Tony Iommi conta como reaprendeu a tocar guitarra após acidente com sua mão direita
Por Mateus Ribeiro
Postado em 20 de dezembro de 2021
O guitarrista Tony Iommi é conhecido por ser o fundador da entidade chamada Black Sabbath e por ser o maior criador de riffs da história do heavy metal. Porém, antes de se tornar um ícone da música pesada, Anthony Frank Iommi trabalhava em uma metalúrgica quando ainda era adolescente.
Black Sabbath - Mais Novidades
A vida de Tony como metalúrgico durou pouco tempo e apesar de ter pedido demissão, o jovem rapaz ainda foi trabalhar pelo último dia. E foi justamente nesse dia que um acidente com uma máquina o fez perder a ponta de dois dedos de sua mão direita.
Por pouco, a fatalidade não acabou com uma carreira que nem havia começado, como relatou o guitarrista durante participação no programa Planet Rocks, apresentado por Liz Barnes. "Depois do meu acidente, minha vida mudou completamente, porque muitos médicos me disseram que eu não seria capaz de tocar de novo, para eu esquecer isso. Bem, eu disse: ‘Eu realmente quero fazer isso’. [Os médicos responderam] ‘Bem, você terá que arrumar outra ocupação’. Mas eu realmente queria fazer isso, e respondi: ‘Deve haver uma maneira de aprender a tocar e levar isso adiante’", afirmou Iommi, em trecho transcrito e publicado pelo site Metalhead Zone.
O lendário guitarrista falou que se espelhou em Django Reinhardt, guitarrista de jazz que perdeu dois dedos por conta de um incêndio e mesmo assim, continuou tocando. "Quando sofri o acidente, um cara de me trouxe um disco de Django Reinhardt, coloquei e achei ótimo. E então ele me contou uma história de Django Reinhardt, que ele tocava com apenas dois dedos. E isso realmente me inspirou a continuar".
Além de inspiração, Iommi também contou com a famosa gambiarra, já que ele mesmo fabricou novas pontas para seus dedos, com um frasco de detergente. "Eu comecei a fazer minhas próprias pontas, então fiz as minhas com o frasco do Fairy Liquid [marca do produto de limpeza], derreti, sentei lá com um ferro de solda quente e fiz um tubo que coubesse em um dedo. Eu ficava sentado lá por semanas, esfregando-o para moldá-lo como o meu dedo".
Como você deve ter imaginado, a artimanha de Iommi não deu muito certo, então, ele teve que apelar para outro nível. "Por ser de plástico, as pontas escorregavam, então, eu tive que encontrar um material que tivesse atrito com a corda, que acabou sendo couro da minha velha jaqueta. E funcionou! Engraçado, eu arranquei pedaços de couro daquela jaqueta anos a fio. Era uma jaqueta completa. E funcionou, deu certo! Então, acabei de aprender a tocar com as novas pontas, o que não foi fácil porque você não conseguia sentir nada, havia um grande caroço em seus dedos".
Felizmente, Tony Iommi conseguiu seguir sua carreira e se tornar um monstro do heavy metal, estilo que ele ajudou a fundar, com a ajuda de uma jaqueta de couro. A última música lançada pelo nosso herói é "Scent Of Dark", que nasceu a partir da criação de um perfume. Confira mais detalhes na matéria a seguir.
Black Sabbath: A perda dos dedos de Tony Iommi
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps