As cinco maiores músicas do Alice in Chains de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell
Por Gustavo Maiato
Postado em 17 de abril de 2026
Jerry Cantrell já falou mais de uma vez sobre as músicas do Alice in Chains de que mais se orgulha. Em uma entrevista à BBC Radio 1 (via Far Out), o guitarrista escolheu quatro faixas do catálogo da banda. Em outro momento, também destacou uma quinta canção, tratada por ele como a "obra-prima" de um de seus discos mais importantes.
Melhores e Maiores - Mais Listas
A primeira lembrada foi "Man in the Box". Cantrell explicou a escolha de forma direta: "Significa muito, porque foi nosso primeiro grande hit". A música, lançada em Facelift (1990), ajudou a projetar o Alice in Chains para muito além da cena de Seattle.
Outra faixa citada foi "Rooster", um dos clássicos absolutos da banda. Ao falar dela, Cantrell lembrou do peso pessoal da composição: "Eu escrevi essa para o meu pai". A música acabou se tornando uma das mais emblemáticas do grupo, com sua duração longa, clima arrastado e forte carga emocional.
A terceira escolhida foi "Check My Brain". Segundo Cantrell, a canção teve papel decisivo em outro momento da história do Alice in Chains. "Foi um hit gigantesco também e meio que anunciou a volta desta banda", afirmou. Lançada em Black Gives Way to Blue (2009), ela marcou a retomada do grupo em estúdio depois da morte de Layne Staley.
Cantrell também incluiu "Rainier Fog", faixa-título do álbum de 2018. Ao comentar a música, ele destacou a sonoridade e o sentido simbólico que ela carrega dentro da trajetória da banda. "É uma coisa meio punk, meio metal", disse. Depois completou que a canção conversa com o tema do disco e com a ideia de um retorno às origens, fechando um ciclo ligado ao lugar onde tudo começou.
A quinta escolhida vem de outra declaração do guitarrista, desta vez sobre "Love, Hate, Love". Ao comentar a música nas notas de Music Bank, Cantrell foi ainda mais enfático do que nas outras escolhas. "Foi a obra-prima daquele disco", afirmou.
Ele também explicou por que vê a faixa dessa maneira. "É uma música realmente poderosa", disse. Na mesma fala, exaltou a interpretação de Layne Staley e o próprio trabalho de guitarra: "Os vocais do Layne são incríveis nessa música, e ela tem um dos meus solos favoritos que já fiz".
Juntas, as cinco faixas ajudam a entender como Cantrell enxerga o legado do Alice in Chains. Há o peso histórico de "Man in the Box", a dimensão pessoal de "Rooster", o retorno simbolizado por "Check My Brain", a conexão com as raízes em "Rainier Fog" e a intensidade quase definitiva de "Love, Hate, Love".
As cinco músicas citadas por Jerry Cantrell são:
"Man in the Box"
"Rooster"
"Check My Brain"
"Rainier Fog"
"Love, Hate, Love"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Músico analisa Angine de Poitrine e diz que duo é "puro marketing e pouca música"
Wendy Dio revela o que havia no cofre do marido que ninguém sabia que existia
Agora é oficial: Iron Maiden não irá ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
O critério que Angra adotou para escolher Alírio Netto, segundo Felipe Andreoli
Estúdio onde Iron Maiden gravou "The Number of the Beast" corre risco de demolição
Kiko Loureiro diz que muitos motivos contribuíram para sua saída do Megadeth
Chris Poland diz que vai desmentir Dave Mustaine em seu livro
Flea conta quais são os cinco baixistas que mais influenciaram sua carreira
Iron Maiden não deve comparecer à cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
5 bandas dos anos 80 que mereciam ter sido bem maiores, de acordo com a Ultimate Classic Rock
Kiss fará dois shows "unmasked" em novembro de 2026
O que aconteceu em Tabuleiro do Norte (CE) que Aquiles Priester usa de exemplo até hoje
A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
Dream Theater toca trecho de clássico do Van Halen em show no Panamá
Alice In Chains: As 20 maiores músicas - ranqueadas (pela Kerrang!)
As cinco maiores músicas do Alice in Chains de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell
As 4 melhores bandas de rock de New Jersey de todos os tempos, segundo a Loudwire
Os artistas que foram induzidos mais de uma vez ao Rock and Roll Hall of Fame
Dave Mustaine diz que influenciou todas as bandas do Big Four do thrash metal
O melhor riff de guitarra criado pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Quais são as 4 maiores bandas do heavy metal, segundo a Ultimate Classic Rock
5 bandas dos anos 70 que mereciam ter sido bem maiores, de acordo com a Ultimate Classic Rock
17 bandas famosas de rock e metal que nunca trocaram de integrantes
A década mais entediante para a música dos últimos 50 anos, segundo a ciência


