Jeff Beck relembra como surgiram as primeiras distorções nos anos 60
Por André Garcia
Postado em 13 de outubro de 2022
Ao lado de Eric Clapton, Jeff Beck foi um dos mais proeminentes guitarristas britânicos em meados da década de 60. Até hoje na ativa, ele é amplamente considerado um dos maiores de todos os tempos. Após ficar famoso como membro do Yardbirds (onde brevemente tocou com Jimmy Page), ele foi um percussor do heavy metal com o álbum "Truth", que apresentava um blues pesado antes do surgimento do Led Zeppelin, quando aquilo era algo sem precedentes.
Antes da existência de pedais de efeitos, os guitarristas precisavam propositalmente danificar os alto-falantes de seus amplificadores para obter a distorção. E Jeff Beck, como um dos primeiros a fazer uso de tal técnica, é uma das melhores pessoas para falar sobre o assunto. E, conforme publicado pela Far Out Magazine, ele já o fez:
"Nós tocávamos em lugares maiores por volta de 64, 65, e os amplificadores eram insuficientes, então aumentávamos o volume e descobríamos que rolava uma distorção. Pete Townshend percebeu isso, descobriu isso, e usou em 'My Generation', e seguiu usando porque era controlável. Dava para tocar músicas usando aquilo."
Jeff Beck começou a usar distorção quando ainda tocava nos Yardbirds, e contou que a plateia ficava boquiaberta com aquilo. Ele relembrou que certa vez, após tocar no Staines Town Hall, um fã o disse: "Sabia aquele barulho engraçado que não era para estar acontecendo? Eu manteria aquilo se fosse você." E a resposta do guitarrista foi curta e grossa: "Aquilo é proposital, meu amigo. Cai fora."
Embora The Who e Rolling Stones sejam amplamente considerados pioneiros da distorção com "My Generation" e "(I Can't Get No) Satisfaction" (ambas de 1965), em 64 o The Kinks já havia usado com "You Really Got Me"; em 58 Link Wray já havia usado com "Rumble"; em 54 Johnny "Guitar" Watson já havia usado com "Space Guitar"; e por aí vai…
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps