Em 1970, Jim Morrison previu o surgimento do punk ao falar sobre a morte do rock
Por André Garcia
Postado em 07 de maio de 2022
O The Doors foi formado em 1965, e em julho de 67 já chegou ao topo das paradas com "Light My Fire". Seu enigmático, sensual e carismático vocalista Jim Morrison se tornou um idolatrado rockstar, mas não demorou para se cansar daquilo. Assim, ele se afundou na bebida conforme aumentava sua frustração com aquela vida.
Em fevereiro de 1970, o The Doors lançou o bem recebido álbum "Morrison Hotel". No mês seguinte o já inchado, farto de tudo e deprimido Jim Morrison deu uma entrevista para a Rolling Stone, disponível no site oficial da banda.
Ao ser perguntado sobre a morte do rock (um papo que não é de hoje…), o vocalista anteviu o surgimento do punk, que tomou o mundo da música de assalto na segunda metade daquela década.
Rolling Stone: Você acredita que entrará para o grupo de nomes que representam aquilo que algumas pessoas insistem ser a morte do rock?
Jim Morrison: Bom… eu já dizia que o rock estava morto a anos atrás. O que o rock representa para mim é… Tipo, houve um tempo, há 20 ou 30 anos, em que o jazz era a música que atraía as pessoas, e as multidões dançavam. O rock and roll substituiu aquilo, e a geração seguinte chegou e chamou de rock. A nova geração de garotos vai surgir dentro de alguns anos, e vai se juntar e dar um novo nome a isso. Será o tipo de música que vai fazer o pessoal sair de casa para curtir.
Rolling Stone: Mas a 20, 30 anos atrás, a música ainda não tinha virado um símbolo de toda uma cultura — ou contracultura.
Jim Morrison: Sabe, cada geração deseja novos símbolos, novas caras, novos nomes — eles querem romper com a geração anterior. Eles não vão chamar a coisa de rock… Pode reparar que é uma coisa cíclica que acontece a cada cinco ou 10 anos, quando uma galera surge, se junta e faz a ruptura. Se você parar para pensar, o rock não é uma música intelectual. Quero dizer, mesmo se você não entender a letra, ainda há lá nela todo o necessário para provocar uma reação.
Considerada a primeira banda de punk rock, o Ramones sempre teve o The Doors como uma de suas maiores influências. Tanto que no álbum "Mondo Bizarro" (1992), eles regravaram "Take It as It Comes", do álbum de estreia do The Doors, autointitulado, de 1967. Confira abaixo o quarteto novaiorquino tocando a música com a participação de Robby Krieger, o guitarrista do The Doors:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Veja a estreia da nova formação do Rush durante o Juno Awards 2026
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Guns N' Roses estreia músicas novas na abertura da turnê mundial; confira setlist
Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
Para Gary Holt, Exodus é melhor que Metallica, mas ele sabe ser minoria
Por que Geddy Lee achou que Anika Nilles não seria melhor opção para substituir Neil Peart?
A banda que impressionou Eddie Van Halen: "A coisa mais insana que já ouvi ao vivo"
Kip Winger admite não se identificar mais com a música da banda que leva seu nome
Joe Bonamassa lançará show em tributo a Rory Gallagher
Geddy e Lifeson contam o momento em que quase desistiram de Anika Nilles para o Rush
Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Anika Nilles sobre Neil Peart; "Ele definitivamente não era só um baterista de rock"
A música do Led Zeppelin que para Robert Plant é o seu "cartão de visitas" como vocalista


Os 10 piores músicos que passaram por bandas de rock clássicas
A canção do Doors que nasceu no fim de uma relação, virou pesadelo no palco e foi pra guerra
A música do The Doors que dava sono em Paul Gilbert: "isso era chato pra mim"
O melhor álbum do The Doors de todos os tempos, segundo Alice Cooper
A época em que Regis Tadeu ganhava a vida fazendo covers de The Doors e Lou Reed
Jim Morrison: aparecendo como fantasma na Virgínia?
Doors - Perguntas e respostas e curiosidades


