Jon Spencer Blues Explosion: Após hiato, banda de garage blues encerra atividades
Por Jonathan Silva
Postado em 26 de março de 2022
Após um hiato iniciado em 2016, o power trio novaiorquino de garage blues Jon Spencer Blues Explosion encerrou as atividades. Em entrevista ao podcast Kreative Krontol na última terça (22), o líder do grupo, Jon Spencer, deu como encerrado o projeto iniciado em 1991. Segundo Spencer, o motivo do término seriam os problemas de saúde de Judah Bauer, guitarrista da banda.
"Nosso último disco foi o Freedom Tower: No Wave Dance Party (2015), e então estávamos em turnê, tocando pelo mundo após isso. Aí o Judah Bauer ficou realmente doente por conta de uma doença respiratória. E isso é muito complicado. Ficou impossível para ele excursionar, e também de estar no palco. Nós tivemos de parar", afirmou Jon Spencer.
O líder do Blues Explosion ainda explicou o porquê de não ter comentado sobre a situação do grupo antes. "Eu pensei que as pessoas sabiam (sobre o fim do grupo). Realmente não queríamos fazer um grande pronunciamento sobre isso só pro caso de algo mudar. Qual o sentido de dizer ‘nunca mais’, sabe?"
Procurados pelo site americano Pitchfork, a banda respondeu, através de um representante, sobre o pronunciamento do término. De acordo com a nota, escrita no ponto de vista de Jon Spencer, a banda deixa claro que o Blues Explosion está encerrado "pelo menos por enquanto".
"Bom, ‘nunca diga nunca’, mas pela minha própria sanidade eu tive que aceitar que a banda estava encerrada - pelo menos por enquanto - e que eu deveria seguir. Portanto, há o começo do the HITmakers. Falei abertamente sobre isso em outras entrevistas nos últimos anos. Não há grande segredo ou furo."
Jon Spencer and the HITmakers é o nome do novo projeto de Jon Spencer. A banda já divulgou dois singles e tem um álbum previsto para lançamento em abril deste ano.
O Jon Spencer Blues Explosion surgiu em 1991, em Nova York. Após o término da banda de garage rock Pussy Galore, o ex-vocalista e guitarrista Jon Spencer fundou um novo grupo que unisse o garage rock, blues, punk e rock alternativo. Além de Jon Spencer nos vocais e guitarra, a banda era composta por Judah Bauer (guitarra) e Russell Simins (bateria). O Blues Explosion lançou 13 álbuns de estúdio; entre os destaques, estão Orange (1994), Now I Got Worry (1996), Acme (1998) e Plastic Fang (2002) - este último rendeu o single de maior sucesso radiofônico da banda no Brasil, She Said. Recentemente, a banda conquistou popularidade com a inserção da música Bellbottoms, do álbum Orange, na trilha sonora do filme Em Ritmo de Fuga.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O clássico absoluto do Black Sabbath que o jovem Steve Harris tinha dificuldade para tocar
O disco de hip-hop que fez a cabeça dos irmãos Cavalera nos anos 80
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Mark Morton, do Lamb of God, celebra sobriedade e explica por que ainda aborda o assunto

Krist Novoselic, baixista do Nirvana, comenta o suicídio de Cobain
Slash: Como ele largou os vícios em drogas, álcool e cigarro?
Guns N' Roses: As melhores músicas segundo a Ultimate Classic Rock
James Hetfield, do Metallica, admite que não aguenta o pretensioso Jon Bon Jovi
O único compositor brasileiro na história que foi gravado por Elvis Presley


