Rita Lee: "era para a gente estar nos Jetsons e estamos voltando para os Flintstones"
Por Igor Miranda
Postado em 27 de setembro de 2021
A cantora Rita Lee fez uma reflexão sobre o Brasil atual em entrevista ao jornal O Globo. O bate-papo, inicialmente motivado para divulgar a exposição sobre sua carreira que está em cartaz no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, também trouxe várias opiniões da artista, que não concedia entrevistas desde seu recente diagnóstico de câncer.
Ao ser perguntada o que mudaria caso tivesse uma varinha de condão, Rita respondeu: "Se pudesse fazer um 'plim', com uma varinha de condão, seria para ajudar o Brasil, ajudar os nossos bichos, ajudar a natureza... mandaria muita gente poderosa para a Idade Média".
Sem citar nomes, a famosa cantora disse que é "assustador ver gente no comando com mente tão ultrapassada". "Era para a gente estar nos Jetsons e estamos voltando para os Flintstones", declarou.
Na visão de Rita, o Brasil "parece ter um carma estranho", algo que, para ela, "começou com o genocídio indígena", em referência ao processo de descobrimento do país por parte dos portugueses. "Estava vendo na TV uma velha indígena, do (povo) Krenakore. Ela falava: 'nós tínhamos um rio, eu tinha todo tipo de cura na natureza'. E tiraram o rio dela! É desrespeito atrás de desrespeito com indígenas, com bichos - que são tratados como coisas. Se a gente não parte disso, como é que vamos mudar alguma coisa para melhor?", refletiu.
"O que é errado?"
Em outro momento da entrevista, Rita Lee posicionou-se de forma contrária a preconceitos que relata observar no dia-a-dia. "Me enche o saco quando ouço pessoas preconceituosas reproduzindo papos de que 'a mulher é inferior ao homem', ou dizendo que ser gay é errado", afirmou.
A artista, então, questionou: "O que é errado? O diferente de você é errado? Eu quero é o diferente. Quero viver num mundo colorido, com todo tipo de etnia, pele, cabelo, gente, bicho, planta e de ETs - mesmo que disfarçados - andando por aí. Eu sou do arco-íris, gosto da luz".
Por fim, concluiu: "Me enche o saco o racismo, a misoginia, a homofobia. Não tenho paciência para isso! Eu tô velha! Queria chegar em 2021 e perceber mais respeito no mundo. E não ter que continuar falando sobre isso. Mas só se muda com educação. Respeito, educação e liberdade. As pessoas têm de ser livres para serem felizes como elas são. Está tudo muito difícil no mundo, precisamos de mais luz e de mais alegria".
A entrevista completa de Rita Lee pode ser conferida no site do jornal O Globo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
As músicas de metal favoritas de James Hetfield, frontman do Metallica
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A música do Black Sabbath que Ozzy Osbourne preferia que nunca tivesse sido gravada
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
Skid Row deve anunciar novo vocalista ainda este ano, revela Rachel Bolan
O guitarrista que Angus Young acha superestimado; "nunca entendi a babação"
Os 10 melhores álbuns do metal em 2025, segundo Emanuel Seagal
Para Geezer Butler, capa de disco do Black Sabbath é "a pior de todos os tempos"


As 6 melhores músicas de rock presentes nas trilhas das novelas do saudoso Manoel Carlos
Vídeo de 1969 mostra Os Mutantes (com Rita Lee) tocando "A Day in the Life", dos Beatles
Como surgiu a amizade e admiração mútua entre Rita Lee e Brigitte Bardot
Os 11 artistas que Rita Lee alfinetou no clássico "Arrombou a Festa"
Rita Lee pensou em eutanásia após descobrir que estava com câncer, revela livro
Como foram momentos finais de Rita Lee, segundo Roberto de Carvalho


