Tony Iommi: os seis guitarristas que marcaram o lendário riffmaster do Black Sabbath
Por Bruce William
Postado em 22 de fevereiro de 2022
Tony Iommi é um dos principais criadores do Heavy Metal. "Só" este motivo já o qualifica para ocupar o posto de um dos guitarristas mais importantes da história, sem ser preciso considerar sua capacidade técnica, versatilidade e criatividade. Mas, e para Iommi, quais são os maiores guitarristas de todos os tempos, aqueles que lhe serviram de inspiração?
Embora nunca tenha dito que Django Reinhardt tenha sido uma de suas influências, Iommi reconhece que o jazzista o inspirou a não perder as esperanças de tocar guitarra depois de ter sofrido um acidente de trabalho que ceifou parte de um dedo, o que atrapalhou muito a sua mobilidade, a ponto dele ter que modificar sua abordagem para tocar, pois ele veio a saber que Reinhardt também teve que superar um problema bem parecido. Com isso Iommi mudou a afinação de sua guitarra no que acabaria contribuindo imensamente para criar a sonoridade característica do Black Sabbath.
Black Sabbath - Mais Novidades
Como influência direta de fato, os dois primeiros que surgem são Hank Marvin (The Shadows) e Buddy Holly. "The Shadows foi a única banda que realmente me atraiu no início dos anos 60", disse Iommi. "Aquilo era rock'n'roll, mas eles tinham um som meio demoníaco em alguns aspectos, e eu adorava a ideia de uma banda instrumental - 'Frightened City' e canções assim tinham uma vibração meio estranha. Eu realmente gostava do que eles faziam, e eles tinham um grande som de guitarra dentro daquilo".
Buddy Holly foi outra influência notável, que também serviu de influência para membros de bandas como The Rolling Stones, The Who e The Beatles. "Eu e Brian May (Queen) adorávamos Hank. Uma vez estávamos em estúdio e começamos a tocar coisas do Shadows, depois Hank Marvin, Chuck Berry e um pouco de Buddy Holly. Eu gostava de (Eric) Clapton, adorava o John Mayall (da banda Bluesbreakers)". Na mesma entrevista, Iommi diz que não prestou muita atenção no Cream, embora com o passar do tempo tenha passado a admirar, o que é um pouco curioso já que o Black Sabbath tem riffs que lembram um pouco o trabalho de Clapton no Cream.
Sobre Jimi Hendrix, Iommi comenta: "Ele veio com algo novo na época que gerou muito entusiasmo, seu estilo único de tocar, virar a guitarra de ponta cabeça... e a agressividade e força com a qual ele tocava o instrumento atrás do pescoço, coisas que ninguém fazia até então".
Como seria de se esperar, Iommi também admira muito o trabalho de Eddie Van Halen. O Van Halen excursionou com o Black Sabbath durante a década de 1970, e Iommi se relembrou de ter assistido a banda norte-americana com alguma inveja. Embora ele tenha admitido que não poderia imitar o que o Van Halen criou, ele permaneceu amigo do músico. Tragicamente, Van Halen morreu em 2020.
Dos seis músicos que Iommi admitiu como influências (Hank Marvin, Buddy Holly, Chuck Berry, Eric Clapton, Jimi Hendrix e Eddie Van Halen), dois deles são britânicos: Marvin e Clapton. Os outros quatro cresceram nos Estados Unidos, o que era típico da idade dos músicos da época de Iommi. Músicos britânicos passaram muito tempo ouvindo os discos de blues do outro lado do oceano e trouxeram a música de volta para eles na década de 1960, quando Beatles, Rolling Stones e The Animals demonstraram os acordes e cadências que eles haviam roubado de seus vinil. E dos seis guitarristas que Iommi mencionou, dois deles eram contemporâneos diretos. Ele estava na mesma faixa etária de Clapton e Hendrix, e carregou a chama até a década de 1970, uma década que Hendrix nunca testemunhou.
E Iommi continua aqui, mas Holly, Hendrix e Van Halen infelizmente não estão mais entre a gente. O tempo se aproxima de todos nós, sejamos rockstars ou não. Mas Iommi também tem seu quinhão de admiradores, do Queen ao Arctic Monkeys. Ele foi o homem que criou o riff de heavy metal, e seu lugar em Valhalla está, sem dúvida, totalmente garantido!
FONTE: Far Out Magazine
https://faroutmagazine.co.uk/tony-iommis-favourite-guitarists-of-all-time/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
Guns N' Roses confirma local do show em Porto Alegre ano que vem
Nile confirma retorno ao Brasil em março de 2026 com três apresentações
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
Após aposentadoria, David Coverdale anuncia saída das redes sociais
O músico a quem Eric Clapton devia desculpas e foi ao show para fazer as pazes
O clássico do Guns N' Roses que Regis Tadeu detesta: "Muito legal, nota três"
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
Como Eric Clapton inspirou Steve Morse a se reinventar após perdas pessoais e limites físicos
Frase de Fabio Lione provoca burburinho e fãs veem indireta sobre insatisfação no Angra
O álbum do AC/DC que era o preferido de Malcolm Young, e também de Phil Rudd
Andreas Kisser pensou em mudar o nome do Sepultura após saída de Max Cavalera

Tony Iommi conta como reaprendeu a tocar guitarra após acidente com sua mão direita
Sharon descreve como foram os últimos momentos de Ozzy Osbourne
Sharon revela as últimas palavras que ouviu de Ozzy Osbourne
Black Sabbath e Led Zeppelin precisaram de apenas meia hora para compor dois clássicos do rock
A banda que fizeram Ozzy acreditar que o Black Sabbath jamais conseguiria alcançar
Lenda do heavy metal, Bill Ward afirma que Lars Ulrich é um baterista brilhante - e tagarela
Brian May chorou em uma das últimas apresentações de Ozzy Osbourne
O vocalista que foi dar um rolê e acabou entrando em uma das maiores bandas de todos os tempos
O período da carreira do Black Sabbath que Tony Iommi considera caótico e frustrante
Como "Paranoid", do Black Sabbath, impactou o guitarrista Andreas Kisser
Geezer Butler e Tony Iommi homenageiam Ozzy Osbourne, que faria 77 anos nesta quarta-feira
Total Guitar: os 20 melhores riffs de guitarra da história
A banda que fez o Black Sabbath com Dio afinar e cancelar o show; "estão com medo da gente"


