Thin Lizzy: como "Whiskey In The Jar" salvou a carreira da banda
Por Mateus Ribeiro
Postado em 24 de março de 2022
A banda irlandesa Thin Lizzy, liderada pelo genial baixista/vocalista Phil Lynott, é muito famosa e influencia até hoje muitos nomes do rock and roll e do heavy metal. Ao longo de sua brilhante carreira, o grupo lançou várias músicas inesquecíveis, como "Jailbreak", "The Boys Are Back In Town", "Bad Reputation" e "Cowboy Song".
Sim, eu sei que ao ler a introdução desta nota, você notou a falta do título de uma música. Não, este redator não se esqueceu de "Whiskey In The Jar". A canção folclórica irlandesa que fez um sucesso estrondoso na versão gravada pelo Thin Lizzy (e depois foi regravada pelo Metallica) salvou a carreira da banda, conforme matéria publicada no site da revista Classic Rock dia 23 de março.
Os trechos abaixo foram baseados na mencionada pauta, assinada por Mick Wall e que apresenta depoimentos que os músicos e o empresário da banda deram na época.
A situação não estava nada boa para o Thin Lizzy no início dos anos 1970, mais precisamente, em 1972. Os dois primeiros álbuns do grupo haviam fracassado comercialmente e a gravadora Decca estava pronta para meter o pé na bunda de Phil e seus parceiros. As fracas vendas dos primeiros álbuns inclusive renderam até uma brincadeira entre os integrantes. "Costumávamos dizer: ‘Quando vamos perder mais algumas semanas fazendo um álbum que não vai vender?'", relembrou o baterista Brian Downey.
O jogo virou quando o empresário Ted Carroll convenceu a Decca a dar mais uma chance para os rapazes. Phil resolveu aproveitar a última cartada com a música "Black Boys On The Corner", que seria lançada como single. "Phil escreveu essa ótima música especialmente para o single, que ele viu como parte de Hendrix, parte de uma música pop comercial. Acho que foi a primeira música que ele escreveu sobre ser negro, e foi importante para ele", disse Brian.
Faltava um lado b para o single. Phil decidiu gravar um cover de "Whiskey In The Jar", música que ele já tocava com Eric Bell, guitarrista original do Thin Lizzy. "Estávamos ensaiando no pub Duke Of York, em Londres, Phil pegou a Telecaster e começou a cantar ‘Whiskey’ com seu próprio acompanhamento, eu encontrei aquele pequeno riff que anuncia a música e corre através dela no disco. Ted Carroll nos ouviu tocando, começou a se entusiasmar com o quão bem soava. Então, montamos a música de forma mais sólida", afirmou Eric.
Dick Rowe, chefe da Decca, gostou do que ouviu e decidiu que o cover de "Whisey In The Jar" seria lançado como o lado a do single. E a decisão não agradou em nada o líder da banda. "Phil ficou furioso. Ele colocou muita [esperança] em ‘Black Boys’, vendo-o como o primeiro grande single da banda. Mas não estávamos em posição de discutir. A banda estava realmente endividada na época e as coisas estavam ficando desesperadoras. A Decca queria ‘Whiskey’ como lado A, então, fomos com eles e a banda começou a tocá-la ao vivo", pontuou Carroll.
"Whiskey In The Jar" aumentou a popularidade do Thin Lizzy na Irlanda, mas faltava a Inglaterra. Foi aí que Ted teve uma ideia sensacional. "Decidi enviar miniaturas de garrafas de uísque para alguns dos produtores da Radio 1 [rede britânica de emissoras de rádio pertencente à BBC]. Tirei os rótulos e os substituí por alguns que tínhamos feito com a inscrição ‘Whiskey In The Jar: Thin Lizzy’ neles. Funcionou muito bem, e a Radio 1 finalmente começou a tocar a música", revelou o visionário manager da banda.
A tática usada por Carroll deu certo e o Thin Lizzy deixou de tocar em pequenos clubes para se tornar uma grande banda, famosa na Irlanda, no Reino Unido e em vários outros lugares do Planeta Terra. Tudo graças ao hit "Whiskey In The Jar", que pode ser ouvido no player a seguir. Aperte o play e boa diversão!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps