O problema de Edu Falaschi com o termo "Descobrimento do Brasil"
Por Gustavo Maiato
Postado em 29 de abril de 2022
O primeiro álbum solo de Edu Falaschi se chama "Vera Cruz" e conta uma história inspirada na época em que os portugueses chegaram no Brasil. Esse período histórico situado no ano de 1500 é comumente chamado de "Descobrimento do Brasil", mas o músico contesta essa nomenclatura.
Em entrevista ao jornalista musical Gustavo Maiato, Edu Falaschi explicou que na verdade o que os portugueses fizeram foi uma "invasão" e não um descobrimento. O assunto foi comentado por Edu enquanto fazia considerações sobre o tema do novo álbum.
"Existem elementos das Cruzadas e dos Templários. É uma história fictícia bem épica. Porém, eu estou comemorando 30 anos de carreira e queria fazer um disco para o Brasil. A história é medieval, as raízes são na Europa. Pesquisando, descobri que existem muitas influências dos Templários no Brasil. Muitos vieram para cá! Existem monumentos para eles aqui. O Descobrimento do Brasil também aparece. Aliás, ‘descobrimento’ entre aspas, foi uma invasão! A vinda dos portugueses em 1500. Fizemos um link da época por volta do ano 1200, que é o início da história, com a questão da profecia que 300 anos depois se cumpriria. Iria surgir um escolhido, que é o personagem principal, o Jorge, que vem para o Brasil. Tem todo um desenrolar riquíssimo que o Fábio Caldeira construiu comigo. Foi assim que optamos por fazer essa ligação com o Brasil", explicou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps