Khemmis: guitarrista confessa ser muito fã da banda Os Mutantes
Por Gustavo Maiato
Postado em 24 de dezembro de 2021
A banda americana Khemmis, um dos grandes expoentes do doom metal contemporâneo, acabou de lançar "Deceiver", quarto álbum da carreira. Em entrevista exclusiva para o jornalista musical Gustavo Maiato, o guitarrista e vocalista Phil Pendergast surpreendeu ao revelar ser fã do grupo brasileiros Os Mutantes. Confira trechos do bate papo abaixo.
Gustavo Maiato: As músicas "Shroud of Lethe" e "House of Cadmus" falam sobre mitologia grega. Como surgiu a ideia para compor sobre esse tema?
Phil Pendergast: É uma longa história! Eu já havia pensado no conceito e nas letras das músicas antes de pensar no título delas. Percebi que, essencialmente, "Shroud of Lethe" é sobre a memória e como podemos ter lembranças erradas das coisas. Podemos lembrar de algo, mas não ter certeza de como aconteceu de fato.
Então, queria que essa música fosse sobre essa ideia da memória, essa sensação amarga de se segurar em uma memória errada. Precisamos ver a realidade e deixar essa ilusão ir embora. Quando percebi que o assunto seria esse, buscar um título foi desafiador. A mitologia grega tem esse rio chamado Lete, que está no submundo. Esse local é onde as almas vão para beber de suas águas e esquecer de suas vidas passadas.
Essa foi a metáfora perfeita para quando você quer se livrar de uma memória que está te perseguindo. Essa foi a inspiração para a música. Acho que foi a primeira música sobre mitologia grega que fizemos, então percebi que podia abordar o assunto novamente.
A arte da capa também tem isso. É um herói trágico da mitologia grega. Então surgiu essa ideia de trazer esses temas na medida do possível. A narrativa do álbum inteiro para mim me lembra a aventura de Dante no inferno. É outra ligação entre as músicas.
"Avernal Gate", por exemplo, é a faixa de abertura... Literalmente abrindo os portões do inferno e o resto do álbum chega na sequência. A "House of Cadmus" tem sim essa ligação com a mitologia grega, porque essa linhagem da família de Cadmus aparece bastante na mitologia.
A história que queria trazer era sobre essa espécie de maldição de família que transcende gerações. Tem uns elementos de incesto também. As músicas não foram originalmente pensadas para ser sobre essa mitologia, porque o título só veio depois, mas acabou dando certo.
Gustavo Maiato: Você conhece alguma banda ou artista aqui do Brasil?
Phil Pendergast: Todos nós somos muito fãs do Sepultura. O Max Cavalera é um excelente guitarrista. Dá para perceber um pouco da influência do Sepultura no nosso novo álbum, mas não tem uma parte específica.
Nosso baterista Zach Coleman teve a oportunidade de gravar o álbum de estreia do Go Ahead And Die, com o Max e seu filho. É legal ter essa relação com uma das famílias mais influentes e estimadas do metal.
Além disso, também sou fã dos Mutantes! Eu amo o som deles! Vi eles ao vivo em Seattle quando eu era adolescente. Nunca tinha ouvido antes e eles simplesmente me deixaram sem palavras! Eu achei maravilhoso! Pensei: "De onde será que eles vêm?". Então descobri que a banda existia há mais de 40 anos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mick Jagger relembra onde estava em 1966, quando a Inglaterra venceu sua única Copa do Mundo
A música que fez James Hetfield sair da zona de conforto como vocalista
Slash elege os 10 maiores riffs de guitarra de todos os tempos
A melhor música de todos os tempos, na opinião de Tarja Turunen
Mick Jagger revela quem deveria interpretá-lo em um filme sobre os Rolling Stones
A música "numero 1" do AC/DC, na opinião de Angus Young
Phil Collins acredita ter descoberto por que Noel Gallagher o chama de "Anticristo"
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
A banda que antecipou o Van Halen e quase virou o Led Zeppelin dos EUA
John Corabi não faz mais parte do The Dead Daisies
Tarja Turunen escolhe o melhor disco que já gravou
O conselho de John Lennon que até hoje Mick Jagger lamenta ter seguido
Show do Megadeth no Hellfest 2026 é disponibilizado no YouTube
Pophouse adquire parte dos direitos musicais, de imagem e nome do Iron Maiden
Ann Wilson admite que o Heart fez "pacto com o diabo" para sobreviver aos anos 1980
É verdade que a imagem do genocida Adolf Hitler está escondida na capa de "Sgt. Pepper's"?
Herman Li expõe miséria que Guitar Hero repassou por usar música do DragonForce
System of a Down: por que Serj Tankian não joga mais nenhum vídeo game?

Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 2009
Slash: Como ele largou os vícios em drogas, álcool e cigarro?
Músicas Ruins: blog elege as piores de grandes bandas do Rock/Metal
"Danem-se Elvis e Keith Richards", diz Dave Grohl, ao apontar o "verdadeiro rei do Rock'n'Roll"
Paul Di Anno: Qual a opinião dele sobre os vocais de Bruce Dickinson?
Courtney Love: "Essa música é sobre minha vagina, sabia?"



