Metallica: o hino da vingança entre gangues - "Seek & Destroy" (vídeo).
Por Tchelo Emerson
Postado em 09 de junho de 2022
Neste vídeo do canal METAL MUSIKAST, temos comentários com histórias e curiosidades que estão por trás de "Seek & Destroy", música composta por James Hetfield (vocal/guitarra base) e Lars Ulrich (bateria), que está no álbum de estreia do Metallica, "Kill'em All".
Você pode ver o vídeo completo no player a seguir.
Analisando a letra, podemos perceber que há um narrador que deseja vingança, mas não há informação sobre o motivo para isso. Há uma narração de uma caçada humana, com toda a tensão típica das histórias de violência urbana num meio social repleto de delinquentes e desajustados.
A inspiração para a letra foi o filme "The Warriors" lançado em 1979 nos Estados Unidos e que se tornou muito popular no Brasil nos anos 80, com o acréscimo do nome "Os Selvagens da Noite".
O filme se passa na violenta Nova York dos anos 70, onde mais de 100 gangues atormentam a cidade. O líder da maior das gangues (Cyrus, da gangue Gramercy Riffs) resolve propor uma trégua e organizar uma reunião geral para articular a dominação de toda a cidade. fica combinado que somente alguns poucos membros de cada uma das gangues podem participar do encontro, sem portar armas e sem brigas.
Porém, nem tudo sai como o planejado e Luther, membro da gangue The Rogues, consegue matar Cyrus, fazendo parecer que foram os membros da Warriors que cometeram o crime. Tem início então uma perseguição aos membros dessa gangue, que atravessam Nova York de madrugada para chegar em seu território, Coney Island.
"The Warriors" não foi um sucesso de bilheteria quando do seu lançamento, mas se tornou um filmen"cult" e deve ter causado grande impacto no letrista do Metallica, James Hetfield.
Vale lembrar que a banda Misfits já havia escrito músicas nesse estilo, como "Moomy, can I go out, and kill tonight?" e essa banda gerou grande influência no Metallica no início da carreira.
Musicalmente, "Seek & Destroy" se assemelha bastante com a música "Dead Reckoning", da banda Diamond Head. Lars Ulrich já disse que houve forte influência dos ingleses nessa música.
"Seek & Destroy" foi a primeira música a ser gravada nas sessões de estúdio do álbum de estreia, pois ela já havia sido gravada na demo "No Life 'Till Leather" e a banda já a tocava frequentemente nos shows, tornando-a bastante familiarizada para os músicos do Metallica, exceto para Kirk Hammett, que havia entrado na banda pouco tempo antes da gravação de "Kill' em All". Talvez por isso é possível identificar uma nota "fora" em um dos solos, o que pode ser ouvido aos 3:46 segundos. Kirk admitiu que tocou uma nota "desconexa" mesmo.
A música chegou a ganhar o apelido de "She Can Destroy" nos anos 80 na Inglaterra, pois o jornalista Xavier Russell escreveu assim o nome da faixa na revista britânica Kerrang!, após assistir um show do Metallica e achar que era isso o que James Hetfield estava cantando.
Na caixa "Live Shit: Binge and Purge" há uma versão estendida de "Seek & Destroy" que ficou muito comum nos anos 90, quando James Hetfield conversava com o público e provoca a participação dos fãs por vários minutos. Nesta versão, o ex-baixista Jason Newsted canta com seu vocal gutural.
"Seek & Destroy" se tornou um verdadeiro hino do Metallica. Música obrigatória na grande maioria dos shows da banda, como as músicas Iron Maiden, nos shows da banda de Steve Harris; ou "Ace of Spades" nos saudosos shows do Motörhead.
O vídeo é o nono de uma série chamada EXPLICANDO METALLICA, que vai abordar curiosidades sobre todas as músicas e letras já lançadas pela banda.
METAL MUSIKAST no Youtube é um novo canal para os fãs de metal encontrarem muita informação e histórias sobre as principais bandas de várias vertentes do metal.
Você pode ver o vídeo completo no player a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
SP From Hell anuncia sua primeira atração internacional; festival será realizado em abril
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Adrian Smith reconhece que o Iron Maiden teria acabado se Nicko McBrain não saísse
Megadeth divulga "Puppet Parade", mais uma faixa de seu novo (e último) disco
Dave Mustaine admite que seu braço está falhando progressivamente
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
O álbum "exagerado" do Dream Theater que John Petrucci não se arrepende de ter feito
Mike Portnoy se declara feliz por não ter sido convidado a tocar com o Rush
O álbum que o Led Zeppelin não deveria ter lançado, de acordo com Robert Plant
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt


A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
As músicas "das antigas" do Metallica que Lars Ulrich gostaria que o Deep Purple tocasse
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
15 grandes discos lançados em 1996, em lista da Revolver Magazine
A opinião de Marty Friedman sobre comentários de Dave Mustaine a respeito do Metallica
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
Joe Satriani: a diferença entre dar aula pra Steve Vai e Kirk Hammett
Rock: alguns dos discos mais raros (e caros) do mundo


