Viúva é processada por vender bootleg de Eric Clapton; valor pode chegar a 1 milhão
Por Emanuel Seagal
Postado em 17 de dezembro de 2021
Segundo o jornal alemão Bild uma viúva de 55 anos, nomeada "Gabriele P." foi processada com sucesso por vender um bootleg — gravação ao vivo não autorizada — intitulado "Live USA", no eBay, pelo preço de €9,95, ou cerca de R$65. O bootleg teria sido comprado pelo falecido marido da Gabriele em uma loja de departamentos há mais de 30 anos e segundo ela a listagem do item foi removida após um dia.
Os advogados do rock star de 76 anos enviaram para um tribunal de Düsseldorf uma declaração afirmando que as gravações eram ilegais e feitas sem o consentimento do músico. Em resposta a uma carta padrão da equipe jurídica do Eric Clapton ela teria respondido: "Eu me oponho e peço que não me assedie ou entre em contato novamente", e acrescentou "fique à vontade para entrar com um processo se você insistir nas demandas".
O Tribunal Regional de Düsseldorf decidiu a favor de Eric Clapton e, em seguida, rejeitou o recurso de Gabriele sobre a decisão inicial. O tribunal disse ser irrelevante o fato da viúva não ter comprado o álbum ou saber que se tratava de um bootleg e estipulou ainda que ela deve pagar os honorários de ambas as partes, que totalizam um valor de cerca de 20 mil reais. No caso dela continuar a colocar o CD à venda, ela poderia enfrentar uma multa num valo superior a 1 milhão de reais ou seis meses de prisão.
O empresário do músico, disse ao The Guardian: "A Alemanha é um país onde as vendas de CDs piratas são abundantes, o que prejudica a indústria e os clientes, com gravações de baixa qualidade e enganosas. Junto de vários outros grandes artistas e gravadoras, por vários anos Eric Clapton processou com sucesso centenas de casos na Alemanha de gravações não autorizadas sob as leis de direitos autorais no país."
"Os custos são geralmente mínimos, a menos que o caso seja discutido em tribunal, o que aconteceu aqui, conforme ela instruiu seus próprios advogados. Agora que todos os fatos deste caso específico vieram à tona, a intenção é que o processo formal alemão não seja prosseguido", concluiu.
O advogado da Gabriele disse ao jornal Bild que eles pretendem apelar novamente.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
Slash afirma que o show do Guns não é coreografado, e revela o que odeia fazer no palco
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
O maior álbum de metal da história da Espanha, segundo Regis Tadeu
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
Guitarrista da banda Crotch Rot é assassinado em bar de Curitiba
Assista o primeiro teaser do filme oficial sobre a história do Judas Priest
A música do Megadeth que flerta com o hair metal, segundo o Heavy Consequence


As músicas dos Beatles que Eric Clapton não suportava ouvir
O guitarrista que Angus Young acha superestimado; "nunca entendi a babação"
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
A banda que Eric Clapton colocou acima do Cream; "nós éramos bem limitados no palco"
O guitarrista que Clapton chamou de "um dos mais importantes da história do rock"
O guitarrista que sacaneou Eric Clapton no meio de um solo: "Ele me ferrou totalmente!"
O guitarrista que Eddie Van Halen copiava nota por nota do que ele tocava


