Metallica: Newsted afirma que Hetfield é um dos melhores letristas que já existiu
Por Mateus Ribeiro
Postado em 10 de setembro de 2021
O baixista Jason Newsted, que foi integrante do Metallica por quase 15 anos, foi entrevistado por Thomas Moser, da rádio alemã Rock Antenne. Durante a entrevista, que teve trechos transcritos e publicados pelo site Blabbermouth, o músico falou sobre o álbum autointitulado do Metallica (também conhecido como "Black Album"), que completou 30 anos no mês de agosto.
Jason falou sobre a mudança adotada pelo Metallica, que em seu quinto álbum, investiu em músicas mais lentas e acessíveis, como pode ser ouvido em "The Unforgiven", "Enter Sandman" e "Nothing Else Matters", por exemplo. "Não tive problemas [em tocar coisas mais leves e lentas], porque ainda tínhamos muitas coisas rápidas para tocar ao vivo (...) Então, ainda tínhamos o repertório para fazer tudo isso o tempo todo , com ‘Battery’, ‘Fight Fire [With Fire]’ e tudo o que você quisesse - junto com as músicas mais suaves".
Na sequência, o baixista falou sobre "Nothing Else Matters", um dos maiores sucessos da banda e a primeira balada romântica da história do Metallica. Segundo o baixista, "Nothing Else Matters", escrita por James Hetfield, é uma música muito pessoal. "O que eu diria aqui é que 'Nothing Else Matters' foi uma música muito pessoal para James [Hetfield, frontman do Metallica]. Algumas delas são bastante pessoais, como ‘The God That Failed’ e ‘Fade To Black’."
O ex-integrante do Metallica aproveitou para elogiar James Hetfield. "[Ele é] um dos melhores letristas que já existiu em qualquer estilo de música, esse cara. Ele é incrível".
Voltando a falar sobre "Nothing Else Matters", música que rompeu barreiras. "E aquela música [‘Nothing Else Matters’]era tão pessoal sobre ele e sua pessoa especial. Então, quando a ouvi pela primeira vez , eu fiquei, tipo, ‘Temos certeza de que queremos compartilhar isso com o mundo? Essa não é a sua música para a sua garota?’ E todo mundo dizia, ‘Essa é uma música boa pra caralho’. Normalmente, se gostamos tanto, muitas outras pessoas vão gostar. Foi isso que descobrimos. Se mantivermos nosso padrão aqui e tocarmos nesse padrão, quase todo mundo vai gostar", finalizou.
Enquanto foi integrante do Metallica, Jason gravou os discos "...And Justice For All" (1988), "Metallica" (1991), "Load" (1996), "Reload" (1997) e "Garage Inc." (compilação de covers lançada em 1998).
"Metallica" foi relançado nesta sexta-feira (10 de setembro), com áudio remasterizado e vários bônus. Confira mais detalhes na matéria a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps