O solo de guitarra gravado por Kirk Hammett que o assombrou por quase 20 anos
Por Mateus Ribeiro
Postado em 13 de julho de 2022
Lançado em julho de 1983, "Kill 'Em All" é o primeiro disco do Metallica. O explosivo álbum de estreia fez o mundo conhecer as músicas furiosas gravadas por James Hetfield (guitarra/vocal), Kirk Hammett (guitarra), Cliff Burton (baixo) e Lars Ulrich (bateria), que na época, eram apenas garotos com muito sangue nos olhos. Uma dessas músicas é "Seek And Destroy", que quase 40 anos depois, é um dos maiores hits do quarteto, além de presença obrigatória em todos os shows.
Metallica - Mais Novidades
Em agosto de 2020, Kirk Hammett e James Hetfield concederam entrevista à revista Guitar World e falaram sobre a composição de "Seek And Destroy" (e outras 15 músicas gravadas pela banda).
Segundo o guitarrista/vocalista, a inspiração para a citada composição veio do Diamond Head, banda que influenciou o Metallica. "A ideia para ‘Seek’ veio de uma música do Diamond Head chamada ‘Dead Reckoning’. Eu trabalhava em uma fábrica de adesivos em Los Angeles e escrevi aquele riff no meu caminhão fora do trabalho. Esta foi a nossa primeira experiência em um estúdio real.
Eu usei uma [guitarra modelo] Flying V branca, que era a única guitarra elétrica que eu tinha naquela época. Ainda tenho a guitarra guardada. A música é baseada em um riff de uma nota que estava [em um tom] um pouco mais alto", disse o frontman.
O solo que assombrou Kirk Hammett
Kirk Hammett havia entrado no Metallica meses antes de "Kill 'Em All" ser gravado. O guitarrista teve que se virar nos 30 para dar conta do recado. "Tive talvez quatro ou cinco dias para fazer todas as minhas músicas. Lembro-me de pensar, 'há 10 ou 12 músicas neste álbum, então isso significa [que vou ter que fazer] duas por dia'. Eu tive que lançar um solo, não pensei muito sobre isso".
O (então) jovem músico mandou ver com o que tinha em mãos e gravou o icônico solo sem "frescuras", como ele mesmo disse. "Eu tinha meu velho e fiel Ibanez Tube Screamer, meu fiel pedal de wah-wah e minha Gibson Flying V preta que usei nos quatro primeiros álbuns. (...) Eu sabia como queria abrir a parte inicial do solo depois do intervalo, então, fiz duas ou três vezes.
E então o produtor disse: ‘Tudo bem! Vamos usá-lo!’. Não havia frescuras, contemplação, excesso de intelectualização - não estávamos repassando os pontos mais delicados", revelou.
No entanto, há alguns detalhes no solo que perseguiram Kirk por um tempo. "Em algumas notas nesse solo, eu toco fora do tom. Por 18 anos, toda vez que ouço aquele solo de guitarra, essas notas ‘azedas’ voltam para me assombrar! Eu lembro que naquela turnê, sempre que chegava a hora de tocar aquele solo de guitarra, eu pensava, ‘Ok, eu vou tocar isso muito melhor do que o jeito que eu gravei!’", complementou.
Kirk gravou o solo pensando em Joe Satriani
Antes de se tornar integrante do Metallica, Kirk era aluno de um talentoso rapaz chamado Joe Satriani, em quem pensou na hora de tocar o solo de "Seek And Destroy". "Eu estava tendo aulas com Joe Satriani seis meses antes de entrar na banda, então, sua influência era muito forte na minha mente e no meu jeito de tocar. Ele passou tantas informações para mim, eu ainda estava processando muita coisa. Quando chegou a hora de fazer o solo, eu estava pensando: ‘Espero que Joe goste disso. Espero que isso não seja algo que ele simplesmente critique, como ele fez no passado’", finalizou.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre esse grande clássico do metal, é hora de curtir um som. Aperte o play e boa diversão.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Tributo a Syd Barrett une Pink Floyd, David Bowie, Violeta de Outono e John Paul Jones
A banda dos anos 2000 que mais orgulhava Geddy Lee por seguir os passos do Rush
Bruce Dickinson diz que prefere gravar novo álbum do Iron Maiden a fazer outra turnê
Baixista se manifesta pela primeira vez sobre retorno do Faith No More
As Cinco Melhores Músicas de Andre Matos - Parte 1
A banda que explodiu nos anos 90 e fez Robert Plant pensar em desistir
Steve Hackett (Genesis) e Steve Rothery (Marillion) anunciam álbum colaborativo
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
Bruce Dickinson pretende se manter ativo depois que parar de cantar
O cantor que lançou uma música com Dave Grohl nos créditos, embora ele diga não ter tocado nela
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
5 clássicos do rock nacional que passam de 7 minutos de duração
O solo que Slash compara a fazer sexo e nunca se cansa de tocar
As 10 melhores músicas que Adrian Smith escreveu para o Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
A primeira banda que fez Phil Collins se apaixonar pelo rock progressivo


A resposta do Metallica aos fãs após mudança misteriosa nas redes sociais
Metallica muda foto do perfil no Facebook e fãs especulam novidades
A música do Metallica que Jesse Leach (Killswitch Engage) adoraria regravar
Jason Newsted diz que Metallica é, na prática, uma dupla de James Hetfield e Lars Ulrich
O cantor que viu o Metallica ao vivo e achou que a banda não iria a lugar nenhum
Como o Metallica contribuiu para a criação de uma das maiores bandas de metal sinfônico
A origem de "Por Quem os Sinos Dobram", que une Raul Seixas e Metallica
Tom Araya diz que Slayer acabaria se expusesse conflitos como o Metallica fez
Classic Rock aponta a melhor música do Metallica nos anos 90 (e a escolha surpreende)
Revista Metal Hammer elege o melhor álbum do metal de todos os tempos
O hit do Sepultura que é resposta de Andreas Kisser para "Sad But True" do Metallica


