Layne Staley: em sua época glam, ele criticou a censura em programa de TV; assista
Por Mateus Ribeiro
Postado em 20 de outubro de 2021
O saudoso Layne Staley, dono de uma das vozes mais icônicas da história do rock, é conhecido mundialmente por ter sido o vocalista da banda Alice In Chains. Porém, antes de ser companheiro de Jerry Cantrell, Layne teve uma banda de glam rock, chamada Sleze.
Alice In Chains - Mais Novidades
O site Loudwire resgatou um vídeo de 1985, onde Layne (na época, integrante do Sleze) aparece criticando a censura em um programa de TV norte-americano, chamado Town Meeting, veiculado pela KOMO News (de Seattle, cidade natal do músico).
O tema central do programa era o PRMC (Parents Music Resource Center), grupo conservador que entre outras pautas, visava aumentar o controle dos pais sobre o consumo de música pelas crianças. Para quem não se recorda, Dee Snider, vocalista da banda Twisted Sister, bateu de frente com o PRMC.
Voltando a falar sobre Layne, durante a sua participação no programa, ele soltou o verbo contra a censura, como é possível ler em transcrição publicada pelo Loudwire. "Eu toco em banda de rock chamada Sleze - e quero dizer, há bastante controvérsia sobre o nosso nome [que em português, pode ser traduzido como ‘desprezível’] (...) Acabamos de assinar com uma gravadora local, não acho que haja nada de questionável sobre qualquer uma de nossas músicas. Mas, eu não sinto que ninguém mais tem o direito de avaliar nossas músicas. Quer dizer, eu sou o único que tem o direito de avaliar meu álbum - você não o tem".
O vídeo completo, com legendas em inglês, pode ser assistido no player a seguir. Vale destacar o visual extravagante do vocalista.
Alguns anos depois de fazer parte do Sleze, Layne se juntou ao Alice In Chains, uns dos maiores nomes do grunge. Enquanto foi integrante da banda, gravou os álbuns "Facelift" (1990), "Dirt" (1992) e "Alice In Chains" (1995), além dos EPs "Sap" (1992) e "Jar Of Flies" (1994). A vida e a carreira de Layne chegaram ao fim em 5 de abril de 2002.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps