Guitarrista Midge Ure relembra sua passagem pelo Thin Lizzy
Por André Garcia
Postado em 28 de outubro de 2022
O Thin Lizzy foi formado na Irlanda no final da década de 60, fazendo um som mais puxado para o folk rock. A formação original era composta por Phil Lynott (baixo e vocal), Brian Downey (bateria) e Eric Bell (guitarra). Em 1974, com Eric dando lugar à dupla Brian Robertson e Scott Gorham, a banda deu uma guinada para um hardão setentista da melhor qualidade.
A partir de 1978, com a saída de Robertson, o posto de segundo guitarrista teve uma alta rotatividade. Dessa forma, passou pelo Thin Lizzy nomes como Gary Moore (o guitar hero irlandês), Snowy White (que teve passagem pelo Pink Floyd como músico contratado) e Midge Ure (do Ultravox). Em entrevista para a Classic Rock, esse último falou sobre seu período na banda, mas antes contou como conheceu seu frontman.
"Eu conheci Phil Lynott em Glasgow por volta de 1975. Eu estava tocando com uma banda chamada Silk na época. Eu estava dirigindo a nossa van quando vi Phil sozinho na rua, de bobeira, então parei a van e me apresentei a ele."
"Ele estava fumando e procurando alguma coisa para comer, então eu o chamei para ir na casa dos meus pais. Minha mãe fez ovos e chips, enquanto conversávamos sobre música. Eu assisti à formação original do Thin Lizzy com Eric Bell quando tinha uns 16 anos, e eles eram fantásticos. Phil era tão legal com aquelas canções, aquelas letras, e o magnetismo de sua presença, seu poder."
"Em julho de 1979, eu estava trabalhando no primeiro disco do Ultravox quando recebi um telefonema me pedindo para ir aos Estados Unidos ajudar o Thin Lizzy a terminar a turnê com o Journey, depois de Gary Moore cair fora. Aquele era o conto dos excessos do rock do final dos anos 70. Aquilo era tão ridículo, louco e incrível quanto eu imaginava que uma turnê daquela proporção deveria ser."
"'The Boys Are Back In Town" foi um hit enorme por lá, então o [Thin] Lizzy teve uma grande recepção por onde passou. E Phil me carregava em sua aba, como um irmão mais novo. Posteriormente, soube por Scott [Gorham] que ele tinha convencido a banda de que eu sabia todas as músicas (e eu não sabia nada). Mas trabalhei duro para dar conta. Se foi divertido? Ô se foi!"
"Quando voltamos de Londres, o Lizzy recrutou temporariamente Dave Flett [do Manfred Mann’s Earth Band] como guitarrista para os shows pela Irlanda e no Japão, mas Phil me pediu para ficar com eles para tocar teclado. E creio que como precaução para o caso de Dave não dar conta do recado."
"Philip era um pouquinho maria-vai-com-as-outras, ele não queria ficar de fora das tendências, então pensei que ele fosse incorporar o teclado ao som do Thin Lizzy — o que ele jamais fez. Ninguém conseguia ouvir meu teclado, mas eu fiquei feliz de ir ao Japão a convite deles.
"O Japão foi um experiência incrível. Minha primeira recordação foi a expressão de espanto na cara de Phil quando mal chegamos no hotel e todas as garotas estavam gritando: 'Midgeee!!!' [A banda] The Rich Kids nunca tocou no Japão, mas éramos grandes nas revistas de pin-ups, porque éramos bonitinhos. Por isso as garotas me reconheceram. Phil ficou incrédulo com aquilo!"
Midge Ure tocou com o Thin Lizzy de 1979 a 80 apenas como músico de apoio na estrada, e não chegou a participar de álbuns de estúdio. Já do Ultravox, ele fez parte de 1979 a 87, com uma segunda passagem que durou de 2008 a 2013.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps