Para Pete Townshend, um show de Jimi Hendrix "era uma experiência cósmica"
Por André Garcia
Postado em 16 de setembro de 2022
Ao longo de suas décadas de existência, o rock passou por diversos momentos que mudaram tudo: como o surgimento dos Beatles, o movimento hippie e a chegada de Jimi Hendrix na Inglaterra. Anônimo nos Estados Unidos, o guitarrista fez uma estreia bombástica em Londres, deixando de boca aberta uma plateia de figurões como Mick Jagger, Paul McCartney e Pete Townshend.
Who - Mais Novidades
Pete Townshend, líder do The Who, já gozava do status de guitarhero quando o americano surgiu e mudou a forma de se tocar guitarra. Conforme publicado pela Far Out Magazine, em entrevista para a Rolling Stone Pete tentou traduzir em palavras a experiência de assistir a um show de Jimi Hendrix.
"Bem… aquilo era uma experiência cósmica. Foi na Blazes, a casa noturna em Londres. Ele foi muito incrível. Para mim só mesmo tendo visto Jimi Hendrix para entender do que aquilo se tratava."
"Ele foi um músico maravilhoso. Não era um grande cantor, mas tinha uma voz bonita — uma voz esfumaçada, muito sensual. Quando você assistia ele ao vivo, ele era como um xamã. É a única palavra que define. Eu não sei se seria o termo correto… Uma luz parecia ser emitida por ele. Quando ele subia ao palco, de repente ele parecia explodir em luzes. Ele era muito gracioso."
Jimi Hendrix Experience e The Who foram rivais no final dos anos 60, em muito por conta da competição entre seus guitarristas. Entretanto, para o vocalista Roger Daltrey, Hendrix copiou elementos da performance de Townshend:
"Jimi era um performer absolutamente fantástico", admitiu ele em 2020 ao podcast How to How. "Mas o que as pessoas não percebem é que muito do espetáculo de Jimi, quando ele começou a meter a guitarra no amplificador, usar microfonia e aquela coisa toda... a maior parte daquilo ele copiou de Townshend. Tanto que quando tocamos no Monterey [Pop Festival] em 67, Pete ficou: 'Pô, esse é todo o meu show!'"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Steve Harris admite que sempre foi "acumulador" de coisas do Maiden, e isso salvou novo livro
Após assassinato do diretor, Spinal Tap suspende último filme
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
A lenda do rock que Axl Rose odeia: "Ele é só um maldito viciado com uma esposa viciada"
Jane's Addiction anuncia que membros fizeram as pazes e comunica fim das atividades

O curioso motivo de por que The Who quebrava instrumentos, segundo Peter Townshend
Em cerimônia com o Príncipe de Gales, Roger Daltrey é condecorado Cavaleiro Celibatário
3 hits de rock que são ótimos mesmo sem solo de guitarra, segundo a American Songwriter
O defeito muito grave dos baixistas de heavy metal na opinião de John Entwistle
A melhor banda ao vivo que Joey Ramone viu na vida; "explodiu minha cabeça"
O dia que Elton John desencorajou Rod Stewart para depois aceitar o mesmo convite
As 5 melhores músicas de Peter Townshend de todos os tempos, segundo o próprio
O vocalista em que Robert Plant teria se inspirado para criar seu visual e atitude no palco
O guitarrista que para Brian May "praticamente inventou" a guitarra do rock


