Dream Theater: Guerra do Golfo e troca de vocalista foram problemas nos anos 90
Por Mateus Ribeiro
Postado em 19 de novembro de 2021
A banda norte-americana de prog metal Dream Theater possui uma trajetória de respeito, que ultrapassou as três décadas. A sonoridade pesada, melódica e complexa do quinteto fez, faz e continuará fazendo sucesso por muito tempo. Porém, como acontece com toda grande banda, nem tudo na jornada do Dream Theater foi um mar de rosas.
Dream Theater - Mais Novidades
O guitarrista John Petrucci, que é um dos fundadores do Dream Theater, falou sobre os maus (e os bons) momentos vividos pela banda, em entrevista conduzida por Elizabeth Scarlett, que foi publicada na atual edição da revista Classic Rock.
De acordo com Petrucci, um dos momentos mais difíceis vividos pela banda foi no início dos anos 1990, após a saída do vocalista Charlie Dominici, que gravou apenas "When Dream And Day Unite" (lançado em 1989). "Em uma carreira com a extensão que tivemos, houve muitos momentos difíceis. Obviamente, passamos por mudanças de membros da banda. Lembro-me que depois do nosso primeiro álbum, não tínhamos um cantor, não tínhamos contrato, nada estava dando certo", afirmou o barbudo músico, em trecho da entrevista disponibilizado no site da Classic Rock.
Além dos fatores mencionados por Petrucci, os integrantes da banda se preocupavam com outra coisa: a Guerra do Golfo, que aconteceu no Oriente Médio entre 1990 e 1991. Como você deve ter imaginado, os Estados Unidos da América deram as caras no conflito, o que causou incerteza dentro do Dream Theater. "Então a guerra estava acontecendo no Iraque, e não sabíamos se seríamos convocados".
Felizmente, nenhum integrante do Dream Theater teve que pegar em armas e a banda continuou sua caminhada, com a entrada do vocalista James LaBrie. E após todo o momento de dúvida e apreensão, a banda viveu seu melhor momento, como relatou Petrucci.
"O período do grunge, para nós, foi realmente ótimo. Foi exatamente quando ‘Images And Words’ [segundo disco de estúdio] foi lançado e, de alguma forma, tivemos um sucesso de rádio com [a música] ‘Pull Me Under’, que resistiu a todo o sistema".
O trabalho mais recente do Dream Theater é "A View From The Top Of The World", décimo quinto álbum de estúdio, que foi lançado dia 22 de outubro. Leia mais detalhes sobre o sucessor de "Distance Over Time" na matéria abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que, para Bono, traz "tudo o que você precisa saber sobre música"
Gary Holt comenta sobriedade e apoio de Rob Halford: "troquei a cerveja por biscoitos"
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
Em número menor, Crypta fará apresentações simbólicas pelo Brasil em 2026
A melhor música de "Countdown to Extinction", do Megadeth, segundo o Loudwire
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
ShamAngra celebrará 30 anos do álbum "Holy Land" com 18 shows pelo Brasil
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A música do Led Zeppelin que Robert Plant diz "definir" Jimmy Page
O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
O clássico do metal que fez a cabeça do jovem Phil Campbell (e o assustou)
Novo disco do Exodus conta com participação de Peter Tägtgren, do Hypocrisy
Alissa White-Gluz lança clipe de "Checkmate", novo single do projeto Blue Medusa
Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single

Dream Theater: confira "A View From The Top Of The World", novo álbum da banda
O projeto musical que viralizou e fez a cabeça de Mike Portnoy; "Fiquei viciado"
A opinião de John Petrucci sobre "Live After Death", clássico do Iron Maiden
Mike Portnoy diz que clássico do Dream Theater não o emocionaria se fosse de outra banda
Mike Portnoy explica por que nunca se ofereceu para substituir Neil Peart no Rush
Cinco discos lançados em 2026 que merecem sua atenção
A exigência de John Petrucci que Mike Portnoy aceitou ao voltar para o Dream Theater
Mike Portnoy confessa que "The Alien", do Dream Theater, não o emociona
O álbum do Dream Theater que tem músicas em Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si
Cinco discos de heavy metal para ouvir sem pular nenhuma faixa
Neil Peart: o emocionante texto de Mike Portnoy sobre o ídolo


