NWOTHM: Movimento musical ou moda do mercado? (vídeo)
Por Maicon Leite
Fonte: Wargods Press
Postado em 10 de setembro de 2022
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O canal do YouTube Heavy Culture estreou mais uma atração, o Heavy Chat, um fórum de discussão do canal onde serão discutidos assuntos diversos, e em sua estreia trouxe à tona a NWOTHM (New Wave Of Traditional Heavy Metal ou Nova Onda do Metal Tradicional), que desde a segunda metade da década de 2000 vem se popularizando e ganhando cada vez mais força nos últimos anos. Várias bandas ao redor do mundo entraram nessa onda e emulam muito bem o Metal da década de 1980, mas coube ao Heavy Chat questionar: será que a NWOTHM é legítima ou somente mais uma moda do mercado musical?
A NWOTHM é uma cria direta das bandas de Heavy Metal tradicional da década de 1980, sobretudo da safra da NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal), capitaneada pelo Iron Maiden. Já na década de 1990 surgiram dezenas de bandas que beberam das mesmas influências, mas que ficaram conhecidas pela alcunha de "True Metal", como os suecos Hammerfall em seu início, os alemães do Sacred Steel e uma grande leva de bandas de todo o mundo, inclusive o Brasil, que viu nascer bandas como o SteelLord e Brave, com um som agressivo e 100% tradicional. Entretanto, há uma diferença muito grande entre as bandas surgidas nesta época e a NWOTHM, que ganhou força na segunda metade da década de 2000. Bandas como Enforcer (foto), Helvetets Port, Cauldron, Skull Fist, Portrait, In Solitude, White Wizzard, RAM e dezenas de outras são legítimas representantes deste movimento.
Para entender melhor a NWOTHM e buscar respostas ou deixar mais perguntas em aberto, o Heavy Chat contou com a presença de Jay Kay, Arthur Raposo Malheiro, Fabio (Anabolizantes Sonoros/Notas Musicais), Deny (Hexenschuss Collection) e José Antunes (Cultura Metal) para debater o tema, destacando seu surgimento, suas principais bandas, o mercado musical onde estão inseridas, bem como as bandas mais recentes e o seu futuro. A frutífera conversa está disponível no canal do YouTube e no Spotify.
Confira o bate-papo no YouTube.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps