Helloween: as diferenças entre Michael Kiske e Andi Deris, segundo Kai Hansen
Por Igor Miranda
Postado em 29 de agosto de 2021
O Helloween foi guiado, ao longo de quase toda sua trajetória, por duas vozes: as de Michael Kiske, entre 1986 e 1993, e de Andi Deris, a partir de 1994. Kiske retornou à banda em 2016, junto do guitarrista Kai Hansen, que também assumia o microfone principal nos primeiros anos de grupo.
Em termos musicais, as diferenças entre Michael Kiske e Andi Deris, que hoje formam uma poderosa dupla vocal no Helloween, são evidentes. Kiske é dono de uma voz mais aguda e cristalina, tipicamente power metal. Deris, por sua vez, tem uma forma de cantar mais rasgada, sem tanto alcance, mas com uma pegada quase hard rock - ele fazia parte de um grupo do gênero, o Pink Cream 69, antes de se juntar ao Helloween.
Mas quais outras distinções poderiam ser mencionadas entre os dois vocalistas? Em entrevista à Metal Hammer, Kai Hansen buscou uma resposta para essa pergunta com base na personalidade e na forma de trabalho de cada um deles.
Citando que os cantores são "muito similares, mas diferentes", Hansen refletiu, primeiro, sobre Andi Deris. "Andi é a calma em pessoa. Ele é um mestre, um mentor, é pragmático e, por fora, está sempre calmo. Tenho certeza de que ele pode ficar muito bravo, mas ele nunca mostra isso. É sempre agradável, nunca grita", afirmou.
Com relação a Michael Kiske, o guitarrista pontuou: "Michi ficou mais tranquilo em seu desejo em ser perfeito. Ele é muito focado em sua voz e em performar sempre no melhor nível de qualidade. Ele é uma pessoa emotiva, com uma personalidade interna muito sensível. Eu o amo".
Em entrevista a IgorMiranda.com.br no YouTube, Andi Deris trouxe uma reflexão mais aprofundada sobre sua relação com Michael Kiske. O vídeo, legendado, pode ser conferido abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps