Ian Anderson zoa guitarristas com roadies; "querem que limpem suas bundas também?"
Por Emanuel Seagal
Postado em 19 de janeiro de 2022
Darren Paltrowitz, apresentador do "Paltrocast With Darren Paltrowitz", entrevistou Ian Anderson (Jethro Tull), e o questionou sobre o fato dele nunca apertar a mão dos outros. O músico fez um longo relato de seus problemas de saúde, precauções e aproveitou para alfinetar alguns guitarristas. Veja abaixo o que Ian disse.
"Sofro de infecções no peito desde muito jovem, infecções na garganta e no trato respiratório superior. É um problema bastante constante para mim, intermitentemente. Estou acostumado a tentar não atrair desnecessariamente os vírus do resfriado comum, sejam eles rinovírus, ou coronavírus, ou o vírus da gripe. Porque realmente não é, para mim, apenas uma questão de três ou quatro dias me sentindo um pouco mal. Eu geralmente acabo passando quatro ou seis semanas com uma grave bronquite e me sentindo muito mal, e, claro, há boas chances de que eu esteja em turnê durante esse período."
"Nos últimos 20 anos carreguei uma máscara facial na minha bagagem de mão. A primeira vez que comprei uma foi em Tóquio, no aeroporto, e lembro-me de comprar mais algumas, no aeroporto de Dubai. Elas estavam lá para o caso de precisar deles, se eu estivesse em um ambiente em que estivesse particularmente preocupado em pegar um vírus. Eu tenho lavado as mãos constantemente por muitos anos. Tocando flauta ou guitarra, a última coisa que você quer são mãos gordurosas, seja apertando as mãos ou abrindo portas ou fazendo qualquer coisa. Você realmente quer ter mãos secas e limpas quando você está tocando instrumentos. Assim, ninguém pode tocar meus instrumentos e ninguém pode apertar minha mão ou me contaminar naqueles preciosos momentos entre sair do meu camarim e voltar pra ele. Ninguém toca meu microfone. Eu cuido de coisas que são potencialmente fontes de contaminação. Cuido disso sozinho, e prefiro assim."
"Eu nunca quis que pessoas… a ideia de ter um roadie de guitarra que desembrulha seu instrumento, troca as cordas e afina para você, pelo amor de Deus, você quer que limpe sua bunda também? Alguém que lhe entregue o sabonete no chuveiro? O que é isso? Que bando de fracos! Você deve se orgulhar de seu instrumento e se orgulhar de mantê-lo limpo e afinado."
"Esses racks de guitarras nos bastidores que vejo… eu estava zoando Joe Bonamassa sobre suas 17 guitarras que ele tinha alinhadas no fundo do palco. Eu disse: 'Joe, pra que isso? Você não tem como tocar todas elas em uma noite'. Ele disse: 'Bem, eu só as tenho comigo no caso de eu decidir de repente que quero tocar uma delas'. Enquanto isso, é claro, ele está pagando dezenas de milhares de dólares para transportar essas coisas ao redor do mundo, junto de provavelmente alguns roadies que não fazem nada além de cuidar de suas guitarras. Mas isso faz com que ele e outras pessoas se sintam seguros. Acho que eles são muito orgulhosos dos instrumentos e muito orgulhosos de sua coleção de guitarras, mas eles têm que confiá-los aos dedos sujos de outras pessoas quando se trata de aspectos práticos."
"Eu simplesmente não consigo conceber alguém trocando as cordas da minha guitarra pra mim. É a mesma coisa se eu fosse um policial armado nos EUA, prendendo uma Glock 17 na minha coxa. Eu não confiaria em outra pessoa para limpá-la ou carregar 20 cartuchos de 9mm, e se certificar de que tudo está perfeito, me devolver a arma e me mandar para o mundo louco e cruel. Alguém faria isso? Já é ruim o suficiente quando atores de cinema não checam suas armas da filmagem. Acho que coisas assim são tão importantes. Parece uma questão de vida ou morte quando você sobe no palco com um instrumento que tem que funcionar pra você. Você não quer ter aquele pequeno elemento de dúvida de que talvez não esteja bem afinado ou mecanicamente não está funcionando perfeitamente. Então acredito que parece uma questão de vida ou morte, e de fato o constrangimento que ocorre quando algo não funciona corretamente, você realmente morre uma morte. E eu vi muitos artistas, inclusive eu, e isso aconteceu com eles no palco, e não é uma visão bonita."
"Eu me lembro da primeira vez que tocamos com Jimi Hendrix em Estocolmo. Tudo estava dando errado para ele. Sua guitarra não estava funcionando. Quero dizer, era terrível de assistir. Foi triste e ele estava ficando tão frustrado e com raiva Ele simplesmente não conseguia afinar sua guitarra. Era uma Gibson SG branca que ele estava tocando, e ele não conseguia afinar a maldita guitarra de jeito nenhum, mas as SGs não são instrumentos muito bons, na minha opinião, apesar do fato de Tony Iommi (Black Sabbath) ter ganho muito dinheiro tocando uma."
Assista o bate-papo completo no player abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
A maior banda, música, álbum e vocalista nacional e gringo de 1985, segundo a Bizz
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Os dois discos do ELP que Carl Palmer disse que deveriam virar vasos
Mr.Bungle anuncia show solo em São Paulo
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire

Jethro Tull: veja vídeo de faixa título do novo álbum, "The Zealot Gene"
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
O artista que Ian Anderson coroou como "a mãe da reinvenção"


