Accept tentou repetir o sucesso com "Stalingrad" (vídeo).
Por Tchelo Emerson
Postado em 13 de abril de 2022
O canal Metal Musikast está publicando uma série especial com resenhas em vídeo de todos os álbuns da banda Accept. Semelhante ao que é feito com músicas e letras do Iron Maiden no especial "Explicando Iron Maiden - Senjutsu", a série traz comentários, curiosidades e análises de cada álbum da grande banda alemã.
O vídeo inédito fala sobre o álbum "Stalingrad", lançado em 6 de abril de 2012.
Você pode ver o vídeo completo no player a seguir.
Depois do retorno com o excelente álbum "Blood of the Nations", aclamado por crítica e público, o Accept resolveu manter os mesmo padrões para o álbum seguinte, "Stalingrad". Mantiveram o mesmo produtor (Andy Sneap), o mesmo estúdio (Backstage Studio, em Derbyshire, Inglaterra), o tema da capa e do título faz referência à guerra (Stalingrad), pois fala da Batalha de Estalingrado, que foi fundamental para o destino dos Aliados na Segunda Guerra Mundial.
A capa tem duas versões, uma em tons avermelhados apenas com o logotipo da banda e o nome do álbum, e outra com um símbolo de duas guitarras Flying V cruzadas sob uma águia estilizada em chamas. No Brasil, o álbum foi lançado pela Shinigami REcords, em parceria com a Nuclear Blast Records.
O conceito sonoro do álbum foi o mesmo do trabalho anterior, com riffs no melhor estilo heavy metal tradicional em profusão aliados às melodias de guitarras. Coros grandiosos e refrãos marcantes.
Mark Tornillo (vocalista) disse na época do lançamento que a manutenção da mesma abordagem musical havia sido proposital: "era para ele ser semelhante mesmo. Se não está quebrado, não conserte".
O álbum tem três músicas que podem ser citadas como grandes destaques: "Hung, Drawn and Quertered" (heavy metal tradicional que abre o disco), "Stalingrad" (mais uma vez, o Accept consegui compor mais um hino) e "Shadow Soldiers (com sua melodia melancólica sobre um heavy metal cativante).
As demais faixas do "Tracklist" são boas, demonstrando todas as características da sonoridade do Accept, com guitarras em destaque.
Porém, os próprios membros da banda admitiram pouco depois que há várias músicas que deveriam ter sido melhor trabalhadas, já que llançaram o "Stalingrad" 20 meses após o lançamento do anterior, o que foi considerado um tanto apressado, mas necessário para manter o nome da banda em evidência no cenário da música pesada mundial.
O Accept fez uma turnê junto com a banda Kreator para promover o "Stalingrad", o que mostra como as músicas mais pesadas e intensas eram mais adequadas para o momento em que a banda estava atuando na época.
Apesar disso, Wolf Hoffmann (guitarrista) e Peter Baltes (baixista) resolveram trabalhar mais tempo nas composições que entrariam no álbum seguinte, buscando uma sonoridade mais ampla e rica em detalhes, como faziam na época dos álbuns clássicos da banda. Mais detalhes no próximo vídeo da série ACCEPT - DISCOGRAFIA COMENTADA, com resenha sobre o álbum "Blind Rage".
Você pode ver o vídeo completo no player a seguir.
O vídeo é o décimo terceiro da série chamada "ACCEPT - DISCOGRAFIA COMENTADA", que vai abordar curiosidades sobre todos os álbuns da banda que desbravou a cena musical dos anos 70 e 80 para inaugurar um circuito para o heavy metal na Alemanha.
METAL MUSIKAST no Youtube é um novo canal para os fãs de metal encontrarem muita informação e histórias sobre as principais bandas de várias vertentes do metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps