Rush: Geddy Lee lista e comenta quatro dos baixistas que mais o influenciaram
Por André Garcia
Postado em 03 de junho de 2022
Durante décadas, o Rush impressionou pelo contraste entre seu som grandioso e sua formação diminuta, composta por apenas três músicos. Dotados de um primor técnico, Geddy Lee (baixo e vocal), Neil Peart (bateria) e Alex Lifeson (guitarra) conseguiram escrever seu nome na história do complexo rock progressivo.
Rush - Mais Novidades
No final de 2019, Geddy Lee deu uma entrevista para a Amazon Music falando sobre seu assunto preferido: o baixo. Mais especificamente, o papel do instrumento na música popular.
"Eu sou um cara muito centrado no baixo. É nisso que eu venho pensando nos últimos anos, o papel do baixo na música popular. Meu objetivo com meu livro foi mostrar uma história alternativa da música popular pelo ponto de vista do baixista. Sabe, John Entwistle, Chris Squire... eles estavam tocando o tipo de música que eu queria tocar, então eles influenciaram diretamente o tipo de músico que eu queria ser — queria me tornar."
A seguir, Geddy comentou sobre quatro dos baixistas que mais o influenciaram: Paul McCartney (Beatles), James Jamerson (Motown), Flea (Red Hot Chili Peppers) e Chris Squire (Yes).
Paul McCartney
"As pessoas lembram dos Beatles ela afinação deles, os ótimos vocais e o fato de que eles [fizeram] canções tão populares... Mas, além disso, Paul McCartney foi um baixista bastante influente. Se você ouvir 'Come Together', aquele é um baixo ousado. Se você ouvir 'Taxman', aquilo era heavy metal antes do heavy metal existir."
James Jamerson
"James Jamerson e diversos [baixistas] das músicas do começo da Motown... eles conduziam as músicas! A base, o movimento da linha de baixo conduzia a música com uma melodia alternativa que não interferia com a melodia principal. Eu sempre senti que aquele era o papel do baixista."
"Você tem que dar um jeito de colocar sua melodia, sabe, mas não pode desviar a atenção do cantor (essa é a regra #1, deixar a melodia principal no centro da atenção). Mas isso não quer dizer que você não possa oferecer outras camadas, então, assim que o cantor cala a boca, você aproveita!"
Flea
"Ele é um baixista monstruoso. Flea é um grande baixista contemporâneo, e [embora] suas influências sejam tão conduzidas pelo funk, ainda assim ele pode fazer qualquer coisa. Assim como no baixo de muitas músicas pop, ele oferece um ritmo alternativo para a bateria, uma melodia alternativa, e ele usa tanto as primeiras casas do braço quanto as últimas. Ele sobe e desce, o que é algo que eu sempre amei como baixista. Ele é o exemplo perfeito."
Chris Squire
"Ele era pirotécnico, ele tocava com uma incrível habilidade (ele usava palheta, eu o perdoo por isso). Ele tinha um som que era uma evolução do som de baixo que John Entwistle [do The Who] fazia, como os baixistas do começo dos anos 60: levando seu som para o topo, preenchendo mais o espectro sonoro."
"Quando o Yes surgiu, especialmente na música 'No Oportunity [Necessary, No Experience Needed]', quando você ouve aquela música, você ouve que o trabalho do baixista é tão poderoso... Ele meio que inventou um jeito diferente de tocar baixo para o rock progressivo, sabe? A complexidade de suas melodias é impressionante. A música como 'Roundabout', por exemplo, é um hit single conduzido pelo baixo. Ele foi simplesmente um pioneiro. Um gigante para mim quando eu era um jovem baixista."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
Guitarrista do Blind Guardian comemora ao receber seu "CPF"
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Ozzy Osbourne sugeriu gravar último álbum com Zakk Wylde, revela o guitarrista
A maior lenda do rock de todos os tempos, segundo Geezer Butler do Black Sabbath
Marillion anuncia segundo show no Anfiteatro da Pompeia para 2026


A banda mais inovadora para Geddy Lee; "Houve muitos imitadores, mas nada chega perto"
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
Do que Geddy Lee ainda sente falta nas turnês, e como está se preparando para a volta do Rush
O artista que Neil Peart se orgulhava de ter inspirado
Geddy Lee admite que volta do Rush foi "uma decisão difícil"
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
Geddy Lee e a banda cover do Led que só conseguiu tocar uma música; "não dava pra encarar"


