Greta Van Fleet: por que músicas do novo álbum estão mais longas, segundo batera
Por Igor Miranda
Postado em 20 de abril de 2021
O Greta Van Fleet está soando diferente em seu novo álbum, "The Battle of Garden's Gate", na última sexta-feira (16). Além de ter se afastado da forte influência do Led Zeppelin, a jovem banda americana apostou em composições mais elaboradas e com maior tempo geral de duração para esse trabalho.
Greta Van Fleet - Mais Novidades
O disco conta com 12 faixas e 63 minutos (uma hora e três minutos) ao todo, com duração média de pouco mais de 5 minutos por música. Apenas duas canções do trabalho duram menos de quatro minutos: "Built By Nations" e "Tears of Rain". Em contrapartida, cinco delas vão além do quinto minuto: "Heat Above", "Broken Bells", "Age of Machine", "The Barbarians" e "The Weight of Dreams" (esta última com quase 9 minutos).
Por que o Greta Van Fleet decidiu apostar em músicas mais longas em "The Battle of Garden's Gate"? Em entrevista ao jornalista Itaici Brunetti para a Rolling Stone Brasil, o baterista Danny Wagner explicou que o grupo não tinha intenção específica de esticar o tempo de duração de suas faixas.
"O álbum realmente tem canções um pouco longas. Nós nunca compomos pensando no tempo que as canções devem ter; se precisam ser curtas, rápidas ou consumíveis. Vamos sentindo as energias delas e às vezes acabam ficando compridas. Acontece muito isso e é divertido. Acreditamos que assim elas estão em suas formas mais verdadeiras", afirmou.
Em outro momento da conversa, Wagner destacou que o Greta Van Fleet buscou expandir suas influências no novo trabalho. Naturalmente, a sonoridade ficou menos semelhante à do Led Zeppelin, a quem o jovem grupo foi comparado exaustivamente nos últimos anos.
"Procuramos ouvir um monte de bandas diferentes, mas não somente pelos sons, mas também pelos ideais. Pelo que eles dizem, no que acreditam e o que os fazem fortes e tão grandes. E sempre caímos nos Beatles, que são os maiores de todos", disse.
A entrevista completa pode ser conferida no site da Rolling Stone Brasil. "The Battle of Garden's Gate" já está disponível nas plataformas de streaming.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps