RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas

imagemCinco países com muita tradição no mundo do heavy metal

imagemA banda punk que zombou do AC/DC em 1976, mas depois se arrependeu

imagemRobert Plant e a banda que ele se ofereceu para tocar baixo

imagemSupergrupo com membros de Van Halen, Bon Jovi e Aerosmith terá Jeff Scott Soto no vocal?

imagemO profundo significado do "Trem" nas letras de Raul Seixas, segundo o próprio

imagemO hit dos Beatles que Paul McCartney faz ligeira indireta para indesejada Yoko Ono

imagemGráfico em vídeo mostra cantoras de metal mais populares entre 2004 e 2023

imagemO álbum dos Rolling Stones que Keith Richards considera "subestimado"

imagemMaterial inédito do Led Zeppelin pode ter sido encontrado por Jason Bonham

imagemSamuel Rosa publica mensagem tocante antes de último show do Skank

imagemA diferença entre Marty Friedman e Kiko Loureiro, segundo Dave Mustaine

imagemMatt Cameron nega que vai assumir lugar de Taylor Hawkins no Foo Fighters

imagemLemmy Kilmister sobre saída de Dee Dee dos Ramones: "Aquilo acabou com Joey"

imagemMustaine diz que doença de Bruce Dickinson fez Megadeth trocar de baterista e guitarrista

imagemContinuação abandonada do "Van Halen III" "soava muito bem" para Michael Anthony


Stamp
Summer Breeze B

Bruce Dickinson: relembrando "Scream For Me Brazil" e como ele quase não aconteceu

Por Mário Pescada
Postado em 04 de fevereiro de 2022

Durante a tour do disco "Chemical Wedding" (1998), Bruce Dickinson não só presenteou os fãs brasileiros fazendo shows pelo país como também aproveitou sua passagem para lançar seu segundo disco ao vivo, "Scream For Me Brazil" (1999).

Bruce Dickinson

Os trechos a seguir estão no livro "Holy Smoke: IRON MAIDEN nos anos 90" (2021), segundo livro da trilogia sobre a história da banda escrito por Martin Popoff, que também cobre em detalhes sua carreira solo. Lançado no Brasil pela Editora Denfire (o primeiro foi "Where Eagles Dare - IRON MAIDEN nos Anos 80"), Popoff recupera entrevistas em que Bruce relembra todos os detalhes do disco "Scream For Me Brazil" (1999) e como que ele quase não aconteceu, confira:

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Esse álbum quase não aconteceu, explica Bruce. Quando chegamos ao primeiro show em São Paulo, tínhamos tudo montado para a gravação, e saímos para a primeira música, e Stan, nosso engenheiro, estava no caminhão e não saía nada dos alto-falantes. Ele disse: ‘O que aconteceu?!’ O engenheiro brasileiro olhou para ele e disse: ‘Hmm, não sei; estava tudo funcionando antes’, e Stan disse: ‘Não estamos gravando nada!

Por volta da quarta música, começaram a registrar algo e começamos a soar como uma banda. E até hoje não sabemos o que aconteceu. Era uma mesa digital, mas basicamente toda a mesa se reiniciou completamente e apagou toda a sua memória, o que significava que havíamos perdido as primeiras três ou quatro músicas do repertório. Ele me contou isso no final, e foi um show tão brilhante, porque foi o primeiro em São Paulo. Minha reação foi tipo, ‘Ah, que merda!

Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Felizmente, pudemos gravar um dos outros shows para preencher algumas das lacunas que tínhamos. E também adicionamos um show extra; foi um show de matinê que tinha cerca de dois terços dos ingressos vendidos em um domingo e estávamos indo embora naquela noite. E isso foi em São Paulo também. Tocamos duas noites em São Paulo, uma esgotada, outra com cerca de dois terços cheia. Então eu disse, ‘Olha, já que vamos fazer esse show extra, e o estúdio móvel está em São Paulo, vamos gravar esse também, só para nos garantirmos. Porque eu estava muito desconfiado de tudo àquela altura (risos). Acabou ficando ótimo, mas tivemos que mexer nas fitas. Acho que um dos melhores sons das faixas que foram restauradas a partir de cópias de segurança foi "Book Of Thel."

Bruce contou a Adrian Bromley (nota: jornalista canadense da cena metal morto em 2008): "Gravar no Brasil pareceu a melhor coisa a fazer com esse álbum. Até o DEEP PURPLE tinha um disco ao vivo chamado "Made In Japan". Todas as bandas que iam fazer um disco ao vivo queriam ir até lá e gravar algo que se chamasse "Made In Japan" ou algo assim. Estou me incluindo nisso. A) Ninguém jamais gravou um disco ao vivo de qualquer lugar na América do Sul digno de nota, e B) O público de lá é ótimo. O principal motivo de você fazer um disco ao vivo é poder criar a melhor experiência ao vivo possível. O Brasil tem um dos melhores públicos ao vivo que conheci em minha carreira. Fizemos essa gravação ao longo de cinco apresentações, cerca de cinco mil fãs por noite, e no total acabamos tocando diante de vinte mil pessoas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Bruce continua: "Com aquele show extra na matinê, pudemos gravar as três primeiras músicas adequadamente e adicioná-las à gravação que fizemos na noite anterior. Isso praticamente ajudou a solidificar nosso repertório, embora eu ache que a música ‘The Tower’ seja de um show no Rio de Janeiro e ‘Chemical Wedding’ de uma cidadezinha, Vinhedo, a algumas horas de São Paulo. Não mudamos muito dentro do repertório que havíamos aprimorado após todos esses meses tocando. Por que mudar as músicas que nos tornamos tão bons em tocar? Um disco com o melhor que você tem? Tocamos algumas músicas extras no final de cada show, mas curiosamente as músicas não foram incluídas no disco. As faixas extras eram ‘Jerusalem’ e ‘Taking the Queen’.

Bruce Dickinson

Também excluímos qualquer coisa do IRON MAIDEN que tínhamos gravado (nota: foram três sons da Donzela de Ferro excluídos: "Powerslave", "2 Minutes To Midnight" e "Flight Of Icarus", além de mais três sons da carreira solo). Essa decisão foi minha. Eu queria manter as duas coisas separadas porque vou continuar fazendo discos solo e acho importante manter uma linha muito definida entre as duas coisas. Acho que é justo para todos, tanto o Maiden quanto meus próprios fãs. Acho que compartilho uma base de fãs com ambos, então foi uma decisão importante".

"Holy Smoke: IRON MAIDEN nos anos 90" (2021) tem o tradicional relato jornalístico de Popoff com juntada de entrevistas, bastidores, testemunhos de membros da banda, além de analisar, faixa a faixa, disco a disco, TODOS os lançamentos do período, de "No Prayer For The Dying" (1990) a "Virtual XI" (1998) pelo IRON MAIDEN e de "Tattooed Millionaire" (1990) a "Scream For Me Brazil" (1999) pelo lado de Bruce.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O livro pode ser pedido através do e-mail [email protected], no site da Editora Denfire ou direto nos pontos de venda indicados no site.

Iron Maiden: segundo da trilogia, "Holy Smoke - Iron Maiden nos anos 90", mantém nível

FONTE: Editora Denfire
https://editoradenfire.com/

Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Pomba


publicidadeAdemir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | André Silva Eleutério | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Euber Fagherazzi | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Henrique Haag Ribacki | José Patrick de Souza | Julian H. D. Rodrigues | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Mário Pescada

Mineiro, leitor compulsivo, ouvinte de todas as vertentes do rock - do blues ao grindcore. Valoriza mais a honestidade e entrega em cima do palco do que a técnica. Guarda os flyers dos shows que vai como se fossem relíquias.
Mais matérias de Mário Pescada.