Judas Priest: como talheres de Ringo Starr ajudaram na gravação da clássica "Metal Gods"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 20 de outubro de 2021
Ao longo de sua carreira, que passa dos 50 anos, a banda britânica Judas Priest lançou inúmeras músicas que ajudaram a escrever a história do heavy metal. Uma dessas músicas é a magnífica "Metal Gods", faixa de "British Steel", sexto trabalho do grupo, lançado em 14 de abril de 1980.
O vocalista Rob Halford falou sobre o processo de composição da música em recente participação na coluna "Minha vida em 10 músicas", publicada no site da revista Kerrang. E de acordo com o carismático frontman, a banda usou algumas coisas além de guitarra, baixo e bateria para gravar um de seus maiores clássicos.
"O som metálico que você ouve na música é, na verdade, eu segurando uma bandeja com facas e garfos da cozinha de Ringo. Eu apenas balancei para cima e para baixo, e então gravamos o som em vários canais. Em sua mente, você está vendo robôs, mas na verdade são os talheres de Ringo fazendo barulho. Isso foi antes da internet, antes que você pudesse recorrer a um recurso para esse tipo de coisa - você tinha que inventar à medida que avançava!".
O Ringo ao qual Halford se refere não é o personagem de filmes de faroeste, mas sim, Ringo Starr, baterista dos Beatles e dono da mansão onde "British Steel" foi gravado.
Além dos utensílios de cozinha, Halford utilizou outros objetos durante a gravação de "Metal Gods", todos pouco convencionais, mas que funcionaram. "Outro exemplo disso em Metal Gods está no trecho ‘better be the slaves’ [aos 2 minutos e 45 segundos]. Esse efeito de som é na verdade eu batendo um cabo de guitarra em um case de guitarra, enquanto em ‘reaped by robot's scythes’ [em 1 minuto e 25 segundos], você me ouve raspando um taco de bilhar passando pelo microfone!".
Agora que você sabe mais sobre este grande hino do metal, aperte o play e se divirta!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps