Greta Van Fleet: a inusitada banda atual que está inspirando os shows deles
Por Igor Miranda
Postado em 16 de agosto de 2021
Há quem diga que o Greta Van Fleet não represente algo novo para o rock, já que a banda adota uma sonoridade bem orientada aos clássicos, muito comparada à do Led Zeppelin. Contudo, em entrevista à Forbes, os músicos revelaram que estão sendo influenciados por um grupo bem contemporâneo.
Greta Van Fleet - Mais Novidades
Trata-se do Florence + The Machine, banda formada em 2007 pela vocalista Florence Welch e pela tecladista Isabella "Machine" Summers. O projeto indie rock/pop, com influência do art rock e sonoridades barrocas, conquistou sucesso a partir do fim da década de 2000, inicialmente com o álbum "Lungs" (2009).
Mais especificamente, os músicos do Greta Van Fleet estão sendo influenciados pelo Florence + The Machine no que diz respeito à construção de seus shows. Ao voltar aos palcos, a banda de hard/classic rock adotou uma cenografia mais elaborada, com inspiração no conceito de seu álbum mais recente, "The Battle at Garden's Gate" (2021).
O assunto foi abordado após o jornalista Steve Baltin, responsável pela entrevista, perguntar: "Quando você pensa em colocar isso (as ideias envolvendo o novo álbum) no palco, há shows ao vivo que te inspiram em termos de como você vê os artistas evoluírem?". O baixista e tecladista Sam Kiszka, logo de cara, respondeu: "Sim, Florence + The Machine faz um show muito bom".
O vocalista Josh Kiszka, em seguida, refletiu: "Eu diria que é um show espetacular. E nós meio que nos encontramos algumas vezes com eles. Compartilhamos alguns palcos, ao longo dos anos de turnês, aqui e ali. Vimos o show deles algumas vezes, é uma grande banda de rock and roll, com uma grande performance rock and roll nos shows".
O cantor também destacou alguns artistas mais antigos que influenciam o Greta Van Fleet em cima do palco. Como exemplos, ele citou Elvis Presley, James Brown e Aretha Franklin, descrevendo peculiaridades de cada um deles na sequência.
"Sempre tenho que voltar à maneira como James Brown ou Elvis Presley se comportariam no palco. Até Aretha Franklin. Eles têm uma grande presença. Elvis poderia apenas ficar lá e ser muito casual e muito legal, enquanto James Brown era tão acrobático, um showman. Aretha era outra coisa: ela tinha quase o que Beyoncé poderia ter, que é o poder de uma mulher realmente bela. Apenas ficar lá em cima, detonando, com muita paixão, o que é incrível, mas também poderia ser bem casual", disse.
Por fim, o frontman do Greta Van Fleet voltou a falar sobre Florence + The Machine - em especial, a respeito da figura de Florence Welch. "Mas o que Florence Welch faz é quase como uma fada. Ela apenas se lança um pouco na plateia", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps