Rob Halford exalta Ronnie James Dio como "deus do rock"
Por André Garcia
Postado em 25 de outubro de 2022
Rob Halford, o eterno frontman do Judas Priest, no começo dos anos 80 recebeu a alcunha de Metal God pelos fãs. Entretanto, como nenhum homem é uma ilha, até o mais influente dos artistas foi em algum ponto influenciado por alguém. Por isso, conforme publicado pela Rock and Roll Garage, em 2020 ele exaltou como "deus do rock" outro lendário vocalista do heavy metal: Ronnie James Dio.
"Cada vocalista tem uma história sobre algum outro vocalista que o serviu de inspiração", disse em 2020 para Johnny Walker, da BBC Radio. "Uma de minhas maiores inspirações — e é até hoje uma inspiração em minha vida — como vocalista de metal é Ronnie James Dio."
"Não lembro exatamente quando ouvi [pela primeira vez] a voz de Ronnie, mas eu sei que a primeira vez que ouvi, senti algo como um choque elétrico, um raio. A voz dele tinha tanto poder, tanta personalidade, tanta energia… tanto tudo que faz um grande cantor."
"Desde aquele momento, eu fui um enorme fã de Ronnie James Dio, e acompanhei sua carreira desde que ele ficou conhecido no mundo no rock n roll. As grandes coisas que ele fez com o ELF, depois com o Rainbow, claro, Black Sabbath e Heaven & Hell. Que legado Ronnie nos deixou! Era tudo a voz."
"Até hoje, eu sempre boto pra tocar algo do Ronnie no talo antes de entrar no palco, porque ele me encoraja. Ele me traz a essência de como deve ser uma grande performance de canto. Eu adoro ouvir aquele cara. Não apenas sua voz, claro, mas também o grande trabalho que ele fazia ajudando outras pessoas. Se teve alguém que foi o deus do rock, para mim sempre será Ronnie James Dio."
O Judas Priest foi formado em Birmingham no final dos anos 60, assim como o Black Sabbath. Com a entrada de Rob Halford, ao longo da década de 70 foi gradualmente conquistando uma fiel base de fãs e encabeçando a new wave of british heavy metal. Ao fazer sucesso com "British Steel" (1980), abriu a porta para outras, como Iron Maiden. A partir dali, músicas como "You've Got Another Thing Comin'" e "Painkiller" acabaram de consolidar a banda como uma verdadeira instituição musical.
Em 1992, quando o Black Sabbath aceitou abrir show para Ozzy, Dio se recusou a fazer parte. O escolhido como substituto para aquelas apresentações foi justamente Rob Halford.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps