David Gilmour, do Pink Floyd, lista e comenta oito de suas maiores influências
Por André Garcia
Postado em 04 de maio de 2022
David Gilmour integra o Pink Floyd desde seu segundo ano de existência, e é o líder da banda desde 1985, após a saída de Roger Waters. Considerado por muitos um dos mais influentes guitarristas do mundo, no decorrer dessa longa jornada ele criou alguns dos mais marcantes solos do rock.
Mas mesmo o mais influente dos artistas é influenciado por alguém. Por isso, em seu site oficial, Gilmour revelou algumas de suas maiores inspirações: Hank Marvin, Leadbelly, Howlin' Wolf, B.B. King, Bob Dylan, Jimi Hendrix, Beach Boys e Beatles.
A Rock and Roll Garage garimpou suas entrevistas e encontrou um comentário dele sobre cada um desses artistas listados:
Hank Marvin
"Ele [Hank Marvin] foi o primeiro grande herói da guitarra elétrica para nós ingleses."
(David Gilmour em entrevista dada em 1981)
"A forma como eu toco melodias está ligada a coisas como Hank Marvin [fazia no] The Shadows. Aquele estilo de tocar guitarra onde pessoas identificam uma melodia mais encorpada."
(David Gilmour para a Music Radar, em 2006)
Leadbelly
"Leadbelly… eu adorava ele quando eu era bem novo, eu amava ele tocando violão de 12 cordas. Eu sempre gostei de 12 cordas. Quando ele foi preso acusado de assassinato, soltaram ele de tão bem que cantava. 'Rock Island Line' foi uma das primeiras coisas que aprendi. Aprendi também que você podia pegar um único acorde e não sair dele, e assim você podia cantar aquela antiga canção, sozinho. Aquilo foi ótimo, parte da minha infância."
(David Gilmour para a BBC 2 em 2006, no programa Tracks of my Years, de Ken Bruce)
Howlin' Wolf
"Tem muito de blues em minha música. Quando era jovem, eu sentava e tirava muitos daqueles solos clássicos de blues, de Eric [Clapton] e [Jimi] Hendrix, eu também estudava os discos antigos de Howlin' Wolf."
(David Gilmour em entrevista para a edição de julho de 1988 da revista Guitar World)
B. B. King
"Ele [B. B. King] é um cara adorável. O material antigo dele é estupendo, e ele seguiu em frente! Quando eu o conheci em Nova York, ele chegou para mim e disse: 'Aí garoto, tem certeza que você não nasceu no Mississippi?' Eu toquei com ele algumas vezes desde então, no programa Later With Jools Holland [em 1988] e em um de seus álbuns ['Deuces Wild', de 1997]. Quando ele está no camarim, passa a maior parte do tempo escrevendo letras. Tem guitarristas que você reconhece imediatamente, o resto é resto."
(David Gilmour para o The Guardian, em 2006)
Bob Dylan
"Eu ganhei o primeiro disco de Bob Dylan no meu 16º aniversário, que me enviaram de Greenwich Village [Nova Iorque]."
(David Gilmour para a BBC 2 em 2006, no programa Tracks of my Years, de Ken Bruce)
"Eu nunca fui um daqueles que acharam Bob Dylan um monstro por ter começado a tocar guitarra. Eu curti a mudança. Mas devo exaltar o poder do jovem Dylan tocando violão como um cantor de protesto. As pessoas subestimam as habilidades musicais dele. Suas melodias e letras eram disparadas como uma flexa. Para mim ele é incrível!"
(David Gilmour para o The Guardian, em 2006)
Jimi Hendrix
"Jimi Hendrix, [ele era] fantástico. Eu fui a um clube no sul de Kensington, em 1966, e aquele garoto subiu no palco com Brian Auger and The Trinity, botou a guitarra ao contrário e começou a tocar. Eu (e todos os outros presentes) ficamos de boca aberta! No dia seguinte fui nas lojas de discos, perguntando: 'Vocês tem alguma coisa de um cara chamado Jimi Hendrix?', mas ele ainda não tinha lançado nada! Então eu me tornei um fã ávido pelo seu primeiro trabalho. E essa música ['The Wind Cries Mary'] é uma de suas belas baladas, que eu adoro."
(David Gilmour para a BBC 2 em 2006, no programa Tracks of my Years, de Ken Bruce)
Beach Boys
"Eu amo os Beach Boys. Minha antiga banda em Cambridge, quando eu era adolescente, tocava um monte de músicas dos Beach Boys. Mas eu não queria tocar aquelas que eram muito de surfista. Eu preferia o tipo de coisa que Brian Wilson passou a fazer quando saiu daquela onda surf music. Alguns daqueles momentos foram simplesmente sublimes. 'God Only Knows' é uma das melhores. É tão belamente construída… e profunda também.
(David Gilmour para a BBC 2 em 2006, no programa Tracks of my Years, de Ken Bruce)
Beatles
"Eu realmente queria fazer parte dos Beatles. [Eles] me ensinaram a tocar guitarra, eu aprendi tudo [com eles]. As linhas de baixo, os solos, as bases… tudo! Eles eram fantásticos."
(David Gilmour para a Mojo Magazine, em 2015)
"Eu era absolutamente louco pelos Beatles. 'You’ve Got To Hide Your Love Away' talvez tenha sido o primeiro momento de John Lennon sendo influenciado por Bob Dylan. Ela é bem na linha do Bob Dylan. É apenas uma das centenas [de músicas] que eu poderia ter escolhido — qualquer coisa dos Beatles, na verdade."
[an error occurred while processing this directive](David Gilmour para a BBC 2 em 2006, no programa Tracks of my Years, de Ken Bruce)
Como menção honrosa, cabe a inclusão de um nome que, embora não tenha sido mencionado, David Gilmour já reverenciou incontáveis vezes em suas entrevistas: Eric Clapton.
Eric Clapton
"Aqueles caras [John Mayall & The Bluesbreakers] eram incríveis, eu passei um bom tempo aprendendo a reproduzir perfeitamente cada lick deles. Eu recomendo a qualquer músico iniciante experimentar pegar e fazer a mesma coisa. Depois que você aprende a tocar as coisas deles, eventualmente você descobre sua própria forma de fazer aquilo. [Seu estilo próprio] emerge da cópia."
(David Gilmour em entrevista para a revista Relix em 2015)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps