Angus Young, guitarrista do AC/DC, lista três de seus álbuns preferidos
Por André Garcia
Postado em 27 de agosto de 2022
Quando alguém fala em rock pesado setentista, é muito provável que você involuntariamente pense logo no AC/DC. E não é para menos, já que com álbuns como "Let There be Rock" e "Powerage", os irmãos Young ajudaram a moldar o estilo e seguem entre as maiores autoridades do gênero, mesmo com o passar das décadas.
Sempre empunhando uma Gibson SG e vestindo um uniforme colegial, o endiabrado Angus Young se tornou uma das mais icônicas figuras do rock. Mas como nenhum homem é uma ilha, até mesmo o mais influente dos artistas são influenciados por outras pessoas. E as influências do guitarrista solo do AC/DC estão representadas em seus álbuns preferidos.
Conforme publicado pela Rock and Roll Garage, em entrevista para a Guitar Tricks Insider em 2016, o australiano listou três álbuns que considera essenciais.
Hard Again (Muddy Waters)
Muddy Waters, um dos maiores nomes da história do blues, morreu aos 70 anos em 1983. Em 1977 ele lançou "Hard Again", um de seus últimos álbuns, produzido por Johnny Winter, e incluindo clássicos como "Mannish Boy" e "I Can't Be Satisfied".
Em entrevista à Total Guitar em 2020, Angus disse: "Eu nunca fui muito chegado no lado triste do blues. Há muitas grandes músicas tristes, mas eu sempre preferi o lado animado."
Bluesbreakers with Eric Clapton (John Mayall & The Bluesbreakers)
Entre sua saída do Yardbirds e a formação do Cream, Eric Clapton passou pela banda do John Mayall. A parceria durou apenas um único álbum, mas foi um dos mais influentes da década, citado como grande inspiração para nomes como Eddie Van Halen, Brian May e Alex Lifeson.
Em entrevista para Steve Newton em 1982, Angus contou que tanto ele quanto seu inseparável irmão Malcolm foram muito influenciados por aquele trabalho.
The Yarbirds Greatest Hits (Yardbirds)
Uma das primeiras bandas de blues da Inglaterra, é quase tão antiga quanto os Rolling Stones. É muito lembrada por terem passado por ela três dos maiores guitarristas britânicos de todos os tempos: Eric Clapton, Jeff Beck e Jimmy Page. E ainda, ao se desfazer, em 1968, deu origem ao Led Zeppelin.
Em entrevista à revista Guitar em 2021, Angus disse: "Nós [Malcolm e eu] fomos a dois shows [do Yardbirds] juntos, quando eles vieram para a Austrália. Na época, a formação tinha acabado de mudar. Quando nós os assistimos, eles não estavam mais com Jeff Beck, já era Jimmy Page na guitarra. Foi bom porque na época aquele tipo de som, principalmente a guitarra, te atacava."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps