Metallica: Lars Ulrich e Kirk Hammett comentam a faixa "(Anesthesia) - Pulling Teeth"
Por André Garcia
Postado em 28 de agosto de 2022
O Metallica surgiu na primeira metade dos anos 80 com uma furiosa mistura do peso do heavy metal, a ferocidade do punk e as reviravoltas musicais do progressivo. Em 1983, com o guitarrista Kirk Hammett e o baixista Cliff Burton na formação, a banda lançou seu debut, "Kill'Em All".
O álbum se destacou com o hit "Seek and Destroy", mas uma faixa que chamava muita atenção foi "(Anesthesia) – Pulling Teeth", composta por um distorcido e elaborado solo de baixo, combinando o peso de Lemmy Kilmister com a sofisticação de Geddy Lee. Muitos ouvintes nem sequer sabiam que era possível que aquele instrumento pudesse fazer tais sons, e duvidavam que aquilo fosse realmente um baixo, mas Cliff calava todas as dúvidas tocando ao vivo.
Em entrevista para a Metal Hammer, Lars Ulrich e Kirk Hammett comentaram sobre a gravação da faixa.
Lars Ulrich: '[(Anesthesia) – Pulling Teeth'] era um solo de baixo disfarçado de música, ao invés de simplesmente chamar ela Solo de Baixo. Foi como o que Geezer Butler fez em 'Black Sabbath' — ele simplesmente colocou um título inteligente, maneiro.
Kirk Hammett: Eu me lembro dele ter gravado aquele solo de baixo separado de todos e de tudo. Ele subiu a escada para um quarto vazio, onde ficou sozinho: apenas ele, o baixo e o amplificador. Eu assisti ele tocando quando estava buscando o som lá em baixo, na sala de controle. Depois de uns 15 ou 20 minutos, ele acertou o som, olhou para mim e disse: "Cai fora daqui cara. Eu vou fazer isso sozinho." Aí então ele deu um trago em um baseado, bebeu uma cerveja e partiu pra lá.
Ao serem questionados sobre a influência que Cliff exerceu sobre a banda, eles responderam:
Lars Ulrich: Cliff veio de uma formação musical diferente. Ele não sabia quem era o Diamond Head, não sabia quem era Tygers Of Pan Tang… Ele ouvia Lynyrd Skynyrd, The Eagles, Yes e Simon & Garfunkel. Eu sabia quem era Simon & Garfunkel, mas nunca ouvia aquilo. Se tocasse, eu tiraria o mais rápido que pudesse. Cliff não realmente fez parte da composição do 'Kill'Em All' — quando ele entrou, as músicas já estavam praticamente como são. A influência e as contribuições dele foram bem mais significativas nas paradas do 'Ride The Lightining'.
Kirk Hammett: Cliff tinha estudado música. Ele estava em um nível musical mais alto que eu. Tinha conceito que eu não entendia, e ele me explicava: escalas relativas, e essas coisas.
Lars Ulrich: Ele entendia coisas como harmonias e arpejos. A gente não sabia nem soletrar aquilo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps