Coletivo Preto no Metal incentiva participação de negros no cenário musical do RS
Por Gustavo Maiato
Postado em 22 de novembro de 2022
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O coletivo "Preto no Metal", criado em 2019, está incentivando a participação de negros no cenário musical do Rio Grande do Sul. Com mais de 17 mil seguidores nas redes sociais, o movimento é formado por quatro colaboradores: Deisnatiel Silva e Indy Lopes, de Porto Alegre, Helena Meireles, de Belo Horizonte e Jonathas Ribeiro, de São Paulo.
Conforme destacou o G1, a ideia é valorizar o trabalho de bandas, artistas e a cultura negra diante da sociedade.
"No Rio Grande do Sul e em outros estados, a cena metal e rock é uma cena que tem poucas pessoas negras inseridas, sendo como músicos, sendo como pessoas que vão consumir esse material. Isso é uma coisa muito importante porque umas das causas desse medo de frequentar a cena ou de se tornar um músico, são por causa das oportunidades, por medo do racismo ou não se ver mais pessoas pretas no meio", contou Deisnatiel.
Já Helena Meireles comentou sobre a necessidade de representatividade feminina na cena do metal. "Eu aqui em Minas, o Joe em São Paulo, Deise e Indy em Porto Alegre. Cada um fala sobre as cenas de cada um dos locais. As questões raciais variam bastante e a gente percebe isso tanto na cena, quanto no nosso cotidiano. Vira uma troca de experiência muito interessante", concluiu.
Confira o Instagram da página "Pretos no Metal" aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps