Mark Knopfler e o peso da vida de um artista em turnê, por Regis Tadeu
Por Bruce William
Postado em 16 de maio de 2022
Em um corte da participação de Regis Tadeu no podcast Inteligência Ltda, apresentado por Rogério Vilela, o assunto foi o quanto é difícil a vida de músicos em longas turnês. Veja a seguir o vídeo, e logo depois a transcrição resumida/adaptada.
"Uma vez eu entrevistei o Mark Knopfler, do Dire Straits", e Vilela interrompe perguntando se a banda ainda está junta, com Regis respondendo que não. Vilela pergunta se foi por causa de brigas: "Não, não, vou te explicar porque. Eu fiz uma entrevista com Mark Knopfler e ele já estava na carreira solo, isso nos anos noventa, eu era editor de uma revista chamada Cover Guitarra..."
Neste ponto, Regis diz que uma das coisas que se aprende no jornalismo é que quando se vai entrevistar alguém você primeiro ganha a confiança dessa pessoa, mostrando pro teu entrevistado que você sabe o que está falando, e as perguntas mais espinhosas você deixa pro final. Ele então retoma o assunto: "E quando eu entrevistei o Mark Knopfler, uma das últimas perguntas foi: porque o Dire Straits acabou? Qual é a verdade? E o cara me disse 'eu não aguentava mais fazer mala'. A turnê do Dire Straits durava dois anos e meio!"
Neste ponto Vilela fica surpreso e Regis prossegue: "Então ele me disse que não aguentava mais sair do aeroporto, chegar no hotel, desfazer a mala, fazer o show, fazer a mala, voltar pro aeroporto, viajar, chegar no outro lugar, desfazer a mala... E eu entendo isso, quem leva uma vida teoricamente normal não faz ideia do que é você estar preso numa turnê..."
Daí Regis cita a entrevista de Charles Gavin para o podcast, onde o ex-Titã contou que deixou a banda por causa da agenda. "A agenda é que determina a vida das pessoas. E o cara com duas filhas pequenas, não tem como! O artista adapta a vida dele ao que sobrar, pois a prioridade é a agenda. E isso acontece com todo artista, por isso que muita gente pira na estrada, pira no estúdio, porque a pessoa muitas vezes ela... sabe aquela coisa de tomar cuidado com aquilo que você deseja? Às vezes você deseja tanto um negócio que você acaba conseguindo, e daí você vai ver como que o negócio é complicado!".
O episódio completo do podcast Inteligência com Regis Tadeu
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O clássico álbum ao vivo "At Budokan" que não foi gravado no Budokan
Dave Mustaine acha que continuará fazendo música após o fim do Megadeth
As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
A maior banda, música, álbum e vocalista nacional e gringo de 1985, segundo a Bizz
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"


O álbum dos anos 80 que George Harrison disse estar acima dos outros; "boa música bem tocada"
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
A canção do ZZ Top que, para Mark Knopfler, resume "o que importa" na música
Mark Knopfler elege o maior álbum do Dire Straits; "é o melhor em muitos aspectos"
Dire Straits: uma versão pesada de "Money for Nothing" por Leo Moracchioli


