do grupo, suas músicas ao mesmo tempo que fazem críticas políticas em algumas letras, em outras procura encontrar luz e sair da melancolia depressiva. Confira o EP "Pure Quarantine".
O EP como um todo representa um pedacinho do que cada pessoa neste mundo passou ( e ainda está passando) durante essa pandemia. As músicas falam de vários pontos como ansiedade, a solidão em tempos de pandemia e a perda do senso de liberdade. O disco finaliza com uma música mais sonhadora que representa aqueles que sonham que dias melhores virão e que acreditam que ainda existem pessoas boas nessa vida.
Conversamos com a banda sobre sua trajetória, processo de composição e gravação, influências musicais, projetos futuros, entre outras curiosidades. Confira!
De onde surgiu o nome "Please Use Right Excuses"? Como a banda surgiu?
O nome de Please Use Right Excuses ( traduzido ao pé da letra em por favor use desculpas certas) veio da cultura do paulistano , o paulistano tem o costume de dar desculpinhas seja no trabalho profissional ou na vida pessoal. É comum o paulistano ao ser convidado para um encontro com amigos ou familiares dizer um dia a gente marca, vamos marcar? então vamos tá? raramente ele diz não quero ou não posso ir pois tenho outro compromisso como prioridade, ou até mesmo no trabalho quando se enrola pra se justificar com certas coisas com a chefia. Então porra meu fala logo o que tem pra falar, para de dar desculpinhas esfarrapadas e por favor se esclareça, por favor use as desculpas certas e foi assim que o nome surgiu, ao mesmo tempo é um trocadilho já que suas iniciais P.U.R.E significa a palavra puro. Como o nome da banda em inglês é extenso e nem todos conseguem falar muita gente conhece a gente como P.U.R.E . Isso pra nós é bem legal pois bandas como System of a Down já são chamados como SOAD assim como outras bandas.
A banda lançou recentemente o EP "Pure Quarantine". Como foi o processo de composição e gravação desse material?
Acho que o EP como um todo representa um pedacinho do que cada pessoa neste mundo passou ( e ainda está passando) durante essa pandemia. As músicas falam de vários pontos como ansiedade na qual fala de um modo generalizado como várias pessoas sofrem de ansiedade todos os dias. Fala também um pouco de como muita gente se sentiu sozinho durante a pandemia, imagine as pessoas que moram sozinhas e ficaram trancadas? Uma das músicas faz pensar pois cita medicamentos mas não fala exatamente do que se trata é aquele tipo de música que pode gerar um significado diferente para cada pessoa que a escuta. O EP finaliza com uma música mais sonhadora e acho que representa aqueles que sonham que dias melhores virão, que representa aqueles que sabem que criticar não resolve nada e que acreditam que ainda existem pessoas boas nessa vida.
Esse lançamento será o nosso primeiro sem envolver política nas letras . As melodias "brotam" na cabeça do Bruno como se já existissem há anos , quando elas nascem ele já sabe como serão as batidas da bateria, os riffs da guitarra e o complemento do baixo e então ele já começa a cantar com as letras escritas por ele mesmo .
Com o resumo de tudo isso pensamos que a arte deste EP tinha que fazer JUS e um resumo de tudo o que ele significa, ficar trancado em casa, usar máscara, ficar sozinho em alguns casos, tomar algum remédio , e olhar pra si mesmo para pensar e refletir . Convidamos um artista incrível chamado Raphael Gonçalves ele ouviu as prévias das músicas mesmo sem finalização pra sentir elas e com as ideias que passamos ele conseguiu fazer a arte perfeita. Um rapaz que se olha ao espelho com um olhar profundo usando sua máscara que tem como estampa Please Use como incentivo ao uso da máscara e por fora da máscara vem o restante Right Excuses. No fundo com uma cor bem sutil se prestar atenção dá pra entender que são grades representado o confinamento e ao redor de tudo tentamos fazer de forma bem leve um efeito de plástico que representa essa " bolha " que estamos vivendo.
O EP lançado foi muito bem recebido pela mídia especializada nacional e internacional. Como a banda está vendo esse feedback tão positivo do material lançado?
Já temos feedback?
Suas músicas demonstram intensidade e entrega por parte da banda. Existe alguma composição que seja mais especial para vocês?
Todas as músicas são intensas e é difícil escolher uma, mas Anxious acho que demonstra tanto na letra quanto na melodia como nos sentimos.
Quais as bandas e fontes artísticas que inspiram o som da banda?
Escutamos muitas coisas mas algumas são especiais como Nirvana, Sonic Youth, Mudhoney, Silverchair, The Vines, assim como as atuais brasileiras como Violet Soda e Far From Alaska.
Como vocês estão lidando com a pandemia de covid 19? Que tipo de interação a banda está tendo com o público nesse momento de quarentena?
A pandemia tem gerado muita ansiedade, aproveitamos o período para fazer a gravação deste EP Pure Quarantine e agora estamos trabalhando em um clipe oficial cujo deve ficar pronto muito em breve.
Quais os planos para 2021?
Para 2021 queremos terminar o clipe Anxious e gravar o clipe de Lost Man se tivermos tempo hábil dentro deste ano.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
A banda de rock favorita do Regis Tadeu; "não tem nenhuma música ruim"
O melhor álbum do Led Zeppelin segundo Dave Grohl (e talvez só ele pense assim)
O rockstar que Brian May sempre quis conhecer, mas não deu tempo: "alma parecida com a minha"
Andi Deris garante que a formação atual é a definitiva do Helloween
A banda que superou Led Zeppelin e mostrou que eles não eram tão grandes assim
O álbum do Led que realizou um sonho de Jimmy Page; "som pesado, mas ao mesmo tempo contido"
Loudwire elege os 11 melhores álbuns de thrash metal de 2025
A música do Montrose que serviu de referência para clássico do Saxon
A cantora que fez Jimmy Page e Robert Plant falarem a mesma língua
John Petrucci destaca influência de Maiden e Metallica na relação do Dream Theater com os fãs

João Gordo diz que morte de Patrícia Kisser o fez decidir parar de beber álcool
"Freddie Mercury me odiava porque ele me ouviu cantar", brinca ex-vocalista do Fastway
Keith Richards explica por que Jimi Hendrix "estragou a guitarra"
Duff McKagan: "Nikki Sixx, do Motley Crue, é um gênio!"
Slash: guitarrista enumera seus 10 riffs favoritos
Pantera: 22 coisas que você provavelmente não sabia


