Mark Knopfler e o peso da vida de um artista em turnê, por Regis Tadeu
Por Bruce William
Postado em 16 de maio de 2022
Em um corte da participação de Regis Tadeu no podcast Inteligência Ltda, apresentado por Rogério Vilela, o assunto foi o quanto é difícil a vida de músicos em longas turnês. Veja a seguir o vídeo, e logo depois a transcrição resumida/adaptada.
"Uma vez eu entrevistei o Mark Knopfler, do Dire Straits", e Vilela interrompe perguntando se a banda ainda está junta, com Regis respondendo que não. Vilela pergunta se foi por causa de brigas: "Não, não, vou te explicar porque. Eu fiz uma entrevista com Mark Knopfler e ele já estava na carreira solo, isso nos anos noventa, eu era editor de uma revista chamada Cover Guitarra..."
Neste ponto, Regis diz que uma das coisas que se aprende no jornalismo é que quando se vai entrevistar alguém você primeiro ganha a confiança dessa pessoa, mostrando pro teu entrevistado que você sabe o que está falando, e as perguntas mais espinhosas você deixa pro final. Ele então retoma o assunto: "E quando eu entrevistei o Mark Knopfler, uma das últimas perguntas foi: porque o Dire Straits acabou? Qual é a verdade? E o cara me disse 'eu não aguentava mais fazer mala'. A turnê do Dire Straits durava dois anos e meio!"
Neste ponto Vilela fica surpreso e Regis prossegue: "Então ele me disse que não aguentava mais sair do aeroporto, chegar no hotel, desfazer a mala, fazer o show, fazer a mala, voltar pro aeroporto, viajar, chegar no outro lugar, desfazer a mala... E eu entendo isso, quem leva uma vida teoricamente normal não faz ideia do que é você estar preso numa turnê..."
Daí Regis cita a entrevista de Charles Gavin para o podcast, onde o ex-Titã contou que deixou a banda por causa da agenda. "A agenda é que determina a vida das pessoas. E o cara com duas filhas pequenas, não tem como! O artista adapta a vida dele ao que sobrar, pois a prioridade é a agenda. E isso acontece com todo artista, por isso que muita gente pira na estrada, pira no estúdio, porque a pessoa muitas vezes ela... sabe aquela coisa de tomar cuidado com aquilo que você deseja? Às vezes você deseja tanto um negócio que você acaba conseguindo, e daí você vai ver como que o negócio é complicado!".
O episódio completo do podcast Inteligência com Regis Tadeu
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que Ian Gillan considera a melhor de sua carreira, acima dos clássicos do Deep Purple
A canção de dois adolescentes que impediu "Bohemian Rhapsody" de chegar ao topo das paradas
A banda de metal que Gene Simmons dizia que iria tomar o lugar do Kiss
Zakk Wylde lembra breve período como guitarrista do Guns N' Roses
As 10 melhores músicas do Anthrax com John Bush nos vocais, segundo o Metal Sucks
A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
A banda influenciada pelo Iron Maiden que Bruce Dickinson elegeu como sua favorita
Para Marty Friedman, Nick Menza foi uma das razões para o sucesso do Megadeth
Nigel Durham, ex-baterista do Saxon, morre aos 61 anos
A música do Van Halen que desagradou fãs antigos, mas fez gravadora sentir cheiro de dinheiro
A notícia traumática sobre o Metallica que Cliff Burton deu a Scott Ian do Anthrax
A divergência entre Max Cavalera, Jack Black e Michael Sweet sobre o grunge
Aos 78 anos, Tony Iommi (Black Sabbath) reconhece não ter mais condições de realizar turnês
O álbum do Metallica que tem Kirk Hammett como ponto mais fraco, segundo Gastão
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna

O guitarrista que Ian Anderson admirava tanto que foi acusado de imitar
O álbum que Mark Knopfler gravaria de graça só para tocar perto de um de seus ídolos
Mark Knopfler e os três guitarristas que moldaram seu estilo inconfundível de tocar
O clipe que estragou um dos maiores hits dos anos 80, segundo Humberto Gessinger
Dire Straits: uma versão pesada de "Money for Nothing" por Leo Moracchioli


