Rory Gallagher fez Gary Moore acreditar que podia viver da carreira de guitarrista
Por André Garcia
Postado em 11 de novembro de 2022
Eu ousaria dizer que a trinca de maiores guitar heroes da Irlanda é composta por Rory Gallagher, Gary Moore e The Edge — o primeiro pelo Taste e carreira solo; o segundo pelo Thin Lizzy e carreira solo; o terceiro pelo U2.
Ao longo de sua carreira, Moore jamais escondeu sua admiração por Gallagher, a quem reverenciava não só como uma de suas maiores influências, como também um dos motivos de ter seguido a carreira musical.
"Uma das coisas que foram cruciais para mim, que eu aprendi com [Rory] Gallagher", disse ele em trecho de entrevista disponível no YouTube, "foi a ideia de viver como guitarrista e viver disso — ver a coisa como uma vocação, e a coisa mais importante de sua vida. Rory Gallagher sempre seguiu seu próprio caminho. Constantemente fazendo turnês e dando as costas para as chances de sucesso comercial em busca de sua música. Espero ouvir elementos de folk, jazz e R&B no que ele fez, mas, acima de tudo, blues."
Confira abaixo Rory Gallagher e o Taste tocando "What's Going On" no lendário Isle of Wight Festival.
Gary Moore
Iniciou sua carreira no finalzinho dos anos 60, no começo da década seguinte tocando com Phil Lynott no Skid Row (sem relação com Sebastian Bach e companhia). Moore teve três passagens pelo Thin Lizzy: em 1974, 77 e de 78 a 79 — essa última rendeu a gravação do álbum "Black Rose: A Rock Legend" (1979). Tanto por seu trabalho no Thin Lizzy quanto como artista solo, se consagrou no blues e no rock pesado.
Na década de 80, se sentindo criativamente limitado por aquilo, decidiu se afastar de sua imagem flertando com outros estilos musicais. Além de baladas, ele flertou com gêneros como jazz e até mesmo música celta. Seu auge de popularidade foi justamente seu retorno às raízes de blues elétrico em 1990 com "Still Got The Blues", cuja faixa-titulo é seu maior hit.
Gary Moore lançou 17 álbuns entre 1978 e 2008. Em 6 de fevereiro de 2001, aos 58 anos, ele morreu de um repentino ataque cardíaco enquanto dormia. De acordo com o jornalista musical Mick Wall, ele havia desenvolvido um problema com bebida em seus últimos anos de vida.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps