Sexo e Satã: as mensagens subliminares em capas de Rock / Metal

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Willba Dissidente, Fonte: Rock Dissidente
Enviar correções  |  Comentários  | 

Mensagem subliminar é aquilo que está abaixo do limiar da percepção humana. Não é segredo que várias músicas no Rock Pesado possuem mensagens que só podem ser compreendidas, conscientemente, quando o disco de vinil era passado ao contrário. Você sabia também que alguns discos de Rock Pesado têm mensagens, desenhos ocultos em suas capas, que não podem ser percebidos conscientemente?

48 acessosBlack Sabbath: Ward está vendendo mais de 200 peças de equipamento5000 acessosGuitarristas: os 10 maiores de todos os tempos segundo a Time

Do levantamento feito pelo site Rock Dissidente, a totalidade dessas mensagens aborda ou um ou dois dos seguintes temas: sexo e ocultismo. Nessa segunda seara, mais especificamente, referências ao tinhoso. Ambos são assuntos tabus em nossa sociedade e não só; em certa medida são proibidos, ocultos e famigerados. O satã é aquele que a religião e a cultura hegemônica ensinam a temer, mas que sabe-se que pode trazer grandes poderes a um alto custo; ele representa o obscuro que atrai. O sexo é o máximo do prazer que a carne pode obter, mas você não pode falar dele abertamente, ele é regulado pelo parentesco e você será ridicularizado se outros que não transam com você descobrirem o que lhe dá prazer. Tanto este como aquele representam a tentação para o que é errado, mas pode levar a júbilos de regozijo.

Conheça então as bandas que foram seduzidas pelo que é lúgubre e tenebroso e adicionaram obscuras mensagens subconscientes às capas de seus discos. A lista é organizada por ordem cronológica (e alfabética no caso de coincidências).

Antes de começar nossa viagem lembramos e enfatizamos que subliminar é uma mensagem escondida. Portanto, algumas pessoas conseguirão as identificar mais rápido que outras, pois essas missivas se dirigem ao subconsciente dos humanos. Há quem diga que elas nem existem! Reforçamos também que NÃO estamos tratando de mensagens subentendidas; o que é dado a entender, mas não está oculto (como os integrantes do THE WHO terem acabado de urinar na capa do disco "Who's Next"), não entra em nossa listagem.

Pront@ para adentrar o desconhecido?

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR.

01 . THE VELVET UNDERGROUND (1968)
"White Light / White Heat"

Andy Warhol é considerado como um gênio das imagens, sendo o maior protagonista do movimento Pop Art. A sua obra como pintor, empresário e cineasta é amplamente conhecida; assim como as relações que este manteve com algumas bandas de Rock, entre elas o THE VELVET UNDERGROUND. Warhol ajudava a trupe de Lou Reed com dinheiro e ideias. No segundo disco de estúdio do conjunto ele teve a ideia de ocultar na capa a sinistra e tenebrosa tatuagem que o ator Joe Spencer, que protagonizou o filme Biker Boy, de Warhol em 1967, possuía. A imagem desse demônio que, supostamente, começou as mensagens subliminares em álbuns de Rock só pode ser vista contra uma luz branca (brincadeira com o White Light no título). Posteriormente, o LP foi lançado com outras capas, que excluíam a demoníaca aparição. Coincidentemente, após a gravação e lançamento, Warhol se afastou da banda e sua amiga Nico - que entrou por pressão do mecenas - foi expulsa.

02. GRATEFUL DEAD (1969)
"Aomomoxoa"

O terceiro disco da hippie estadunidense GRATEFUL DEAD é considerado por muitos fãs como o último da era experimental do grupo. Originalmente intitulado Hurricane Country, a obra de capa do disco é tão, ou mais, famosa quanto a música que abriga. Repare que o capacete do motociclista representa a cabeça de um pênis e que os ovos que ele segura na mão representam um saco escrotal. Note que uma gosma branca subindo da cabeça fálica, entrando em contato com um sol que representa um óvulo com muitos espermatozoides em volta! Não só! ao lado, vemos um ovário com um bebe dentro e ainda há representações de mulheres nas árvores. Toda essa demonstração do ato reprodutório iniciou as referêcias ao sexo nas capas de disco de Rock.

03 . MOM'S APPLE PIE (1972)
"Mom's Apple Pie"

Uma banda de Hard Rock com dez integrantes, por si só, já chamaria a atenção. Correto? Pois o grupo do vocalista Bob Fiorino ficou mais conhecida pela capa de seu debut, desenhada pelo artista Nick Caruso. Além da "mamãe" que segura a trota estar como um expressão lasciva, repare no detalhe da fatia da torta que foi cortada. Um genitália feminina com um creme branco saindo, lembrando uma ejaculação recente! Após o lançamento, outras duas capas foram feitas substituindo a vulva por uma parede de tijolos e, depois com policiais na olhando nas janelas. Por causa disso, o disco com a arte original é o mais querido entre os colecionadores.

04 . URIAH HEEP (1972)
"Demons and Wizards"

Quarto disco de estúdio da banda britânica cujo nome foi inspirado em uma personagem de Charles Dickens, "Demons and Wizards" foi um marco na vitoriosa carreira do URIAH HEEP. Novamente contando com a arte fantástica de Roger Dean, o álbum que imortalizou hinos do Hard Rock como "The Wizard" e "Easy Livin'" possui uma cachoeira cuja água sai de uma abertura em formato de genitália feminina para uma pedra que estranhamente se parece demais com a cabeça de um pênis masculino. Há quem afirme que todas as pontas de pedras na capa do petrado tenham essa inspiração peniana. Diferente de algumas das capas aqui, essa nunca sofreu alteração posterior.

05 . EMERSON, LAKE AND PALMER (1973)
"Brain Salad Surgery"

O quarto álbum de estúdio da instituição do Rock Progressivo inglês, que na verdade é um supergrupo, contou a impressionante arte do artista surrealista suíço H.R. Giger (mais conhecido pelo seu trabalho no filme Alien - o oitavo passageiro, de 1979). A capa que mostra uma mulher biomecânica, presa numa máquina monocromática de lobotomia, ficou famosa por ser gatefold (dupla) e quando aberta mostrar a mulher alienígena com muitas cicatrizes após a cirurgia. Entretanto note a peculiar sombra branca que existe logo acima o logo do grupo (também criado por Giger). Há uma genitália masculina sugerida em sombras brancas.

06 . BLUE ÖYSTER CULT (1979)
"Mirrors"

O quinteto nova-iorquino BLUE ÖYSTER CULT é conhecido por suas letras de ficção científica, muito cheias de temas do ocultismo e há quem a acuse de ligação com o satanismo na canção 7 Screaming Diz-Busters, do seu segundo disco "Tyranny and Mutation", de 1973. Em 1979, o grupo vinha de uma ascensão de sucessos com a trinca "Agents of Fortune", "Spectres" e "Some Enchanted Evening", que foi abruptamente cortada com o disco Mirrors. O álbum agrada os fãs do conjunto, mas falha em ser mais acessível ao público em geral, faltando "aquele hit" como "Godzilla" ou "Don't Fear The Reaper", mas tudo bem, o B.Ö.C. ainda tinha umas cartas na manga e o sucesso voltaria em breve. A menção do disco nessa lista é esse estranho espermatozoide "dançando" entre as nuvens, logo ao lado do retrovisor. Facilmente identificado na versão em vinil, quando lançado em CD, o disco recebeu linhas amarelas de moldura, tornando menor a ejaculação nos ares.

07 . WHITESNAKE (1979)
"Trouble"

Após o termino do DEEP PURPLE, o vocalista David Coverdale logo tratou de começar sua carreira solo, primeiramente com um disco chamado "White Snake" que logo se tornou o nome da banda com que firmaria seu nome como um grandes cantores do Hard Blues Rock. Os três primeiros discos do novo grupo possuíam a temível cobra branca estampando a capa. Porém, no álbum "Trouble", o segundo, a língua bifurcada da cobra forma uma genitália feminina.

Em ambos os discos, o órgão sexual feminino faz alusão à passagem bíblica de expulsão de Adão e Eva do Paraíso por comer o fruto proibido. No disco "Trouble" a serpente está se originando de um fruto. Já no caso de "Come An´Get It" a cobra branca está dentro de uma maça de vidro (maça é a fruta que o citado casal não poderia comer) e na contra capa essa fruta está estilhaçada; teria sido mordida/comida?

Após o clássico "Read 'n' Willing" e o ao vivo "Live in the Heart of The City", a trupe de Coverdale resolveu estampar seu sétimo registro novamente com a cobra branca... e novamente incluiu um vulva se formando na tramela do animal, e dessa vez ainda de maneira mais acentuada! Depois disso, a cobra só voltou a aparecer num disco de trabalho da discografia no disco "Slide it in", mas desta vez sem conotações sexuais subliminares.

08 . BLACK SABBATH (1981)
"Mob Rules"

Obviamente, não seria fácil para qualquer banda no mundo perder um frontman com o carisma e os contatos de Ozzy Osbourne. Todavia, o grupo de Tony Iommi fez história ao recrutar o ex- RAINBOW Ronnie James Dio como cantor. Compositor, letrista, exímio no domínio da voz e cheio de idéias, o BLACK SABBATH voltou a crescer com "Heaven and Hell" conquistando o emergente movimento Heavy Metal. O disco seguinte seria a prova de fogo do novo velho grupo, e o "Mob Rules" arrasou consolidando ainda mais o quarteto de Hard Rock pesado e obscuro. Ainda assim, especulá-se que o grupo sentisse saudade de seu antigo cantor, ou por que sugerir o nome dele nas manjas de sangue no chão? O que, entretanto garantiu a entrada dos ingleses em nossa lista foi o demônio escondido no pano imundo de sujeira e sangue no centro da capa do LP.

Em sua auto-biografia, o guitarrista classificou como baboseira qualquer indício de mensagem subliminar na capa do disco, que é uma adaptação da pintura "Dream One - Crucifiers", datada de 1971, do artista Greg Hildebrant, famoso por seus trabalhos nas cearas da ficção científica e da fantasia (Senhor dos Anéis). Analisando o desenho original, realmente já parece que está escrito OZZY no chão. Como então explicar o demônio? Essa não é a única relação de DIO com o oculto.

09. DIO (1983)
"Holy Diver"

Sair de uma das principais bandas de Rock Pesado, talvez a maior no momento, seria um baque para acabar com a carreira de qualquer artista. Teria então o ex baixista e vocalista do ELF feito um pacto com o tinhoso para se manter como uma das maiores vozes de toda história do Rock? O fato é que se você inverter o logo de TODOS os disco que o baixinho lançou solo, exceto o "Dream Evil", de 1987, poderá ver facilmente duas palavras de carga inegavelmente negativa. Acompanhe na imagem abaixo. Não é difícil ler DEVIL, ou DIABO, grafado subliminarmente no logo. Há quem afirme, todavia, que a palavra do logo invertido é DIE, ou MORTE, algo tão danoso e maléfico. Como isso foi notado ainda nos anos oitenta, o músico já se explicou várias vezes sobre o caso, sempre o classificando como "mera coincidência".

Intencional, ou não, para efeitos de classificação, a banda DIO é o conjunto com mais mensagens subliminares na estória, pois foram 20 (!!!) discos, entre trabalhos de estúdio, coletâneas e ao vivos, a utilizarem o logo duvidoso.

10. WARRANT (1989)
"Dirty, Rotten, Filthy, Stinking, Rich"

Não confundir com a banda alemã de Heavy / Speed Metal. Estamos aqui tratando do famoso WARRANT do saudoso Jani Lane, que antes do clássico "Cherry Pie" estreou muito bem com disco D.R.F.S.R. A capa deste bem sucedido álbum satirizava um empresário do Mercado Musical de Hollywood, interessado em sugar o lucro da vitalidade dos músicos que tivessem o desprazer de assinar contrato com ele. O que pouca gente percebeu até então é que a capa que embala os sucessos "Heaven", "Down Boys" e outros possui três imagens escondidas. A primeira delas, e mais descarada, é uma genitália masculina na bochecha direita da figura. As outras duas são encontradas mais facilmente se virando o LP ao contrário. Logo abaixo do olho direito, vemos claramente a representação de um pássaro. De acordo com o Tarô de Marselha essas aves são especiais, pois atuam como mensageiros entre esse e outro planos, muitas vezes coexistindo em ambos. Já foi afirmado que se trataria de um corvo, e não de um pássaro qualquer, que é uma ave habitualmente associada à morte, azar e solidão.

Encerrando as mensagens, dentro da orelha, logo abaixo do brinco está representada uma mulher nua!

11. MOTÖRHEAD (1995)
"Sacrifice"

Desde que foi expulso do HAWKWIND por conta de problemas com drogas que Lemmy Kilmister tomou o nome de uma música que ele escreveu para sua antiga banda como nome do grupo que o levaria à grande fama. Com fama de durão e duro na queda, o vocalista/baixista carrega também a reputação de já ter tido relação sexual com mais de mil mulheres. Talvez, ele estivesse tão fissurado em sexo em meados dos anos 90 que resolveu alterar o clássico mascote da banda, o Snnagletooth, adicionando uma língua para o mesmo. Essa, todavia, foi desenhada no formato fálico de um pênis, com uma vagina atrás dele!

Encerramos aqui nossa viagem pelo mundo escondido da capa dos discos de Rock / Metal. É possível que alguns leitores discordem de nossos apontamentos. Não há algo de maléfico ou contraproducente nisso, pois no mundo do Rock Pesado consensos são tão difíceis de identificar quanto mensagens intencionalmente ocultadas. Caso tenha sentido falta de algum disco, não guarde essa recomendação para seu lado mais negro e a comente abaixo!

NOTA DO AUTOR: Willba Dissidente agradece gentilmente a Gleice Oliveira e João Paulo, ambos da capital do Maranhão, pela ajuda.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Ozzy OsbourneOzzy Osbourne
Encontrada gravação feita antes do Black Sabbath?

48 acessosBlack Sabbath: Ward está vendendo mais de 200 peças de equipamento0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Black Sabbath"

Tony IommiTony Iommi
"Foi uma honra poder tocar junto com Jon Lord"

Heavy MetalHeavy Metal
Discos que são obras-primas pouco lembradas - Parte 1

Os poderosos chefõesOs poderosos chefões
Roberto Justus que se cuide

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Satanismo e Ocultismo"0 acessosTodas as matérias sobre "Sexo"0 acessosTodas as matérias sobre "Velvet Underground"0 acessosTodas as matérias sobre "Grateful Dead"0 acessosTodas as matérias sobre "Uriah Heep"0 acessosTodas as matérias sobre "Emerson Lake And Palmer"0 acessosTodas as matérias sobre "Blue Oyster Cult"0 acessosTodas as matérias sobre "Whitesnake"0 acessosTodas as matérias sobre "Warrant"0 acessosTodas as matérias sobre "Black Sabbath"0 acessosTodas as matérias sobre "Dio"

GuitarristasGuitarristas
Time Magazine elege os 10 maiores de todos os tempos

TraduçõesTraduções
Letras de rock relacionadas a ocultismo e satanismo

CretinCretin
Transexual rompe barreiras no metal extremo

5000 acessosLemmy: "Radiohead e Coldplay são bandas sub-emo"5000 acessosRaul Seixas: 10 importantes obras do Maluco Beleza5000 acessosFolk Metal e Música Celta5000 acessosDo além: assombração dá as caras em foto de filha de rockstar2892 acessosHow Old Am I: app tenta desvendar idade dos rockstars5000 acessosGuns N' Roses: Como Slash explica a separação em sua biografia?

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 02 de fevereiro de 2015
Post de 05 de fevereiro de 2015
Post de 23 de fevereiro de 2015
Post de 21 de outubro de 2016

Sobre Willba Dissidente

Willba Dissidente é fã das bandas de hard rock dos anos 70 e 80 e de metal oitentista dos mais variados países. Quem quiser saber mais deve acessar seu canal no youtube. Obrigado! Stay Hard (True As Steel)!

Mais matérias de Willba Dissidente no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online