Brian Jones, dos Rolling Stones, em 1965 analisando os principais singles de março
Por André Garcia
Postado em 31 de março de 2022
A Melody Maker é uma das mais tradicionais publicações musicais que já existiu. E na década de 60 ela tinha uma seção chamada Blind Date (encontro às cegas, em livre tradução), onde um convidado ouvia alguns dos lançamentos de singles do mês sem ver a capa, e atacava de crítico musical fazendo sua análise deles.
Conforme resgatado pelo canal do YouTube Yesterday’s Papers, a edição de março de 1965 trouxe Brian Jones, guitarrista dos Rolling Stones, a poucos meses do estouro do hit "(I Can't Get No) Satisfaction".
"All Summer Long" - Beach Boys
Rolling Stones - Mais Novidades
Isso me lembra a Califórnia. Soa como os Beach Boys, mas poderia ser o Trade Winds. Mais provável que seja Beach Boys, porque soa como uma produção de Brian Wilson. Eles costumavam cantar melhor que isso... Na verdade, é horrível! Eu lamento porque Brian Wilson é um ótimo produtor. "I Get Around" era boa, mas essa música é brega. E eu não estou bancando o Andrew Oldham, dizendo que todo mundo é um mau produtor exceto Phil Spector… mas isso é chocante! Principalmente para alguém tão grande nos Estados Unidos. Eu não ficaria surpreso se fosse uma banda inglesa tentando soar como surfistas.
"It's Growing" - The Temptations
Isso é The Temptations. Legal, eu adoro. Eles sempre têm um bom guitarrista. Um amigo meu viu eles na televisão uma noite dessas e disse que eles são muito bons visualmente. Eu não acho que vai ser grande na Motown. Sejamos sinceros… Marvin Gaye surgiu, mas nunca lançou um sucesso, o que é uma grande pena, já que é um dos meus artistas preferidos. É surpreendente que ele não esteja em excursão por aqui. The Temptations pode fazer sucesso, por outro lado. Essa música é bonita, e o arranjo é demais. O engraçado é que, quando artistas começam a lançar discos pela Motown, com o passar do tempo todo mundo começa a soar igual. Começam ótimos, mas depois todo mundo começa a ficar parecido.
"True Love Ways" - Peter & Gordon
Eu conheço essas vozes… Eles são famosos? Ah, Peter & Gordon. Eu falei com eles ontem. É engraçado como eles foram praticamente esquecidos aqui, e nos Estados Unidos e na Austrária eles são tão grandes. Eu e Paul McCartney tocamos em algumas faixas do disco deles, só por diversão. É bem sem alma, mas é legal. Eu acho eles bons cantores, mas é o tipo de música muito melosa. Todos os fãs de Buddy Holly devem estar se contorcendo de nervoso. Até que há um clima bem dramático nela. Quem fez o arranjo? Geoff Love, provavelmente. Vai ser um grande sucesso nos Estados Unidos e na Austrália, mas não tanto quanto "I Go to Pieces". Tenho um pressentimento de que pode ser que faça sucesso aqui.
"The Telephone Song" - Stan Getz
O que leva o pessoal a lançar um single como esse? O mercado de singles é um mercado pop. Pessoas que querem comprar música de qualidade (na falta de uma palavra melhor) compram álbuns. Esse tipo de música precisa ter um encarte com notas técnicas e foto de mulher na capa. As pessoas que compram isso não estão interessadas em singles. Não faz sentido pra mim. Se eles colocassem isso num EP venderia mais. Eu não sei quem é, estou totalmente por fora da cena de jazz.
"Good" - Zoot Money's Big Roll Band
O cantor soa como se tivesse fazendo força para acompanhar o resto. Talvez seja o toca-discos, mas eu estou tendo dificuldade pra entender a letra. Poderia ter sido uma ótima música, mas deveria ter sido mais lenta. Os acordes são legais e tem umas boas sequências, mas a produção podia ter sido melhor. Aposto que o compositor não pretendia que a música fosse tão rápida.
"I'm So Lonesome I Could Cry" - Frank Ifield
Johnny Cash e Johnny Tillotson já cantaram essa. Eu conheço essa voz. Seria Frank Ifield? É uma bela música. Eu tenho a versão do Johnny Cash, que tem uma steel guitar. Ah, ele está cantando errado, não está cantando como uma música country. Mas a música é tão boa que vai fazer sucesso. É a primeira que eu ouço que com certeza vai ser um hit. Todos os papais e mamães vão adorar. Sabe aquele pessoal que faz fila no [London] Palladium pra ver Cliff [Richard]? Ele faturou uma bolada lá. Mas eu não acho que a garotada vai comprar, eles estão muito ocupados comprando os lançamentos do The Kinks e os Beatles.
"Blue Roses" - The Naturals
Essa é legal. Isso é britânico. Ah, tem um gaitista tipo Norrie Paramor, aposto que é o mesmo da música do Frank Ifield. Eu não sei quem é. Eles possuem algum sucesso? É agradável, mas, novamente, é uma faixa para álbum. No começo parecia que ia ser algo grandioso, mas mudou do nada. É uma mistura de The Bachelors, The Cliff Adams Singers e o gaitista de Norrie Paramor, o guitarrista do The Kinks, Jimmy Leach tocando órgão e com produção da BBC.
"Sea Cuise" - Frankie Ford
Isso é Frankie Ford? Eu estava falando dele com Andrew Oldham uma noite dessas. Soa tão datado. A era de ouro do rock n roll. Não tenho muito o que dizer dessa. Eu não acho que vá ser um hit.
[an error occurred while processing this directive]Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps