RHCP: eles se arrependem de ter tocado "Fire" no Woodstock 99 em chamas?
Por Igor Miranda
Postado em 27 de julho de 2021
Um dos momentos mais peculiares da carreira do Red Hot Chili Peppers ocorreu durante um show realizado no festival Woodstock '99. Escalada para encerrar a última noite do evento, a banda fechou seu set com "Fire", cover de Jimi Hendrix, enquanto ocorria um incêndio em meio à plateia.
Red Hot Chili Peppers - + Novidades
Evidentemente, não era esperado que rolasse um incêndio, mas as chamas concluíram um festival tomado pelo caos. Reunindo mais de 400 mil pessoas em 4 dias, o Woodstock 99 ficou marcado por uma série de problemas como falta de segurança, poucos banheiros e preços altos para alimentação, além de um calor de quase 40ºC.
Será que os músicos do Red Hot se arrependem de terem tocado aquela música, com uma alusão tão clara a fogo, em um momento tão inoportuno? Por que ela foi apresentada naquela ocasião?
Em entrevista ao Yahoo, resgatada pelo Ultimate Classic Rock, o baterista Chad Smith disse que, de fato, a situação para tocar o clássico de Jimi Hendrix não foi das melhores. Porém, eles já haviam planejado concluir o show com aquela música para homenagear o lendário guitarrista, que fez história no festival de Woodstock original, promovido em 1969.
"Estávamos nos preparando para tocar, e a organização faria um tributo a Jimi Hendrix depois do nosso show. A irmã dele veio até nós, e a gente já a conhecia, pois fizemos algumas outras coisas com o Hendrix Experience. Ela disse: 'Ei, sei que vocês sabem tocar algumas músicas de Jimi Hendrix, o que acham de tocar uma música dele no final, antes de fazermos o tributo? Seria uma boa transição. E nós concordamos", afirmou.
O incêndio, curiosamente, começou antes da performance de "Fire". Um grupo pacifista promoveu uma manifestação antiarmamentista ao distribuir 100 mil velas ao público presente no evento, com o intuito de realizar uma espécie de vigília. Ficaria bem bonito... se as velas fossem usadas para tal propósito. Obviamente, não foram.
"Após três dias sem água ou com garrafas d'água de 17 dólares, sem lugar para fazer xixi e coisas do tipo, todos estavam se sentindo reprimidos", refletiu Smith. "O lugar era imenso, o fogo parecia estar a 1,5 km de distância. E era muito pequeno. De onde estávamos, não parecia nada", complementou.
O baterista só descobriu no dia seguinte que era de fato um incêndio. "Estou no aeroporto, vejo a CNN na TV de lá e falam que o Woodstock estava indo muito bem com Dave Matthews Band até que o 'inferno' começou com o Red Hot Chili Peppers. Mostram as chamas e eu penso: 'oh meu Deus'. Pareceu que havíamos instigado aquilo", declarou.
Por fim, ele refletiu: "Poderíamos ter escolhido outra música? Provavelmente. Mas essa era a única que estava ensaiada e que sabíamos tocar. Então, sim, o momento não foi adequado".
Outra versão
Em entrevista ao documentário "Woodstock '99: Peace, Love and Rage", lançado recentemente pelo HBO Max, o político Joseph Griffo, que em 1999 era prefeito de Roma, cidade em Nova York onde o festival foi realizado, deu uma versão diferente sobre a situação. Ele afirmou que a banda - ou, pelo menos, o vocalista Anthony Kiedis - recebeu a informação de que havia um incêndio e que os músicos deveriam colaborar para acalmar os ânimos.
"Fui até Anthony Kiedis e fale: 'você tem que nos ajudar, precisamos acalmar essa multidão para que possamos apagar o fogo'. E o que ele fez foi voltar para o palco e, no bis, tocar 'Fire' de Jimi Hendrix", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
O ex-integrante do Megadeth com quem Dave Mustaine gostaria de ter mantido contato
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Agenda mais leve do Iron Maiden permitiu a criação do Smith/Kotzen, diz Adrian Smith


Documentário sobre primórdios do Red Hot Chili Peppers estreia em março na Netflix
Grammy 2026 terá homenagem musical a Ozzy Osbourne; conheça os indicados de rock e metal
Flea (Red Hot Chili Peppers) divulga detalhes do álbum solo "Honora"
LA Weekly: as 20 piores bandas de todos os tempos


