Tony Iommi: os seis guitarristas que marcaram o lendário riffmaster do Black Sabbath
Por Bruce William
Postado em 22 de fevereiro de 2022
Tony Iommi é um dos principais criadores do Heavy Metal. "Só" este motivo já o qualifica para ocupar o posto de um dos guitarristas mais importantes da história, sem ser preciso considerar sua capacidade técnica, versatilidade e criatividade. Mas, e para Iommi, quais são os maiores guitarristas de todos os tempos, aqueles que lhe serviram de inspiração?
Embora nunca tenha dito que Django Reinhardt tenha sido uma de suas influências, Iommi reconhece que o jazzista o inspirou a não perder as esperanças de tocar guitarra depois de ter sofrido um acidente de trabalho que ceifou parte de um dedo, o que atrapalhou muito a sua mobilidade, a ponto dele ter que modificar sua abordagem para tocar, pois ele veio a saber que Reinhardt também teve que superar um problema bem parecido. Com isso Iommi mudou a afinação de sua guitarra no que acabaria contribuindo imensamente para criar a sonoridade característica do Black Sabbath.
Black Sabbath - Mais Novidades
Como influência direta de fato, os dois primeiros que surgem são Hank Marvin (The Shadows) e Buddy Holly. "The Shadows foi a única banda que realmente me atraiu no início dos anos 60", disse Iommi. "Aquilo era rock'n'roll, mas eles tinham um som meio demoníaco em alguns aspectos, e eu adorava a ideia de uma banda instrumental - 'Frightened City' e canções assim tinham uma vibração meio estranha. Eu realmente gostava do que eles faziam, e eles tinham um grande som de guitarra dentro daquilo".
Buddy Holly foi outra influência notável, que também serviu de influência para membros de bandas como The Rolling Stones, The Who e The Beatles. "Eu e Brian May (Queen) adorávamos Hank. Uma vez estávamos em estúdio e começamos a tocar coisas do Shadows, depois Hank Marvin, Chuck Berry e um pouco de Buddy Holly. Eu gostava de (Eric) Clapton, adorava o John Mayall (da banda Bluesbreakers)". Na mesma entrevista, Iommi diz que não prestou muita atenção no Cream, embora com o passar do tempo tenha passado a admirar, o que é um pouco curioso já que o Black Sabbath tem riffs que lembram um pouco o trabalho de Clapton no Cream.
Sobre Jimi Hendrix, Iommi comenta: "Ele veio com algo novo na época que gerou muito entusiasmo, seu estilo único de tocar, virar a guitarra de ponta cabeça... e a agressividade e força com a qual ele tocava o instrumento atrás do pescoço, coisas que ninguém fazia até então".
Como seria de se esperar, Iommi também admira muito o trabalho de Eddie Van Halen. O Van Halen excursionou com o Black Sabbath durante a década de 1970, e Iommi se relembrou de ter assistido a banda norte-americana com alguma inveja. Embora ele tenha admitido que não poderia imitar o que o Van Halen criou, ele permaneceu amigo do músico. Tragicamente, Van Halen morreu em 2020.
Dos seis músicos que Iommi admitiu como influências (Hank Marvin, Buddy Holly, Chuck Berry, Eric Clapton, Jimi Hendrix e Eddie Van Halen), dois deles são britânicos: Marvin e Clapton. Os outros quatro cresceram nos Estados Unidos, o que era típico da idade dos músicos da época de Iommi. Músicos britânicos passaram muito tempo ouvindo os discos de blues do outro lado do oceano e trouxeram a música de volta para eles na década de 1960, quando Beatles, Rolling Stones e The Animals demonstraram os acordes e cadências que eles haviam roubado de seus vinil. E dos seis guitarristas que Iommi mencionou, dois deles eram contemporâneos diretos. Ele estava na mesma faixa etária de Clapton e Hendrix, e carregou a chama até a década de 1970, uma década que Hendrix nunca testemunhou.
E Iommi continua aqui, mas Holly, Hendrix e Van Halen infelizmente não estão mais entre a gente. O tempo se aproxima de todos nós, sejamos rockstars ou não. Mas Iommi também tem seu quinhão de admiradores, do Queen ao Arctic Monkeys. Ele foi o homem que criou o riff de heavy metal, e seu lugar em Valhalla está, sem dúvida, totalmente garantido!
FONTE: Far Out Magazine
https://faroutmagazine.co.uk/tony-iommis-favourite-guitarists-of-all-time/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt
O melhor álbum de 11 bandas lendárias que surgiram nos anos 2000, segundo a Loudwire
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
O riff escrito nos anos 2000 que causou inveja em Jimmy Page
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
John Lennon criou a primeira linha de baixo heavy metal da história?
O álbum "exagerado" do Dream Theater que John Petrucci não se arrepende de ter feito

Tony Iommi conta como reaprendeu a tocar guitarra após acidente com sua mão direita
O riff de 1975 que Dave Grohl diz ter dado origem ao heavy metal na sua forma mais rápida
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
A música do Soulfly que "transporta" Max Cavalera para "Vol. 4", do Black Sabbath
Roger Waters dobra a aposta após falar de Ozzy; "não gosto de quem morde cabeça de morcego"
Dave Mustaine diz que mortes de Ozzy Osbourne, Dio e Lemmy Kilmister o afetaram
Tony Iommi tem 70 guitarras - mas utiliza apenas algumas
A respeitosa opinião de Tony Iommi sobre o guitarrista Jeff Beck
O polêmico álbum de Metal que Geezer Butler gostaria de ter escrito
A reação de Ozzy após Steve Vai apontar desafinação no 1° álbum do Black Sabbath
Keith Richards: Metallica e Black Sabbath são "grandes piadas"


