Como Lobão peitou gravadoras e acabou com farra dos álbuns não numerados
Por Gustavo Maiato
Postado em 13 de maio de 2022
Na época em que a venda de discos no Brasil era algo muito grande, foi o compositor Lobão que resolveu peitar as gravadoras e acabar com um esquema em que era impossível auditar a quantidade de discos vendidos.
Em entrevista ao canal Corredor 5, no YouTube, o baterista Juba, ex-Blitz, comentou sobre como acontecia a farra dos discos sem numeração.
"Na época, as gravadoras ganhavam muita grana com venda de álbuns. Eles não eram numerados! Isso era uma loucura! Conheço vários artistas que imaginavam que a venda de discos não era igual ao que aparecia na prestação de contas das gravadoras. Então, eles contratavam advogados caríssimos. O que acontecia é que os advogados checavam, cobravam caro do artista, mas diziam que estava tudo certo, que as contas estavam batendo. Lógico que com o dinheiro que as gravadoras tinham, os advogados ganhavam de um lado e imagino que também levava do outro para dizer que estava tudo bem. Como descobrir isso? Simplesmente impossível! Você tem um sócio que não numera nada! É o que tínhamos. Era um sócio que não prestava conta em cima do que fabricava", disse.
Em seguida, Juba disse que foi Lobão quem acabou com esse esquema. Ele também afirmou que muitos artistas que sofriam com isso não se mexiam para resolver, porque a grana pingava de outras fontes de qualquer forma.
"Nosso querido Lobão foi lá e peitou a história toda. Sempre falo para ele que o crédito da história é dele. Ele enfrentou as multinacionais e quis ver os discos numerados. No fundo, as outras pessoas que teoricamente estavam sendo prejudicadas ganhavam muito dinheiro fazendo show. Por isso, as pessoas sabiam que existia o problema, mas desistiam de ir a fundo, porque estava tendo uma entrada de receita maravilhosa com shows e direito autoral. Deixava para resolver para frente. Mas o Lobão quis resolver na hora!", concluiu.
Confira a entrevista completa aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
Alissa White-Gluz aponta hipocrisia de fãs de metal sobre vocais limpos
Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial
Ouça e leia a letra de "Ozzy's Song", homenagem de Zakk Wylde a Ozzy Osbourne
Manowar se manifesta após anúncio da morte de Ross the Boss
O dia que Bruno Sutter abordou Gastão doidão: "Não fumem maconha!"
Green Day emplaca sua quinta música no "Clube do Bilhão" do Spotify
Rock and Roll Hall of Fame inclui Blaze Bayley entre os indicados pelo Iron Maiden
O dia em que Phil Campbell invadiu show do Testament montado em um cavalo
Ritchie Blackmore explica por que saiu do Deep Purple: "Eram só interesses financeiros"
Guitarrista e produtor mantém esperança de que álbum do King Diamond sairá em breve
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
O que faria Eddie Van Halen não ser tão legal assim, segundo Joe Bonamassa
O dia em que guitarrista do Motörhead usou jornais para atrapalhar show do Heaven and Hell


A sumidade do rock nacional que expulsou Lobão de seu álbum solo
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
Regis Tadeu toma partido na briga entre Iron Maiden e Lobão: "Cafona para muitos"
Lobão: "o rock foi excluído do Brasil num processo político-cultural do PT"


