Iron Maiden: Nicko McBrain comenta suas maiores influências
Por André Garcia
Postado em 24 de agosto de 2022
O heavy metal foi em muito influenciado pelas bandas de rock pesado setentista, como Led Zeppelin, Deep Purple e, claro, Black Sabbath. Mas foi durante a década de 80, com o new wave of british heavy metal na Inglaterra e a cena thrash metal nos Estados Unidos, que o metal viveu sua era de ouro.
Uma das bandas que melhor representaram o metal oitentista foi o Iron Maiden, especialmente a partir de 1983, com Bruce Dickinson no vocal e, na bateria, Nicko McBrain. Amplamente reconhecido como um dos bateristas mais influentes do gênero, conforme publicado pela Far Out Magazine, Nicko apontou e comentou os bateristas que mais o influenciaram:
Joe Morello
"Morello era um cara que eu vi fazendo um solo de bateria com Dave Brubeck na televisão. Deve ter sido em 62, meados de 62. Eu tinha 10 anos. Ele estava de óculos escuros, e voava pela bateria. Meu pai estava lá passando roupa, e eu perguntei 'Pai, quem é ele?', e ele respondeu "Esse é Joe Morello. Eu disse 'É isso o que eu quero fazer!', e ele falou "Você nunca vai ser tão bom quanto Joe Morelo". Eu fiquei, tipo: 'Ah, ok…' Eu me acabava de bater nas panelas da minha mãe imaginando que eu era Joe Morello. Ele me inspirou. Foi ele que me fez pegar em um par de baquetas."
Ringo Starr
"Ringo foi meu primeiro herói. Quando eu tinha 12 anos — na verdade, acho que 11 — eu tinha um poster do Ringo no meu quarto: ele olhando para o lado esquerdo de sua bateria, sobre os pratos. Toda noite eu ia dormir pensando: 'Esse é o cara. Esse é o cara que eu quero ser igual.' E ele realmente deu a partida em minha carreira de baterista."
Charlie Watts
"[O falecimento de] Charlie é uma triste perda para o mundo da música, e para toda a fraternidade dos bateristas. Ele influenciará todos os bateristas que estão descobrindo a música através dos [Rolling] Stones. Ele é um baterista de jazz — sua bagagem musical era o jazz. Ele tocava com a pegada tradicional, e tocava ortodoxo também. Simplesmente um maravilhoso, maravilhoso músico."
Keith Moon
"O que eu acredito que realmente me definiu foi 'My generation' com Keith Moon. Eu costumava tocar diretas canções pop, mas quando Mooney surgiu, ele acabou com aquilo. Ele era um cara selvagem atrás da bateria. Eu pensava: 'Isso é a minha cara! É assim que eu quero tocar!'"
John Bonham
"Minhas primeiras influências foram Ringo Starr e Charlie Watts, e depois o grande Keith Moon. Mas quem definiu as fundações do heavy metal, e aperfeiçoou a arte da bateria de rock, foi John Bonham. Aquele som de bateria foi o que realmente me atraiu e guiou. Foi daqui que meu estilo realmente veio — esses quatro caras. A primeira música que realmente me inspirou foi 'Whole Lotta Love', e a quebrada no meio. Aí então ele tocava um motif percussivo na cúpula. Eu nunca tinha ouvido qualquer coisa como aquilo antes na minha vida!"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps