Sammy Hagar revela que não encontra Alex Van Halen desde 2004
Por André Garcia
Postado em 22 de outubro de 2022
O Van Halen surgiu com seu álbum de estreia em 1978, autointitulado, fazendo um sucesso imediato pelo carisma do vocalista Dave Lee Roth e as pirotécnicas habilidades no guitarrista Eddie Van Halen — que mudou para sempre a forma de se tocar guitarra. Em 1984, eles chegaram ao auge do sucesso com '"1984", mas aquilo não foi suficiente para impedir a saída do egocêntrico Roth.
A história de Sammy Hagar com a banda começou em 1985, quando ele encarou a missão impossível de substituir um dos maiores frontmen do rock. Ao invés de tentar copiar seu antecessor, ele explorou outras sonoridades e temáticas, tornando o som menos festivo e mais maduro, muitas vezes dando ao teclado o destaque sobre a guitarra.
Parte dos fãs torceram o nariz para essa nova fase da banda, a chamando "Van Hagar", mas o fato é que ela produziu álbuns como "5051" e "For Unlawful Carnal Knoledge", que a mantiveram entre as maiores do mundo. No entanto, em 1996 Sammy foi demitido por conta das crescentes tensões com Eddie Van Halen e o então empresário do grupo.
Uma reunião entre eles aconteceu em 2004, e alimentou nos fãs a esperança de que aquilo pudesse levar a banda de volta aos trilhos. Afinal de contas, os anos anteriores foram marcados por uma tentativa de retorno frustrada com Dave Lee Roth, o fiasco "Van Halen III" (1998), e longos períodos de inatividade.
A realidade passou longe da expectativa, e o que se viu foi Sammy e Eddie em guerra, incapazes de trazer de volta a química e a qualidade musical de outrora. Conforme publicado pela Rock and Roll Garage, o catastrófico fim da reunião de 2004 foi a última vez que Sammy Hagar encontrou o baterista Alex Van Halen:
"No final da turnê — nós terminamos em Albuquerque —, Eddie saiu totalmente dos trilhos", contou o Red Rocker à Rolling Stone. "[O empresário] Irving Azoff me agarrou no final do show e disse: 'Entra no carro e some daqui! Era para a gente ter pego o mesmo avião. Tínhamos um avião e estávamos indo para casa. Aí ele viu o que rolou mais cedo e me fretou outro voo separado com minha esposa e meu tour manager."
"Quando eu estava saindo do palco, alguém me agarrou e disse: 'Se adianta! Cai fora daqui logo, p*rra! Anda!' Bem, ele [Alex] sabia que ia rolar porrada porque Ed estava agressivo demais naquele último show, e eu queria quebrar a cara dele. Então Alex veio para cima de mim me afastando e, ao mesmo tempo, me dando um abraço e dizendo: "Eu te amo, cara! Obrigado por tudo. Se cuida e faça uma boa viagem."
"E aquela foi a última vez [que nos vimos]. Acho que chegamos a nos falar pelo telefone umas vezes… mas eu não sei qual foi a do Al. Não sei se ele fez vista grossa ou algo assim."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps