Led Zeppelin: como surgiu o clássico "Stairway to Heaven", segundo Jimmy Page
Por Gustavo Maiato
Postado em 03 de fevereiro de 2022
O clássico "Stairway to Heaven", do Led Zeppelin, é um dos grandes marcos da história do rock e é conhecido pelo icônico solo de Jimmy Page, considerado por diversas listas como o maior de todos os tempos.
Em entrevista para a BBC traduzida pelo canal Arte Legendada, Page relembra como foi o processo de composição de "Stairway to Heaven". Segundo o guitarrista, a ideia era que a música começasse com um "violão frágil" e que fosse se desdobrando em várias camadas.
"Eu queria fazer uma música que começasse com um violão bem frágil e exposto. Como se fosse um homem pobre tocando a peça ‘Bourrée’, do Bach. Algo nessa linha. Conforme o instrumental se desenrola, vão surgindo essas flautas no começo. Isso dá uma sensação levemente medieval na música. Essas flautas foram ideia do John Paul Jones. Ele tocou as flautas. Quando eu tive a ideia para ‘Stairway to Heaven’, não pensei necessariamente em flautas. Minha ideia era ter uma textura mais para o piano elétrico. O objetivo era ter uma música que continuaria se desdobrando em mais camadas e atmosferas. Toda intensidade e sutileza da composição iria acelerar conforme passasse por essas camadas. Cada nível emocional e musical. Continua se abrindo conforme segue sua passagem", explicou.
Ainda de acordo com Jimmy Page, em certo ponto o vocalista Robert Plant surgiu com a letra, o que facilitou bastante o processo.
"A contribuição do Robert Plant com as letras do Led Zeppelin sempre foi algo magnífico. Isso foi no período em que estávamos em Headley Grange. Foi um pouco complicado fazer isso tudo sem um vocal, porque nessa altura não tinha letra ainda. No começo, era apenas o esqueleto do que a música viria a ser. Eu tinha mapeado na minha cabeça do início até o final. Mas foi complicado, tem muita variação lá. Lembro que uma vez o Robert estava sentado, escrevendo. Nunca esquecerei essa cena. Então, tocamos a música do começo ao final, com a abertura de violão que todos conhecem. Aí o Robert entra e começa a cantar em harmonia. Ele já devia ter uns 90% da letra pronta nessa ocasião. Eu aprendi com o John Bonham é que ele poderia ser muito efetivo nesse caso se surgisse em algum lugar no meio da música. Essa jornada vai se iniciando. Tudo foi planejado, sabe? Não foi um acidente ou algo improvisado. Foi uma espécie de projeto mesmo. Agora, quando eu era músico de estúdio, tinha uma regra que dizia que ‘músico não pode acelerar a música’. Então, em ‘Stairway’, quis quebrar essa regra. Por isso tem uma aceleração. Eu estaria quebrando essa regra número 1", disse.
Por fim, Jimmy Page explicou sobre o conceito por trás de seu famoso solo de guitarra. "O conceito do solo é ser uma espécie de fanfarra. É uma transição definitiva. Para introduzir a fanfarra. O solo vai subir com tudo. Foi um tempo inspirador para todos nós. ``Stairway'' é um subproduto dessa época. Nós comíamos, dormíamos e escrevíamos músicas. Foi como um marco para o Led Zeppelin", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps