O motivo pelo qual Kurt Cobain achava a música do The Clash "horrível"
Por André Garcia
Postado em 14 de setembro de 2022
O punk foi concebido no final dos anos 60 nos Estados Unidos, com bandas como Velvet Underground, The Stooges e MC5. Mas ganhou forma mesma em meados da década seguinte, primeiro com o New York Dolls e depois com os Ramones. E foi justamente o Ramones que levou aquele novo som para a Inglaterra, influenciando o surgimento do punk inglês com nomes como Sex Pistols e The Clash.
Aquela primeira geração punk não demorou para implodir, mas seu legado influenciou muito do que surgiu a seguir, como o new wave, post punk, thrash metal e grunge. O líder do Nirvana Kurt Cobain jamais escondeu sua admiração por nomes como Ramones e Sex Pistols, os colocando entre suas maiores inspirações.
Entretanto, conforme publicado pela Far Out Magazine, uma banda daquela cena que Cobain não curtia era o The Clash. Em entrevista para a Melody Maker, ele exaltou a banda de Johnny Rotten e alfinetou: "um milhão de vezes mais importante que o The Clash."
"Como posso explicar? Ahn… Ambos foram as bandas punk originais, mas o The Clash sempre foi uma imitação piorada dos Rolling Stones, apaixonados pelos Estados Unidos. Pelo menos eles levaram suas namoradas [The Slits] com eles na turnê. Mas a música deles era horrível."
"O álbum dos Pistols tem a melhor produção já ouvida em qualquer disco de rock. É totalmente jogada na sua cara, e comprimida. Todo o hype recebido pelo Sex Pistols foi totalmente merecido. Eles mereceram tudo que conquistaram. Johnny Rotten era com quem eu me identificava, ele era o sensível da banda."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps