Rush: Geddy Lee lista e comenta quatro dos baixistas que mais o influenciaram
Por André Garcia
Postado em 03 de junho de 2022
Durante décadas, o Rush impressionou pelo contraste entre seu som grandioso e sua formação diminuta, composta por apenas três músicos. Dotados de um primor técnico, Geddy Lee (baixo e vocal), Neil Peart (bateria) e Alex Lifeson (guitarra) conseguiram escrever seu nome na história do complexo rock progressivo.
Rush - Mais Novidades
No final de 2019, Geddy Lee deu uma entrevista para a Amazon Music falando sobre seu assunto preferido: o baixo. Mais especificamente, o papel do instrumento na música popular.
"Eu sou um cara muito centrado no baixo. É nisso que eu venho pensando nos últimos anos, o papel do baixo na música popular. Meu objetivo com meu livro foi mostrar uma história alternativa da música popular pelo ponto de vista do baixista. Sabe, John Entwistle, Chris Squire... eles estavam tocando o tipo de música que eu queria tocar, então eles influenciaram diretamente o tipo de músico que eu queria ser — queria me tornar."
A seguir, Geddy comentou sobre quatro dos baixistas que mais o influenciaram: Paul McCartney (Beatles), James Jamerson (Motown), Flea (Red Hot Chili Peppers) e Chris Squire (Yes).
Paul McCartney
"As pessoas lembram dos Beatles ela afinação deles, os ótimos vocais e o fato de que eles [fizeram] canções tão populares... Mas, além disso, Paul McCartney foi um baixista bastante influente. Se você ouvir 'Come Together', aquele é um baixo ousado. Se você ouvir 'Taxman', aquilo era heavy metal antes do heavy metal existir."
James Jamerson
"James Jamerson e diversos [baixistas] das músicas do começo da Motown... eles conduziam as músicas! A base, o movimento da linha de baixo conduzia a música com uma melodia alternativa que não interferia com a melodia principal. Eu sempre senti que aquele era o papel do baixista."
"Você tem que dar um jeito de colocar sua melodia, sabe, mas não pode desviar a atenção do cantor (essa é a regra #1, deixar a melodia principal no centro da atenção). Mas isso não quer dizer que você não possa oferecer outras camadas, então, assim que o cantor cala a boca, você aproveita!"
Flea
"Ele é um baixista monstruoso. Flea é um grande baixista contemporâneo, e [embora] suas influências sejam tão conduzidas pelo funk, ainda assim ele pode fazer qualquer coisa. Assim como no baixo de muitas músicas pop, ele oferece um ritmo alternativo para a bateria, uma melodia alternativa, e ele usa tanto as primeiras casas do braço quanto as últimas. Ele sobe e desce, o que é algo que eu sempre amei como baixista. Ele é o exemplo perfeito."
Chris Squire
"Ele era pirotécnico, ele tocava com uma incrível habilidade (ele usava palheta, eu o perdoo por isso). Ele tinha um som que era uma evolução do som de baixo que John Entwistle [do The Who] fazia, como os baixistas do começo dos anos 60: levando seu som para o topo, preenchendo mais o espectro sonoro."
"Quando o Yes surgiu, especialmente na música 'No Oportunity [Necessary, No Experience Needed]', quando você ouve aquela música, você ouve que o trabalho do baixista é tão poderoso... Ele meio que inventou um jeito diferente de tocar baixo para o rock progressivo, sabe? A complexidade de suas melodias é impressionante. A música como 'Roundabout', por exemplo, é um hit single conduzido pelo baixo. Ele foi simplesmente um pioneiro. Um gigante para mim quando eu era um jovem baixista."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
Banda dinamarquesa perde grande parte de seus equipamentos em incêndio
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
A faixa do Iron Maiden que ficou com 5 minutos a mais do que eles imaginaram
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
O clássico absoluto do Black Sabbath que o jovem Steve Harris tinha dificuldade para tocar
O disco de hip-hop que fez a cabeça dos irmãos Cavalera nos anos 80

O baterista que Neil Peart dizia ter influenciado o rock inteiro; "Ele subiu o nível"
Rush anuncia morte da mãe do baterista Neil Peart
15 rockstars que são judeus e você talvez não sabia, segundo a Loudwire
A maior linha de baixo do rock, para Geddy Lee; "tocaria com eles? Nem a pau"
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Rush: em vídeo, dez vezes que Neil Peart foi o maior baterista do planeta
Mike Portnoy e a música do Rush que virou um grande sucesso do Guns N' Roses


