Rush: Geddy Lee lista e comenta quatro dos baixistas que mais o influenciaram
Por André Garcia
Postado em 03 de junho de 2022
Durante décadas, o Rush impressionou pelo contraste entre seu som grandioso e sua formação diminuta, composta por apenas três músicos. Dotados de um primor técnico, Geddy Lee (baixo e vocal), Neil Peart (bateria) e Alex Lifeson (guitarra) conseguiram escrever seu nome na história do complexo rock progressivo.
No final de 2019, Geddy Lee deu uma entrevista para a Amazon Music falando sobre seu assunto preferido: o baixo. Mais especificamente, o papel do instrumento na música popular.
"Eu sou um cara muito centrado no baixo. É nisso que eu venho pensando nos últimos anos, o papel do baixo na música popular. Meu objetivo com meu livro foi mostrar uma história alternativa da música popular pelo ponto de vista do baixista. Sabe, John Entwistle, Chris Squire... eles estavam tocando o tipo de música que eu queria tocar, então eles influenciaram diretamente o tipo de músico que eu queria ser — queria me tornar."
A seguir, Geddy comentou sobre quatro dos baixistas que mais o influenciaram: Paul McCartney (Beatles), James Jamerson (Motown), Flea (Red Hot Chili Peppers) e Chris Squire (Yes).
Paul McCartney
"As pessoas lembram dos Beatles ela afinação deles, os ótimos vocais e o fato de que eles [fizeram] canções tão populares... Mas, além disso, Paul McCartney foi um baixista bastante influente. Se você ouvir 'Come Together', aquele é um baixo ousado. Se você ouvir 'Taxman', aquilo era heavy metal antes do heavy metal existir."
James Jamerson
"James Jamerson e diversos [baixistas] das músicas do começo da Motown... eles conduziam as músicas! A base, o movimento da linha de baixo conduzia a música com uma melodia alternativa que não interferia com a melodia principal. Eu sempre senti que aquele era o papel do baixista."
"Você tem que dar um jeito de colocar sua melodia, sabe, mas não pode desviar a atenção do cantor (essa é a regra #1, deixar a melodia principal no centro da atenção). Mas isso não quer dizer que você não possa oferecer outras camadas, então, assim que o cantor cala a boca, você aproveita!"
Flea
"Ele é um baixista monstruoso. Flea é um grande baixista contemporâneo, e [embora] suas influências sejam tão conduzidas pelo funk, ainda assim ele pode fazer qualquer coisa. Assim como no baixo de muitas músicas pop, ele oferece um ritmo alternativo para a bateria, uma melodia alternativa, e ele usa tanto as primeiras casas do braço quanto as últimas. Ele sobe e desce, o que é algo que eu sempre amei como baixista. Ele é o exemplo perfeito."
Chris Squire
"Ele era pirotécnico, ele tocava com uma incrível habilidade (ele usava palheta, eu o perdoo por isso). Ele tinha um som que era uma evolução do som de baixo que John Entwistle [do The Who] fazia, como os baixistas do começo dos anos 60: levando seu som para o topo, preenchendo mais o espectro sonoro."
"Quando o Yes surgiu, especialmente na música 'No Oportunity [Necessary, No Experience Needed]', quando você ouve aquela música, você ouve que o trabalho do baixista é tão poderoso... Ele meio que inventou um jeito diferente de tocar baixo para o rock progressivo, sabe? A complexidade de suas melodias é impressionante. A música como 'Roundabout', por exemplo, é um hit single conduzido pelo baixo. Ele foi simplesmente um pioneiro. Um gigante para mim quando eu era um jovem baixista."
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